Categoria Sem categoria
OAB/MA qualifica como “politiqueiro” ataque contra o Presidente da OAB Subseção de Buriticupu

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, recebeu com surpresa e indignação o afastamento “esdrúxulo” do advogado Alexandre Florentino (Presidente da OAB Subseção de Buriticupu), do cargo de assessor jurídico da prefeitura daquela cidade e qualifica como “politiqueiro” (VEJA AQUI), ataque contra o jurista, pessoa de conduta ilibada.
VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA
Prezada comunidade jurídica e sociedade maranhense,
Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por seu Colégio de Presidentes de Subseções, reunido em representação as 20 Subseções maranhenses, vem a público manifestar seu veemente repúdio a quaisquer atos que busquem criminalizar o exercício profissional da advocacia e, em especial, os atos de ataques politiqueiros direcionados ao Dr. Alexandre Florentino Magalhães, presidente da Subseção de Buriticupu, que é um representante legítimo e democraticamente eleito pela advocacia de Buriticupu para representá-la, pois confia na sua integridade e em sua coragem para defender a classe.
A advocacia maranhense exige para todos a observância do devido processo legal e ressalta que um advogado não pode ser criminalizado por sua atuação profissional. O ataque ao exercício profissional do advogado é um ataque a toda a advocacia, pois a inviolabilidade do exercício da advocacia é uma prerrogativa fundamental, assegurada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Advocacia. Conforme o Artigo 133 da Constituição Federal, “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”
Destaca-se ainda que decisão cautelar, por sua natureza, não representa uma condenação judicial, mas apenas uma decisão precária e preliminar à análise da instrução probatória, podendo ser modificada a qualquer tempo. Noutro modo, não recai sobre o advogado a acusação de participação no possível crime de omissão de informações públicas ou esquema criminoso, conforme equivocadamente divulgado, pois sequer estava no exercício do cargo de assessor jurídico no período noticiado.
A OAB-MA reitera que o cidadão não pode ser julgado ou criminalizado publicamente em razão de uma medida cautelar. A fragilidade de tal medida não pode justificar uma punição injusta e antecipada, especialmente em um Estado Democrático de Direito, onde a presunção de inocência deve prevalecer.
A advocacia maranhense se mantém vigilante e não admitirá qualquer tentativa de descredibilizar a instituição ou seus representantes, especialmente quando no exercício de sua função. A defesa das prerrogativas da advocacia é inegociável, e a OAB-MA atuará em todas as frentes necessárias para assegurar que a justiça seja feita, com o respeito integral aos direitos e garantias constitucionais.
Atenciosamente,
OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão.
Assinatura de cada Presidente:
Kaio Vyctor Saraiva Cruz (Presidente OAB Maranhão); Carlos Magno Miranda Costa (Presidente OAB Subseção Açailândia); Gilberto Junior Sousa Lacerda (Presidente OAB Subseção Bacabal); Helcrisia De Jesus Alves Sousa (Presidente OAB Subseção Balsas); Pedro Wylklen Lima de Almeida
(Presidente OAB Subseção Barra do Corda); Wallece Pereira da Rocha (Presidente OAB Subseção Barreirinhas); Alexandre Florentino Magalhães
(Presidente OAB Subseção Buriticupu); Elmary Machado Torres Neto (Presidente OAB Subseção Caxias) Rogerio Monteiro Castelo Branco
(Presidente OAB Subseção Chapadinha) Homullo Buzar Dos Santos (Presidente OAB Subseção Codó); Andre Farias Pereira (Presidente OAB Subseção Coroatá); Alessandra Cristiane de Souza Baleeiro (Presidente OAB Subseção Estreito); Welisangela Santos Vilela (Presidente OAB Subseção Governador Nunes Freire); Illana Flavya Neiva Guedelha (Presidente OAB Subseção Grajaú); Maria Lucelia Silva Ferreira Diogo
(Presidente OAB Subseção Imperatriz); Lallesk Rolim Mesquita (Presidente OAB Subseção Pedreiras); Gracilandia de Carvalho Froz (Presidente OAB Subseção Pinheiro); Leticia Gomes Goncalves (Presidente OAB Subseção Presidente Dutra); Luanna Cristhyna Silveira Silva de Araujo
(Presidente OAB Subseção Santa Inês); Laisa Christhiany Da Silva Ribeiro
(Presidente OAB Subseção São João dos Patos); Rafael Milhomem de Sousa (Presidente OAB Subseção Timon).
Empresária açailândense Railda Ramos assume o comando da Rádio Clube FM

Railda Ramos, uma das principais figuras da comunicação na região sul do Maranhão, acaba de assumir um novo desafio: a direção geral da Rádio Clube FM, em Açailândia/MA. Com uma trajetória sólida e respeitada, há cerca de 20 anos à frente da TV Difusora Açailândia, afiliada do SBT, Railda Ramos traz consigo uma bagagem rica em experiência e inovação, que certamente será fundamental para o crescimento e modernização da Rádio Clube FM.
Com uma visão estratégica apurada, Railda Ramos se destaca por sua capacidade de liderança e sua habilidade em unir equipes em torno de objetivos comuns. Sua formação em Administração de Empresas proporciona uma base sólida para a tomada de decisões eficientes e para uma gestão de excelência. À frente da TV Difusora, Railda já demonstrou sua competência ao manter a emissora entre as principais do estado, com uma programação de qualidade e uma audiência fiel.
Agora, com a responsabilidade adicional de dirigir a Rádio Clube FM, Railda Ramos promete trazer uma nova dinâmica para a emissora. Uma das principais apostas é a inovação na programação, com uma abordagem que busca ouvir e atender às necessidades e expectativas da comunidade. A ideia é criar uma programação que seja reflexo fiel dos anseios e interesses dos ouvintes, tornando a Rádio Clube FM ainda mais próxima e relevante para seu público.
Além disso, Railda Ramos tem em mente a importância de investir em tecnologia para garantir que a Rádio Clube FM se mantenha atualizada e competitiva no mercado. Isso inclui desde a modernização dos equipamentos de transmissão até a ampliação da presença digital da rádio, permitindo que os ouvintes acessem o conteúdo da emissora de maneira ainda mais fácil e conveniente e também atualização da grade musical.
Outro ponto fundamental da gestão de Railda Ramos será a imparcialidade. A Rádio Clube FM se compromete diariamente a oferecer uma programação que dê voz a todos os segmentos da sociedade, sem viés ou parcialidade.
A chegada de Railda Ramos à direção da Rádio Clube FM é um momento de grande expectativa e entusiasmo – pois a empresária conta também com excelentes relações públicas.
Por Maicon Sousa
Deputado da oposição pede convocação de senador da base em CPI para explicar encontros com Careca do INSS

