Publicidade
Página Inicial

Pref. de Imperatriz realiza Blitz educativa e chama atenção para prevenção ao suicídio e valorização da vida

10/09/2019 às 19:34 em Geral

Centenas de pessoas participam da ação no Centro de Imperatriz

Servidores da rede de saúde mental do município realizaram panfletagem para prevenção ao suicídio (Foto: Edmara Silva)

Para comemorar o Dia D da prevenção ao suicídio, os servidores da Prefeitura de Imperatriz realizaram blitz educativa para chamar atenção sobre os cuidados com a saúde mental. O ato ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro da cidade. Rua lotada com pessoas vestidas de amarelo, quem passava recebia laços, panfletos e cartazes, com o objetivo de chamar atenção de quem passava pela região.

A proposta da iniciativa foi chamar atenção das pessoas para a prevenção do suicídio e valorização da vida. A escolha do local também foi estratégica pois a Avenida Dorgival é uma das movimentadas de Imperatriz. São centenas de pessoas que passam por lá diariamente, o que possibilita impactar o maior número de cidadãos para disseminar a importância dos cuidados com a saúde mental. Os aprendizes do Centro de Integração Escola-Empresa, Ciee, também participaram com os demais servidores da saúde.

O secretário de saúde, Alair Firmiano, esteve panfletando e conversando com quem passava pela blitz. “Hoje é o Dia D de prevenção ao suicídio. Nós temos campanha durante todo o ano para prevenir o suicídio. E no Setembro Amarelo nós intensificamos as ações, nas ruas, escolas, faculdades, rodas de conversa, e com panfletagem no sentido de informar as pessoas que não conhecem os sinais e sintomas”, afirma.

Alair também reforça os locais de atendimento disponibilizados pela Prefeitura. “Todas as pessoas que sentirem necessidade, podem procurar os Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, ou alguma Unidade Básica de Saúde, UBS, que será atendido e encaminhado”. A proposta da rede de saúde mental é contribuir com a redução do número de suicídio na cidade.

“O objetivo hoje maior é sensibilizar a população para o combate ao suicídio. A maioria dos casos de suicídio podem ser evitados, papel dos profissionais de saúde e de toda a sociedade. Como? Informando, sem preconceito, conversando e acompanhando para o tratamento”, conclui Kátia Carvalho, coordenadora da rede de saúde mental do município.

O coordenador administrativo da rede de saúde mental, Patrício da Silva, participou da atividade e estava contente com a realização da blitz. “As pessoas que estão aqui hoje ajudando, escolheram participar. A gente tenta sensibilizar toda a sociedade para que possam escolher abraçar essa causa, e trabalhar em prol da promoção da saúde”.

Sobre o CAPS

A rede de saúde mental conta com o CAPS AD e III, no Complexo de Saúde no bairro Parque Anhanguera; CAPS Infantil, na rua Itamar Guará, bairro Três Poderes; e o Ambulatório de Saúde Mental, localizado na rua Amazonas, Centro. Além das UBS’s espalhadas por todos os bairros da cidade.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


7 + 8 =