Publicidade
Página Inicial

“Antes de julgar, é preciso conhecer” é o tema da semana de valorização da magistratura

27/08/2013 às 10:55 em Justiça

Rei dos Bastidores

Dr. Angelo

Dr. Ângelo Antonio (juiz de direito)

Açailandia – Na manhã desta segunda-feira (26), o juiz de direito e diretor do fórum de Açailandia, Dr. Ângelo Antônio Alencar dos Santos, segundo vice-presidenta da associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), convocou a imprensa de Açailândia para da inicio a um trabalho de interação entre a magistratura e a sociedade.

Na oportunidade, o Juiz distribuiu copia de um vídeo institucional, além de explicar as principais demandas defendidas pela à AMMA.

“Antes de julgar, é preciso conhecer”. É com este slogan que a Associação dos Magistrados pretende mostrar à sociedade o que é a vida de um magistrado, a rotina na unidade judicial e no núcleo familiar.

Este cotidiano esteve amostra em vídeo no dia 26 de agosto, data em que a Associação dos Magistrados deu início à Semana de Valorização da Magistratura. O vídeo estará disponível  em todos os meios de comunicação da AMMA (site, facebook, twitter, canal Youtube) e também em alguns veículos de comunicação externa.

No dia 30 de agosto, a Semana de Valorização será encerrada com um ato público no Fórum de São Luís em prol das eleições diretas para os Tribunais, ocasião em que será feita à apresentação do vídeo em telão montado no evento.

Com aproximadamente oito minutos de duração, o vídeo traz como protagonistas de sua própria história dois magistrados do Maranhão, sendo um juiz da capital e uma juíza do interior do estado. Ambos foram acompanhados durante vários dias por uma equipe de produção em rotina diária comum a qualquer pessoa.

O juiz Aureliano Ferreira, que coordenará a Semana de Valorização da Magistratura, explicou que a atividade judicante obriga o magistrado a permanecer durante a maior parte do seu dia nos gabinetes e salas de audiência, trabalhando com servidores, advogados e partes.

Segundo ele, tal circunstância cria um distanciamento da comunidade que, embora justificável,  termina por não permitir que o magistrado apresente no que consiste o seu trabalho.

Ele esclareceu que ao perceber este distanciamento, a atual diretoria da AMMA planejou a elaboração do vídeo que será apresentado durante a Semana de Valorização, com o objetivo de aproximar um pouco mais o magistrado do jurisdicionado, declarando também a sua importância, enquanto agente político, para o efetivo respeito aos direitos fundamentais.

“Queremos mostrar para a comunidade a atuação do magistrado e as dificuldades que enfrenta na luta diária para a concretização da justiça”, declarou Aureliano Ferreira, que também é diretor de Prerrogativas da Associação dos Magistrados.

Para uma prévia do vídeo produzido pela AMMA, veja o teaser publicado na página do Facebook da Associação.

A SEMANA

No período de  26 a 29 de agosto, quando estará acontecendo a Semana de Valorização, serão ministradas por juízes maranhenses uma série de palestras nas Faculdades de Direito de São Luís, com a participação de estudantes e professores. Será apresentado aos futuros magistrados o que significa exercer esse cargo e qual sua importância para a sociedade.

O dia 30 de agosto será reservado ao ato público ‘Diretas, Já nos Tribunais’, no Fórum do Calhau, em São Luís, a partir das 10h30.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − 4 =