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) apresentou um requerimento para que o senador Weverton Rocha (PDT-MA) seja convocado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pedido foi apresentado um dia antes da prisão de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, acusado pela Polícia Federal de ser um dos principais articuladores do esquema desmantelado pela Operação Sem Desconto. Segundo os investigadores, o grupo usava entidades de fachada e sindicatos fantasmas para promover descontos indevidos, em um esquema que gerou prejuízos estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
No documento protocolado, Kataguiri afirma que as investigações da CPI revelam não apenas a ação de organizações fraudulentas, mas também a existência de possíveis vínculos políticos que teriam garantido sobrevida e até proteção ao esquema.
Ao GLOBO, o senador chamou o requerimento de Kim de uma tentativa de se criar narrativas e disse não acreditar que o documento será pautado.
— Rechaço a tentativa dele de criar narrativas envolvendo meu nome— disse o senador lembrando que ele entrou com uma ação no Supremo contra o deputado por difamação.
Como o GLOBO mostrou em maio, Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, era uma figura conhecida nos círculos políticos de Brasília. Um dos parlamentares com quem teve contato foi o senador Weverton, aliado do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi. Os dois se reuniram no Senado e estiveram juntos na casa do parlamentar em Brasília durante um “costelão” (churrasco de costela).
Os encontros foram confirmados por pessoas próximas ao senador e pela própria assessoria do parlamentar. “Conheci Antônio Carlos Camilo Antunes em um costelão na minha casa, para a qual ele foi levado por um convidado. Na ocasião, ele se apresentou como empresário do setor farmacêutico”, disse Weverton em nota enviada ao GLOBO.
Weverton contou que recebeu o Careca do INSS em seu gabinete no Senado ao menos três vezes “para tratar da pauta legislativa de legalização da importação de produtos à base de cannabis para fins medicinais”.O parlamentar do PDT, que não é investigado, é um dos vice-líderes do governo no Senado. Procurado para comentar sobre o pedido de convocação, ele ainda não retornou.
O deputado argumenta que a presença do senador na comissão é necessária para esclarecer os contatos que manteve com Antunes e outros dirigentes investigados. No texto, ele lembra ainda que o atual secretário-executivo do Ministério da Previdência foi chefe de gabinete de Weverton.
No requerimento, Kataguiri ressalta que a convocação não deve ser vista como ato de perseguição, mas como oportunidade para que o senador apresente sua versão “sob compromisso legal” perante a comissão. “Assim, a convocação se mostra medida necessária para o pleno esclarecimento da dimensão política do maior esquema de fraudes contra aposentados já identificado no país”, escreveu.
Para que a convocação aconteça, o requerimento do deputado precisa ser pautado pelo presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e aprovado pela maioria do colegiado.
O escândalo do INSS teve um novo capítulo nesta sexta-feira com a prisão de Antunes. A ação, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é um desdobramento da Operação Sem Desconto, que apura um esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Segundo o GLOBO apurou, investigadores identificaram risco de fuga e indícios de ocultação patrimonial.
As investigações revelaram que os envolvidos praticaram “os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.” Ao todo, segundo a PF, “estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de São Paulo e no Distrito Federal”.
Após ser preso, Antunes foi levado para a Superintendência da PF em Brasília. De acordo com a investigação, ele teria movimentado R$ 9,3 milhões em repasses destinados a pessoas ligadas a servidores do INSS, entre 2023 e 2024. Procurada, a defesa do empresário não se manifestou até o momento.
De O GLOBO
Pessoas ligadas ao vice-prefeito Edinho do Posto invadem a prefeitura de Itinga e tentam subtrair documentos

Um fato grave e de dimensões alarmantes abalou a administração pública de Itinga do Maranhão na manhã desta sexta-feira (12/Set.). De acordo com apuração do blog, o empresário e vice-prefeito daquele município, Edinho do Posto e o presidente da Câmara de Vereadores, Rivelino da Pesca, teriam liderado uma ação que culminou na invasão da Secretaria de Finanças, logo após a titular da pasta ser exonerada do cargo.
De acordo com relatos de servidores públicos que presenciaram a ação, os agentes públicos (Vice-prefeito e Presidente da Câmara), acompanhados de seus seguranças, adentraram o prédio da prefeitura e, em uma atitude classificada como “desarrazoada”, invadiram os setores da pasta de finanças.
O objetivo do grupo, segundo informações, era retirar à força várias caixas contendo documentos de grande valor, equipamentos eletrônicos e até aparelho de ar-condicionado. Durante a ação, os homens (seguranças), teriam ameaçado servidores que estavam no local, causandi pânico e consternação.
A situação foi contida graças à intervenção rápida do procurador geral do município, que ao tomar conhecimento dos fatos, acionou a Guarda Municipal. Os GM’s conseguiram chegar a tempo de impedir a remoção dos itens públicos. Os documentos e equipamentos que já estavam sendo carregados, foram recuperados e restituídos ao patrimônio da prefeitura.
A tentativa de apreensão dos materiais levanta sérias questões sobre a governança e a estabilidade política em Itinga do Maranhão. A atitude de figuras do alto escalão do poder executivo e legislativo municipal, acompanhadas por homens supostamente armados, sugere um grave conflito interno, possivelmente relacionado a disputas pela gestão de documentos sensíveis da prefeitura.
Até o momento, não há nenhum pronunciamento oficial do vice-prefeito Edinho do Posto ou do vereador e presidente da câmara, Rivelino da Pesca, sobre os motivos que levaram à ação e/ou acusações que pesam contra eles.
Espera-se que o Ministério Público do Estado do Maranhão e a Polícia Civil sejam acionados para apurar o caso, que envolve crimes de invasão de propriedade pública, ameaça, constrangimento e possível tentativa de desvio de documentos oficiais. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e um inquérito policial deve ser instaurado para apurar o fato.
O titular deste noticioso tentou contato com a prefeitura de Itinga do Maranhão para saber mais informações sobre o ocorrido, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Gov. Carlos Brandão atinge a marca de 144 prefeitos recebidos em nova rodada dos diálogos municipalistas

