Publicidade
Página Inicial

Agentes Comunitários de Imperatriz recebem capacitação sobre o Setembro Amarelo

12/09/2019 às 19:52 em Geral

“Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha.

Saúde mental e demais profissionais da Secretaria da Saúde e outros órgãos da administração municipal promovem ações educativas. (Foto: Divulgação)

Ainda em alusão ao Setembro Amarelo, a Prefeitura por meio da rede municipal de saúde mental, realizou na quarta-feira,11, capacitação voltada para os agentes comunitários, na Universidade Federal do Maranhão, UFMA. Iniciativa visa reforçar e discutir sobre prevenção ao suicídio.

Com cerca de 120 profissionais, o evento teve como objetivo capacitar e oferecer aos agentes de saúde, um conhecimento mais especifico sobre cuidados com a saúde mental, além de abordar alguns transtornos que podem ocorrer em qualquer pessoa.

Para o agente de saúde Paulo Gaspar, que trabalha há 16 anos na profissão, esse tema ainda é muito desconhecido pela classe. “As informações que recebemos veio para somar. Muitas vezes não sabemos como agir diante de algumas situações, e nós da rede de saúde trabalhamos diretamente com todo tipo de gente. Então entender melhor sobre esses temas relacionados à mente, vai nos possibilitar ter mais empatia pelo próximo, além de contribuir para um atendimento mais humanizado”, explica.

De acordo com a coordenadora da saúde mental do município, Katia Carvalho, evento faz parte de um cronograma de ações que vem ocorrendo desde o inicio do mês. Atividades pretendem sensibilizar e aprofundar reflexões sobre prevenção ao suicídio.

“São estes os profissionais que têm contato direto com a comunidade. Dessa forma, é importante que eles estejam preparados, para quando tiverem contato com pessoas que estão enfrentando algum tipo de sofrimento levem ao suicídio, eles possam agir de forma humanizada e correta”, afirma.

Katia ainda destacou a importância de abordar o assunto com este público. “Os agentes de saúde são profissionais de extrema importância neste processo, pois estão em contato com muita gente que pode estar vivenciando algum sofrimento psíquico. Assim, são importantes aliados na detecção destes casos”. 

Vale ressaltar que durante todo o mês, a equipe de saúde mental e demais profissionais da Secretaria da Saúde e outros órgãos da administração municipal estarão promovendo palestras e diversas ações de prevenção do suicídio.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


2 + = 6