Publicidade
Página Inicial

Caminhada “Acreditamos na Vida” em combate ao suicídio movimentou ruas de Açailândia nesta terça-feira

17/09/2019 às 20:40 em Geral

A Caminhada que teve como tema: “Acreditamos na Vida”, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional pelo mês de prevenção e combate ao suicídio movimentou as principais ruas do centro de Açailândia na manhã desta terça-feira,17.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde acompanhada por advogados e juízes do Poder Judiciário vereadores, profissionais da Assistência Social, Educação e demais autoridades de Açailândia participaram da caminhada fortalecendo ainda mais a campanha de conscientização e combate ao suicídio.

Com a participação especial dos alunos da rede municipal e estadual o movimento teve concentração na Praça do Pioneiro, local onde aconteceu o pronunciamento das autoridades sobre a temática, bem como a participação de alunos com músicas e a presença de milhares de pessoas que aderiram à campanha.

Com cartazes, faixas e balões amarelos, uma multidão saiu em caminhada, passando pelas ruas: Fortaleza, Bonaire, Dorgival Pinheiro, Rio Grande, Tácito de Caldas, Duque de Caxias e encerramento na Praça do Pioneiro.

Antes do público se dispersar, a Dra. Clésia Pereira Monteiro, Juíza Titular da 2ª. Vara da Família de Açailândia, se pronunciou fazendo os agradecimentos aos órgãos presentes no evento, a exemplo do Poder Judiciário que teve a iniciativa da realização do evento em parceria com a prefeitura, através das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, bem como a equipe do DMT-Departamento Municipal de Trânsito, que controlou o tráfego de veículos durante a caminhada e também aos alunos das escolas de Açailândia que contribuíram para o sucesso da caminhada.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e durante todo esse mês, estão sendo realizadas campanhas nas unidades de saúde e escolas com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.

“Nesta caminhada em prol da vida, estamos em parceria com o Poder Judiciário. Neste evento convocamos todos os alunos adolescentes porque eles assimilam melhor e podem ser grandes multiplicadores de opinião com relação ao temática de conscientização e combate ao suicídio que é alarmante entre os jovens. Este ano a Secretaria de Saúde vai criar mais dois tipos de serviços na área de saúde mental, a Unidade de Apoio Mental Infanto e Juvenil e transformar o CAPS-II em CAPS-III para que possamos disponibilizar equipes maiores para atendermos melhor os casos de depressão e outros distúrbios”, destacou o Secretário de Saúde, Linderval Moura.

O promotor da Infância e da Juventude, Dr. Gleudson Malheiros destacou a importância do evento que mobilizou a cidade durante esta manhã. “Este é um momento de sensibilizar e conscientizar a população de Açailândia, principalmente nós que enfrentamos este problema quase que diariamente na questão da depressão, pessoas que sentem e sofrem mentalmente os problemas do dia-a-dia. E, hoje, chegou a hora de chamarmos a atenção da sociedade para estes riscos”, fortaleceu o promotor Gleudson Malheiros.

A Câmara Municipal de Açailândia, esteve representada no evento pelo vereador “Fânio Mania” que aproveitou para parabenizar o Judiciário pela iniciativa. “O Poder Judiciário está de parabéns em idealizar este movimento junto com as secretarias do município que é de grande importância para sociedade em geral. Nós que moramos em Açailândia, estamos vivenciando com muita frequência casos de suicídios e chegou a hora de levantar esta bandeira e dizer para o nosso amigo e o nosso próximo que ele é muito importante”, disse o vereador.

“Agente está vendo a onda crescente de casos de depressão, seguido do isolamento, sem falar que o desestímulo dos jovens está cada vez maior e consequentemente, infelizmente vem o suicídio. Então um evento de tamanha importância igual a esse, organizado pela 2ª. Vara da Infância e da Juventude de Açailândia, que a OAB é parceira, só objetiva chamar a atenção da população com relação à conscientização e combate ao suicídio. Hoje, a OAB está aqui, representada por um grande número de advogados para fortalecer esta campanha”, finalizou o presidente da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Açailândia, Dr. Daniel Galvão.

ASCOM-PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 5 = 2