O governador Carlos Brandão recebeu no Palácio dos Leões, em São Luís, 11 prefeitos de municípios maranhenses em mais uma rodada dos diálogos municipalistas. Com esse número, já são 144 gestores municipais recebidos pessoalmente pelo governador, em reuniões marcadas pela escuta das demandas locais e pelo compromisso de transformá-las em ações que beneficiem a população.
Ao longo do dia, o governador recebeu os prefeitos Nêres Policarpo (Lagoa Grande do Maranhão), Paulo Vinícius (Timbiras), Jacinto Neto (São Raimundo do Doca Bezerra), Ataíde do Posto (Lago do Junco), Aldo Brown (Porto Rico do Maranhão), Jones Braga (Nina Rodrigues), Arnóbio Martins (Jenipapo dos Vieiras), Didi Moita (Lago dos Rodrigues), Adriano Freitas (São Vicente Ferrer), Ubirajara Rayol (Graça Aranha) e Miltinho Aragão (São Mateus).
Estiveram presentes também a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, além de secretários de Estado e equipes técnicas do governo do Maranhão.
De acordo com Brandão, os diálogos reafirmam o compromisso do governo de fortalecer as gestões municipais. “Quando fortalecemos o municipalismo, estamos fortalecendo o Estado como um todo, porque é nas cidades que as pessoas vivem e é lá que as políticas públicas precisam chegar. Seguimos de mãos dadas com cada gestor, ouvindo suas demandas e garantindo que obras e serviços melhorem a vida da nossa população”, destacou.
Entre os compromissos assumidos pelo governador estão obras de pavimentação, reformas de escolas, implantação de Viva/Procon e muitas outras.
O prefeito de Nina Rodrigues, Jones Braga, destacou a importância destes encontros para os municípios. “Todas as demandas feitas por mim para o município foram prontamente atendidas. Essa característica muito acessível do nosso governador Carlos Brandão, junto com o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, demonstra o cuidado que eles têm com cada município do Maranhão“, pontuou.
O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, também elogiou a iniciativa. “Fico feliz em ser recebido pelo nosso governador, que é um municipalista convicto. É muito bom poder ser ouvido e ver solucionadas as nossas demandas”.
Os diálogos municipalistas vêm sendo realizados por Brandão desde o início de sua gestão, reforçando o municipalismo como diretriz de governo, e assegurando que as políticas públicas do Estado possam alcançar os cidadãos maranhenses.
Pres. da Câmara de Itinga pretende “torrar” quase R$ 250 com materiais de expediente
Conforme o Pregão Eletrônico 003/2025, Rivelino da Pesca, pretende gastar quase 50 mil reais só com papel higiênico e mais de 80 mil com descartáveis.

Após romper de público, politicamente, com a prefeita de Itinga do Maranhão, Paula do Quininha, o presidente da câmara passou a desferir uma série de ataques que não envolvem somente a gestão, mas também o pessoal da gestora, que tem incomodado a chamada “Velha Guarda” da política itinguense, por de forma espontânea ocupar positivamente as redes sociais para fazer uma espécie de prestação de contas diárias com a população.

O que o presidente da câmara não está atentando é para “Tirar a trave do seu próprio olho” – expressão bíblica, especificamente do Evangelho de Mateus 7:5, que significa que antes de julgar ou criticar as falhas de outras pessoas (o “argueiro” ou cisco), devemos primeiro examinar e corrigir as nossas próprias grandes falhas ou hipocrisias (a “trave”).
Rivelino homologou no dia 02 de setembro Pregão Eletrônico 003/2025, na pretensão de gastar quase R$ 250 mil reais, somente com materiais de expediente e higiênicos – só com papel higiênico o valor chega a quase R$ 50 mil reais, o que equivale, a cerca de 720.mil metros de papel, pelos cálculos desse Blog – se houver algum erro na métrica que nos corrija.
Essa quantidade de papel, a ser utilizada pode significar que a câmara de Itinga do Maranhão passará mais tempo no banheiro do que aprovando matérias importantes que possam mudar a realidade de Itinga do Maranhão, pela forma desastrosa como foi encontrada pela prefeita Paula – “uma verdadeira cidade arrasada”, deixada pelos 08 anos da desastrosa gestão do ex-prefeito Lúcio.
Nos últimos dias os ataques a prefeita Paula têm se intensificado, inclusive o presidente Rivelino, em uma nota publica nas redes sociais, promete “rasgar a chita” na Tribuna na sessão desta quinta-feira, dia 11 – na última quinta, o presidente fez a mesma promessa, mas não disse absolutamente nada.

As reações iniciais, ao utilizar muito bem as redes sociais, e por isso está sendo chamada pelo presidente Rivelino da Pesca, de prefeita “TIKTOKER”, foram bastante positivas.
No próximo post deste blog vamos nos aprofundar ainda mais no chamado PREGÃO 003/2025, no que pode ser chamado de “A FARRA DOS DESCARTÁVEIS” – copos e pratos descartáveis que podem chegar a mais de 80 mil reais.
Fonte: Blog do Wilton Lima
Açailândia está entre as cidades mais competitivas do Maranhão, com atrativos para investimentos empresariais

As cidades maranhenses mais competitivas variam por métrica de competitividade e região – na região Sul, Balsas e Açailândia são polos econômicos importantes para todo o Estado.
A cidade de Açailândia vem numa crescente, no que diz respeito a credibilidade político/administrativo, na gestão do prefeito Dr. Benjamim de Oliveira, com a aplicação de políticas públicas que beneficiam toda a população, o que também serve como atrativo para empreendimentos empresariais.
Com ótima relação com o governador do Estado Carlos Brandão, o prefeito Dr. Benjamim está tocando obras de grande valia, com grandes possibilidades de muito mais investimentos na área da infraestrutura, saneamento básico, saúde e educação, assim como todas as áreas que compreendem a totalidade dessa nova gestão, que possui como meta principal, praticar uma boa forma de gerir recursos públicos.
Conhecida como a “Cidade do Aço”, Açailândia é um importante polo agroindustrial não só do Maranhão, como de toda a região Nordeste. O município é um grande polo produtor de ferro-gusa com capacidade de 1,0 milhão de toneladas por ano. Contemplada com empreendimentos governamentais de grande porte, tais como a rodovia BR-222 e rodovia BR-010 (Rodovia Belém-Brasília), a Ferrovia de Carajás e a Ferrovia Norte-Sul.
Nos seus 44 anos de emancipação política, a cidade de Açailândia agigantou-se como o maior entroncamento rodoferroviário do Norte-Nordeste do país e se tornou o segundo maior centro industrial maranhense, com a instalação, em seu território, de um dos mais importantes polos de ferro-gusa e Aço do Brasil e do maior polo de distribuição de combustíveis da região.
A cidade está em pleno desenvolvimento econômico, e o Centro logístico Industrial de Açailândia é totalmente favorável para novos investimentos, com clima tropical, terras com solo fértil promissor ao agronegócio; ideal para o plantio de soja e milho, entre outras culturas da agricultura Brasileira.
A siderurgia é o principal ramo econômico, permitindo que o município cresça e estruture uma ampla rede de comércio e serviços. Também conta com diversos estabelecimentos comerciais, dos mais diversos ramos do comércio e serviços, e possui o maior rebanho bovino do estado do Maranhão.
Como uma grande potência de produção e geração de emprego, a usina siderúrgica da Aço Verde do Brasil (AVB) está em Açailândia, há mais de 20 anos e já iniciou a produção de aços longos e vergalhões na região desde 2018, com a primeira exportação de aço realizada em 2016 e a operação da aciaria e do laminador de barras concluída em 2019.
A Aço Verde do Brasil possui uma logística favorável de matérias-primas, ferrovia, rodovias, portos e eletricidade. Iniciou a produção de tarugo em dezembro de 2015 e de produtos laminados em julho de 2018. Hoje conta com uma capacidade instalada de 858.000 toneladas de aço bruto por ano.
A cidade de Açailândia está preparada para receber muito mais investimentos e a gestão pública, sob a administração do prefeito Dr. Benjamim de Oliveira, tem proporcionado e oferecido aos empresários de todo país, uma cidade cada vez melhor para se viver.
ASCOM-PMA
Justiça afasta secretárias municipais por omissão e falsificação de dados, em Buriticupu/MA

A Justiça do Maranhão determinou, nesta segunda-feira, 8, o afastamento por 180 dias das secretárias Chrystiane Piancó Lima (Saúde) e Áurea Cristina Costa Flor (Assistência Social), além do diretor de Proteção Social Especial, Paulo Sérgio Pereira Mendes, e de um assessor jurídico da Procuradoria-Geral do Município. A medida foi tomada pela 1ª Vara de Buriticupu após denúncia apresentada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA).
A decisão liminar proíbe ainda que os denunciados tenham contato com testemunhas e servidores das pastas envolvidas, bem como acesso às sedes das secretarias, ao Conselho Tutelar e aos sistemas de informação. Também foi determinada a busca e apreensão dos bancos de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e e-mails institucionais, operação que ocorreu na manhã desta terça-feira, 9. O material recolhido passará por análise pericial.
Segundo o MP, a Prefeitura de Buriticupu descumpriu recomendações para estruturar a rede de proteção a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Entre as falhas, o órgão identificou que, de 105 casos de violência sexual registrados no Sinan, 95 não foram comunicados à Polícia Civil, configurando omissão deliberada.
O promotor Felipe Augusto Rotondo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, destacou que a situação se agravou após a própria gestão municipal admitir, em ofício de 5 de setembro de 2025, que inseria dados falsos no sistema, registrando atendimentos de pré-natal de adolescentes como casos de violência sexual, com o objetivo de mascarar a falta de comunicação dos crimes reais.
Com base nas investigações, o MP denunciou: Chrystiane Piancó Lima, Áurea Cristina Costa Flor e Paulo Sérgio Pereira Mendes, pelos crimes de omissão de comunicação (Lei Henry Borel), falsidade ideológica, denunciação caluniosa e desobediência qualificada e um advogado, por patrocínio simultâneo ou tergiversação, por supostamente atuar na defesa pessoal das gestoras, enquanto estas ocupava cargo público.
Além da denúncia criminal, o MP também ajuizou Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra as secretárias de Saúde e Assistência Social. O órgão aponta que elas descumpriram obrigações legais, prestaram informações incompletas e adotaram condutas de obstrução, com o objetivo de ocultar a omissão na comunicação de crimes.
Se condenadas, as gestoras podem sofrer sanções como pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público.
De o Informante
Alô MP! Presidente da Câmara de Itinga do Maranhão é suspeito de usar contrato “FICTÍCIO” para meter a mão no erário

O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Itinga do Maranhão, Rivelino da Silva de Sousa (Rivelino da Pesca), vem fazendo uma verdadeira “farra” com o dinheiro público.
De acordo com uma denúncia feita e protocolada por um cidadão na Câmara Municipal de Vereadores do Município de Itinga do Maranhão e recebida na última quinta-feira (4/Set.) pela Sra. Eliane Sampaio, (secretária daquela casa de leis), o Presidente Rivelino da Pesca vem se utilizando de contrato “fictício” através de adesão à ata de registro de preços oriunda de contratação via pregão eletrônico, realizado pelo município de Monção/MA.
De acordo com apuração do blog, a Lei 14.133/2021 (nova lei de licitações) estabeleceu uma regulamentação mais completa de registro de preços nos artigos 82 a 86, aplicável a todos os Entes Federados, prevendo o mecanismo como um procedimento auxiliar da licitação e contratação.
O sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização mediante contratação direta ou licitação nas modalidades pregão ou concorrência, de registro formal de preços relativos a prestação de serviços, a obras e a aquisição e locação de bens e contratações futuras.
Ocorre que na Câmara de Vereadores do município de Itinga, em que pese a locação de veículos por valores contratuais estratosféricos no valor de R$ 226.256,36 às custas dos pagadores de impostos, carro efetivamente locado não existe, o que configura “contrato fictício”, o que escancara uma verdadeira “farra” com o dinheiro público. Nem precisamos ser especialista em direito político para saber que tal prática, além de imoral, caracteriza infração política administrativa, enriquecimento ilícito do presidente por desvio de verbas públicas, violação dos princípios da moralidade e legalidade administrativa, que é passiva de cassação de seu mandato nos termos do decreto/Lei 201/67.
Com a palavra, o Ministério Público do Estado do Maranhão!
Morre aos 66 anos, o comunicador Antônio Guimarães (Tonhão), um dos pioneiro de Açailândia

Mais uma voz que se cala, mas que seu exemplo de comunicador ainda ressoa em nossas vidas.
Faleceu no início da noite deste sábado (30/ago.), Antônio Guimarães Coelho Filho, locutor, apresentador e criador do personagem “Tonhão” que por muitos anos abrilhantou nossos dias com suas piadas e, acima de tudo, com sua alegria contagiante ao fazer comercial, tanto no rádio quanto na TV.
Nascido em 15 de fevereiro de 1959, “Tonhão”, de voz grave decidiu ser locutor e fez história em Açailândia na velha guarda da comunicação. Pessoa inteligente, capaz de raciocinar com a velocidade da luz ao falar os textos das empresas que divulgava.
Sua voz marcou um período clássico da locução comercial e seu personagem realmente ficará por muitos anos gravado na memória de quem o conheceu. “Tonhão” fez de Açailândia sua morada. Aqui criou, juntamente com a esposa, seus três filhos.
Nossa homenagem ao criador do “Shopi do Povi”. Que Deus o receba de braços abertos. Aqui, por enquanto, vamos remoendo esta despedida com a saudade que já toma conta de todos nós que, radialistas e locutores como ele, continuamos com essa caminhada.
Por Jorge Quadros
Caminhoneiro é detido pela PRF na BR-222 transportando tatus-pebas abatidos

Um caminhoneiro foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste fim de semana, ao ser flagrado transportando ilegalmente dois tatus-pebas abatidos, congelados.
A apreensão ocorreu no km 667 da BR-222, em Açailândia, durante uma fiscalização de rotina. Inicialmente, o motorista alegou estar sem carga, mas os policiais localizaram as caixas com os animais no compartimento de transporte.
Questionado, o homem apresentou versões diferentes, afirmando primeiro que havia comprado os tatus e depois que os teria trocado no município de Bom Jesus das Selvas. Ele disse ainda que a carne seria para consumo próprio.
De acordo com a legislação ambiental, a caça, o transporte e a comercialização de animais silvestres configuram crime, sujeito a pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa. Especialistas alertam que o consumo da carne de tatus pode representar riscos à saúde, já que os animais podem transmitir doenças como hanseníase e leishmaniose.
O caso foi registrado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o caminhoneiro deverá responder em juízo.
Os animais apreendidos foram entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e destinados à incineração.
Fonte: Mais Maranhão
Batida frontal entre duas motocicletas mata duas pessoas em Buriticupu/MA

Um grave acidente de trânsito na BR-222, no perímetro urbano de Buriticupu, resultou na morte de duas pessoas na tarde deste sábado (23). O acidente, que ocorreu no trecho conhecido como “5 Cruz”, envolveu a colisão de duas motocicletas.
O impacto da batida foi extremamente forte, e os condutores não resistiram aos ferimentos, vindo a óbito no local do acidente.
As vítimas foram identificadas como Jerranildo Almeida, de 35 anos, e Rogério Barbosa. Ambos eram figuras bastante conhecidas na cidade. Jerranildo, um professor, e Rogério, que trabalhava em uma oficina de motos, deixaram a comunidade local consternada com a trágica notícia.
As autoridades competentes investigam as causas do acidente. A fatalidade reforça o alerta sobre os perigos nas estradas e a importância da prudência no trânsito.
Do Blog do Jó Fernandes
Detento é encontrado morto dentro de presídio em São Luís; crime pode ter ligação com facção

A vítima foi identificada como Daniel da Silva Cunha, conhecido como ‘Gago’.
Um detento identificado como Daniel da Silva Cunha, conhecido como ‘Gago’, foi encontrado morto em uma cela da Penitenciária Regional de São Luís, na manhã desta sexta-feira (22). O corpo da vítima foi encontrado com uma toalha sobre o rosto, e estava com hematomas e sinais de violência.
De acordo com as primeiras informações, há a suspeita de que Daniel tenha sido executado a mando de integrantes de uma facção criminosa. Entretanto, as circunstâncias do crime ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Polícia Técnica Científica e pela Inteligência do Sistema Penitenciário.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a vítima foi morta durante a madrugada. A morte foi constatada pelos servidores prisionais.
Em nota, a Seap informou que o caso está sendo apurado para que os procedimentos legais sejam tomados. Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informa que, na madrugada desta sexta-feira (22), um custodiado foi encontrado sem vida em uma das celas da PRSLZ. As circunstâncias estão sendo apuradas pela Polícia Civil, Polícia Técnica Científica e pela Inteligência do Sistema Penitenciário, para que os procedimentos legais sejam devidamente adotados.
O corpo de Daniel da Silva foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), na área do Itaqui-Bacanga, para passar por perícia.
Quem é Daniella e Fábio Gentil, alvo da operação “Lei do Retorno” da Polícia Federal…

A deputada estadual Daniella e seu companheiro, ex-prefeito de Caxias e atual secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Fábio Gentil, foram alvos da Operação Lei do Retorno da Polícia Federal nesta terça-feira (19).
A ação faz parte da Operação ‘Lei do Retorno’, que visa o desmantelamento de organização criminosa responsável por desviar recursos do Fundeb, entre os anos de 2021 e 2025, por meio de procedimentos fraudulentos em licitações municipais, de acordo com a PF.
DANIELA
Daniella Jadão Meneses nasceu em Presidente Dutra, 27 de julho de 1985, é uma nutricionista e política brasileira.
Atuou como coordenadora do Departamento de Nutrição e Dietética do Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra (Socorrão) e posteriormente assumiu a direção-geral do hospital.
Além disso, foi primeira-dama dos municípios de Tuntum e de Caxias.
FABIO GENITL
Fabio José Gentil Pereira Rosa é ex-prefeito de Caxias, interior do Maranhão, atualmente é secretário de Estado e Agricultura, além de ser eleito 5x vereador de Caxias. Sua família é uma das mais conhecidas na região pelo histórico político. Seu pai foi deputado, sua filha, Amanda Gentil, é deputada federal e seu sobrinho foi eleito em 2025 prefeito de Caxias.
Com emenda parlamentar de R$ 4 Milhões do Deputado Federal JP, Açailândia terá o primeiro Centro TEA do Maranhão

Açailândia conquista um marco histórico para o Maranhão: a construção do primeiro Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista) do estado. O anúncio foi feito durante uma reunião no gabinete do prefeito Dr. Benjamim, que contou com a presença do deputado federal JP, deputado estadual Eric Costa vereadores e pais de crianças atípicas.
O projeto prevê uma estrutura moderna, com 1.500 m² de área construída e 30 salas, que será erguida ao lado do Corpo de Bombeiros. O Centro TEA será referência no acolhimento e acompanhamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, além de oferecer suporte às famílias.
O deputado JP, autor da emenda parlamentar que vai garantir os recursos para a obra, destacou a relevância da iniciativa:
— Esse centro será um divisor de águas para o Maranhão. É um espaço que nasce para dar dignidade, atendimento especializado e inclusão às pessoas com TEA e suas famílias, afirmou.
Durante a reunião, a professora Ivanilde Sobral,ressaltou a importância da acessibilidade e da comunicação inclusiva:
— Não basta apenas construir paredes, é preciso garantir que cada espaço seja realmente inclusivo e acolhedor.
Para o prefeito Dr. Benjamim, a conquista simboliza um avanço social para todo o estado:
— Estamos realizando um sonho coletivo, que vai transformar Açailândia em referência no cuidado com pessoas com TEA.
Com previsão de início em breve, a construção do Centro TEA representa um passo histórico na política de inclusão no Maranhão e reforça o papel de Açailândia como cidade pioneira em projetos voltados para a diversidade e o respeito.
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
Morre aos 80 anos, o empresário Valdecir Vaz, um dos pioneiros de Buriticupu/MA

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 11 de agosto aos 80 anos, o empresário Valdecir Vaz Silva, um dos pioneiros de Buriticupu/MA. Ele chegou no município na década de 80.
De acordo com o blog Jó Fernandes, o Sr. Valdeci estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Imperatriz, onde lutava contra as sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido há cerca de três anos.
Natural do Goiás, Valdecir Vaz se tornou uma referência no setor hoteleiro e comércio varejista de Buriticupu. Ele era proprietário do Veredas Hotel e do Frigobar Supermercado, negócios que contribuíram significativamente com a economia local e se tornaram pontos conhecidos na cidade.
Além de sua veia empreendedora, Valdeci era um homem de família. Era casado com Maria das Graças e deixou três filhos: o advogado Bruno Arruda e os empresários Tiago e Rodrigo Arruda.
Sua partida representa uma grande perda para a comunidade, que o recordará, não apenas como um empresário bem-sucedido, mas também como um cidadão que ajudou a construir a história do município de Buriticupu.
O velório será na casa do seu filho, Bruno, na BR-222 (próximo a rodoviária nova). O sepultamento está previsto para amanhã, terça-feira (12) em Buriticupu.
Com informações do blog Jó Fernandes
Suspeito de matar ex-vereador é preso durante operação policial; ele também é investigado por outros homicídios

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na manhã desta quinta-feira (7), um homem suspeito de envolvimento em vários homicídios no município de Santa Inês, entre eles, a execução de um ex-vereador de Santa Inês, morto em maio deste ano.
A ação que levou à prisão do suspeito faz parte da Operação Guardião, que tem como objetivo combater crimes praticados por membros de facções criminosas na região.
Durante a operação, os policiais cumpriram mandados de prisão e de busca domiciliar contra o investigado, considerado de alta periculosidade. A ação ocorreu após investigações coordenadas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Santa Inês, que apura uma série de assassinatos ocorridos nas últimas semanas na cidade.
Além da prisão preventiva, os agentes também prenderam o suspeito em flagrante por tráfico de drogas, após encontrar entorpecentes, dinheiro em espécie e balanças de precisão no imóvel onde ele foi localizado.
Cerca de 16 policiais civis participaram desta etapa da operação, com equipes da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, da Delegacia de Homicídios de Santa Inês e da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI).
A Polícia Civil informou que as investigações continuam e novas fases da operação podem ser deflagradas nos próximos dias, com o objetivo de desarticular grupos criminosos atuantes na cidade.
Do imirante
Presidente da Câmara de Buriticupu será “interpelada” após fazer insinuações sobre atuação do Ministério Público

Declarações da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Buriticupu, Vanuza Ibiapino Sousa Fernandes, que coloca a conduta do promotor de justiça Felipe Rotondo, sob suspeita, poderá dar “pano pras mangas”, isso porque a parlamentar teria apenas jogado palavras ao vento, sem provas cabais e irrefutáveis que lhe respalde.
Sabendo se tratar de um órgão sério (Ministério Público) e de um profissional de conduta ilibada, o fato no mínimo deve ser esclarecido, para que não fique nenhum “aresta”. Diante da gravidade do caso, à Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), afirma em nota que a vereadora será “Interpelada”.

Interpelação judicial: o que é, e qual a finalidade?
A interpelação judicial no âmbito criminal funciona como um “pedido de explicações em juízo”. Está prevista no Código penal e serve, de modo geral, para preparar e instrumentalizar uma futura ação penal.
É aguardar os desdobramentos desse “imbróglio”!
Prefeitura de Açailândia entrega 744 novas residências do Programa Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida em Açailândia visa reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda, oferecendo condições acessíveis para aquisição de moradias dignas – as novas residências entregues hoje, dia 1º de agosto fazem parte das etapas IV e V, de um total de 3.000 famílias contempladas.
O programa Minha Casa Minha Vida foi criado em 2009, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de proporcionar moradia digna a famílias de baixa renda em todo o Brasil. Em Açailândia, Maranhão, o programa localizado no Residencial Jardim Aulídia tem sido implementado ao longo dos anos para atender às necessidades habitacionais da população local.
As residências construídas e aptas para a moradia começaram a ser entregues a população em 2018, quando foram contempladas 1.126 famílias. Em 2020 foram entregues mais 1.124, totalizando 2.250 beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida.
E nesta sexta-feira, dia 1º de agosto de 2025, a prefeitura de Açailândia, em apenas 07 meses do governo do prefeito Dr. Benjamim de Oliveira, foi entregue mais 744 moradias – Benjamim que teve o apoio incondicional do deputado federal Hildo Rocha, em todas as incursões à Brasília, incumbiu sua equipe no sentido de agilizar a entrega dessas novas residências, na missão de diminuir cada vez mais o déficit habitacional da cidade de Açailândia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou em transmissão ao vivo, no Palácio do Planalto, da cerimônia de entrega simultânea de 1.876 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em seis cidades do país.
O Maranhão está entre os estados beneficiados, com a entrega de moradias no município de Açailândia. A solenidade, no Palácio do Planalto contou também com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, além de outras autoridades federais.
Em Açailândia, a solenidade de entregas aconteceu no Residencial Jardim Aulídia, que reuniu centenas de pessoas e contou também com a presença ilustre do Ministro dos Esportes André Fufuca, representando o presidente Lula.
Presentes também no evento, vereadores; o Chefe da Casa Civil, Dr. Sebastião Madeira; o deputado federal Duarte Júnior e secretários municipais.
Essas unidades habitacionais que foram entregues hoje, dia 1º de agosto fazem parte de um projeto maior que é a construção de 3 mil moradias térreas geminadas com infraestrutura completa, incluindo água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação e drenagem.
O ministro André Fufuca, ainda na solenidade, anunciou a construção de um Centro Poliesportivo no Residencial Jardim Aulídia e outros investimentos do Ministério do Esporte para a cidade, incluindo:
- Ginásio Poliesportivo: Construção de um ginásio com recursos de mais de R$ 1,9 milhão.
- Centro Esportivo Comunitário: Espaços com campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil, iluminação moderna e mobiliário urbano.
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
São Luís recebe etapa regional do Desafio Mundial de Operadores no próximo sábado (02/07)

Competição testa habilidades de operadores com máquinas pesadas. Os três melhores avançam para a final nacional e podem ir para a grande decisão em Las Vegas, em 2026
São Luís, julho de 2025 – A capital maranhense será palco, no dia 2 de agosto, da 4ª etapa regional do Desafio Mundial de Operadores Cat (Global Operator Challenge 2025–2026), promovido pela Sotreq, maior representante da Caterpillar no Brasil. A competição será realizada na filial da empresa, em São Luís (MA), e reunirá 15 operadores profissionais em provas práticas com escavadeiras, carregadeiras e retroescavadeiras.
A etapa integra a jornada brasileira rumo à final global da Caterpillar, marcada para março de 2026, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Os três primeiros colocados em São Luís garantirão vaga na final nacional da Sotreq, prevista para setembro, em Piracicaba (SP). De lá, o campeão brasileiro poderá representar o país na fase continental da América Latina.
Competição valoriza técnica e precisão
Assim como nas etapas anteriores, realizadas em Jaguariúna (SP), Aparecida de Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), os competidores enfrentarão provas que exigem precisão, segurança e domínio das tecnologias CAT. O evento acontece das 9h às 17h30, com avaliações individuais em ambiente controlado.
“É um orgulho para a equipe da Sotreq São Luís sediar uma etapa de uma competição tão importante que promove a valorização do profissional e a excelência na operação de equipamentos. Uma oportunidade única de mostrar o talento dos operadores da nossa região e reforçar o nosso compromisso com qualificação, segurança e alto desempenho”, afirma Fernando Pancieri, gerente geral da filial Sotreq São Luís.
Um sonho: Las Vegas
Mais do que uma disputa técnica, o Desafio Mundial de Operadores Cat celebra a formação profissional e o reconhecimento dos operadores como peças-chave para os setores de infraestrutura, construção e mineração. O vencedor da etapa nacional da Sotreq terá a chance de disputar a etapa continental e, quem sabe, chegar à grande final mundial em Las Vegas, durante a CONEXPO-CON/AGG, maior feira da construção civil da América do Norte.
SERVIÇO
Desafio Mundial de Operadores – Etapa Regional São Luís
Local: Sotreq – Av. dos Portugueses, 3501 – Itaqui-Bacanga, São Luís – MA
Data: 02 de agosto de 2025
Horário: das 9h às 17h30 (previsão)
Participantes: 15 operadores (pré-selecionados em prova teórica)
*Evento fechado ao público (com acesso liberado apenas a acompanhantes dos competidores)
Sobre a Sotreq
Com mais de 80 anos de inovação, a Sotreq é uma empresa nacional que fornece soluções para equipamentos novos e seminovos, tecnologia, suporte ao produto especializado e locação. É revendedora oficial Cat, com mais de 50 filiais distribuídas em mais de 90% do território nacional. Atende aos segmentos de Construção, Mineração, Agronegócio, Energia, Florestal, Industrial, Petróleo & Gás e Marítimo, com uma equipe técnica altamente qualificada.
Da Assessoria
Em Brasília, Prefeito Dr. Benjamim tem audiência com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha

Na companhia do governador Carlos Brandão, da Senadora Eliziane Gama, o prefeito de Açailândia pleiteou ao governo Federal a construção de uma Policlínica para a cidade de Açailândia.
O governador Carlos Brandão acompanhou os prefeitos de Açailândia, Dr. Benjamim de Oliveira, e o prefeito de Imperatriz Rildo Amaral, nesta terça-feira, dia 22, no sentido de buscar a construção de unidades de saúde nos respectivos municípios.
Segundo o governador, os projetos foram bem recebidos pelo ministro Alexandre Padilha e o presidente Lula tem se empenhado no fortalecimento do SUS, o que dá força para que as obras possam ser autorizadas pelo Governo Federal.
Em Açailândia está sendo pleiteada a construção de uma policlínica e, em Imperatriz, o Hospital Infantil no prédio do Hospital HC, além de uma unidade Socorrão.
O ministro Alexandre Padilha lembrou que o Governo Federal já tem realizado vários investimentos no Maranhão e se comprometeu em analisar os projetos apresentados com a maior celeridade possível para dar um retorno aos gestores municipais.
“O presidente Lula tem um carinho enorme pela cidade de Imperatriz. Tenham certeza do nosso esforço para ajudar o município de Imperatriz e, também, de Açailândia a enfrentar os desafios da saúde. O governo já está investindo no Maranhão e vamos buscar soluções o mais rápido possível”, comentou.
Para a senadora Eliziane Gama, apoiar os municípios maranhenses é uma forma de garantir o desenvolvimento do estado e a melhoria das condições de vida para a população. Ao lado dos prefeitos Rildo Amaral e Dr. Benjamim, ela se colocou à disposição para intermediar os diálogos com representantes do Governo Federal.
“O ministro nos recebeu muito bem. Viemos solicitar a aquisição do prédio para a implantação desse hospital que vai atender de forma significativa e realizar o sonho de décadas da cidade de Imperatriz. Já o prefeito de Açailândia fez o pleito de uma Policlínica, que é um dos projetos do presidente Lula, que tem expandido essas unidades no Brasil inteiro, inclusive recentemente. Esperamos boas notícias”, frisou a senadora.
O prefeito de Açailândia, Dr. Benjamim, agradeceu o empenho de todos que participaram da audiência com o ministro para a entrega do projeto. “Agradeço a presença do governador Brandão e da senadora Eliziane Gama. Tenho certeza que isso é inédito, um governador vir junto com os prefeitos a Brasília para auxiliar na busca de recursos. É um governador presente em todas as cidades, principalmente em Açailândia e Imperatriz, e essas parcerias estão sendo visíveis com tantas obras”, destacou.
A comitiva maranhense para a audiência com o ministro Alexandre Padilha também contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca, e de vereadores do município de Açailândia.
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
Forte atuação de Sirley Moto-táxi marca encerramento do seu primeiro semestre como vereador de Açailândia

Eleito com 1.192 votos nas eleições municipais 2024 para seu primeiro mandato de vereador em Açailândia/MA, o parlamentar Sirley Mototaxi vem se destacando a cada dia por está atento as anseios da população e criar projetos para beneficiar os moradores da cidade com mais qualidade de vida para todos. Além de apresentar ofícios e requerimentos para serem analisados e aprovados no plenário, Sirley Mototaxi faz questão de protocolar os documentos pessoalmente junto aos secretários de governo responsáveis por cada área.
O parlamentar Sirley Mototaxi também investe fortemente em ações sociais, realizando eventos em diferentes bairros voltados para crianças atípicas, investindo na cultura de Açailândia com a realização de arraial gratuito para o povo. Recentemente, realizou uma grande confraternização dos mototaxistas – que contou com a presença de centenas de pessoas ao longo do dia. Em breve, no mês de outubro, vai fazer o dia das crianças com distribuição de milhares de brinquedos em vários bairros do município.
Sirley Mototaxi atualmente é um dos vereadores mais presentes nas sessões, o que significa dizer que respeita o dinheiro público, uma vez que entende que o povo paga seu salário para estar lá, evitando faltas. O parlamentar presta contas diariamente ao povo por meio da divulgação de suas ações nas suas redes sociais.
Dentre as causas que Sirley Mototaxi tem se dedicado, está, por exemplo, pagamento dos direitos dos funcionários da empresa Bem Brasil. Moralização do setor rodoviário – que é tomado diariamente por usuários de entorpecentes etc. Todas essas ações são realizadas com a participação do Ministério Público – onde o Vereador protocola todas as denúncias.
Por tanto, devido sua atuação tanto na zona urbana, quanto na área rural (com visitas semanais aos povoados), Sirley Mototaxi encerra o primeiro semestre (os primeiros seis meses do ano) de trabalho na Câmara com saldo positivo. A Câmara Municipal de Vereadores está de recesso, que teve início no dia 18 de julho, e retorna no início de agosto – Sirley Mototaxi afirma que seguirá com este ritmo e forma de trabalho ao longo dos quatro anos. E garante, não está parado durante este recesso, pelo contrário, segue atento às demandas da população.
Por Maicon Sousa
Polícia Civil cumpre mandado de busca, apreensão e de prisão contra suspeito de homicídio, em Açailândia

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio do 2º Distrito Policial de Açailândia, com apoio da Delegacia de Polícia de Itinga do Maranhão, pertencentes a 9ª Delegacia Regional de Açailândia, e da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), vinculada a SHPP, deu cumprimento, na tarde desta terça-feira, dia 22/07/2025, a um mandado de busca e apreensão domiciliar e mandado de prisão temporária contra um homem de 46 anos de idade, investigado pela prática de homicídio qualificado.
Em 13 de julho passado, o nacional Natanael Romano da Conceição, de 30 anos de idade, estava em um bar no bairro Vila Ildemar, em Açailândia, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo. A vítima foi socorrida ao hospital municipal da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

As investigações coordenadas pelo 2º DP de Açailândia conseguiu identificar o principal suspeito do crime, um homem de 45 anos. Após colhidos depoimentos e demais elementos de provas, a Autoridade Policial representou pela busca e apreensão domiciliar na residência do investigado, bem como por sua prisão temporária, que foi decretada, nesta quarta-feira, 22, pelo Poder Judiciário.
Assim que tomou conhecimento da decisão judicial, a Autoridade Policial e seus agentes se dirigiram ao endereço do investigado, a fim de cumprir a decisão judicial. O investigado foi encontrado deitado em uma rede, descansando, e ao avistar a presença policial tentou se evadir, mas foi contido.
Em buscas no imóvel, os policiais apreenderam duas armas de fogo do tipo pistola, calibres 9mm e .40 S&W. Acerca de uma terceira arma, a suspeita de ser usada no crime, o homem, primeiramente, negou que possuísse, mas após os policiais mostrarem os elementos de prova, o investigado confessou que estava escondido em um outro imóvel, dentro de um jarro de planta.
Os policiais se dirigiram ao endereço, onde apreenderam um revólver calibre .357 Magnum, com três munições deflagradas. O homem recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso restrito, bem como em cumprimento ao mandado de prisão temporária, e foi encaminhado à Delegacia Regional, onde foi autuado em flagrante.
Após os procedimentos de praxes, o homem foi recolhido a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Açailândia, onde permanecerá à disposição da justiça.
Pref. de Açailândia realiza a 6ª Conferência Municipal das Cidades

As conferências municipais são realizadas em todos os municípios brasileiros e é uma etapa preparatória para a realização das conferências estaduais e a nacional.
A prefeitura de Açailândia realizou ontem, dia 17 de julho, a sua Conferência Municipal das Cidades, no auditório da Igreja IBAP, localizada no Bairro Colina Park.
O evento, foi realizado em duas etapas, manhã e tarde, com intervalo para o lanche e almoço – na parte da manhã o prefeito municipal Dr. Benjamim, acompanhado da Primeira Dama, do vice-prefeito e secretários municipais, participou da abertura da Conferência.
Dezenas de moradores, lideranças comunitárias, técnicos do governo municipal e estadual se fizeram presentes, nesse importante momento de diálogo e construção de ferramentas em busca de uma cidade sustentável e melhor pra se viver.
Na 6ª Conferência das Cidades realizada na data de ontem, dia 17, em Açailândia, foram discutidos temas extremamente importantes para a cidade como habitação, infraestrutura, mobilidade urbana, e meio-ambiente.
A discussão desses importantes temas divididos em eixos, realizados na Conferência de Açailândia, foi um importante passo para a participação popular na definição das políticas públicas a serem implementadas a curto, médio e longo prazo na cidade.
As conferências municipais seguem as diretrizes do Ministério das Cidades e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação e visam discutir políticas públicas para o desenvolvimento urbano.
Na Conferência das Cidades de Açailândia, já foram eleitos os delegados que participarão das conferências estaduais e nacionais – A 6ª Conferência Estadual das Cidades, no Maranhão, está prevista para o próximo mês de agosto.
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
Cicin, ex-prefeito de Estreito é condenado a devolver R$ 182 mil aos cofres públicos

O ex-prefeito de Estreito, Cícero Neco Morais, e o ex-secretário Municipal de Administração e Finanças, Rodrigo Queiroz de Sousa, firmaram um acordo judicial nesta quinta-feira (11) e terão que devolver R$ 182.200,00 aos cofres públicos do município.
A decisão foi homologada pelo juiz Bruno de Andrade Miranda, da 1ª Vara de Estreito, durante audiência de conciliação.
O valor a ser ressarcido é resultado de um Acordo de Não Persecução Civil firmado no âmbito de uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa, movida pelo promotor de Justiça Francisco Oliveira Milhomem em 15 de janeiro de 2019.
Segundo o Ministério Público, os réus foram responsabilizados por danos causados ao erário entre os anos de 2017 e 2018, quando ocupavam, respectivamente, os cargos de prefeito e secretário municipal.
Durante o período, a gestão deixou de repassar à Caixa Econômica Federal (CEF), no prazo devido, os valores descontados diretamente dos contracheques de servidores municipais referentes a empréstimos consignados.
O atraso sistemático nos pagamentos gerou multas e, posteriormente, a suspensão do convênio com a instituição financeira, em agosto de 2017.
Apesar dos descontos terem sido feitos nos salários dos servidores, os repasses não ocorreram conforme o contrato firmado entre o município e a Caixa, resultando em transtornos para os funcionários, que passaram a ter seus nomes negativados e sofreram cobranças indevidas.
De acordo com os cálculos do Ministério Público, entre janeiro de 2017 e outubro de 2018, a Prefeitura de Estreito acumulou encargos por atraso no total de R$ 102.939,63, pagos com recursos públicos, o que configurou dano ao erário.
VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO
O valor original da dívida foi estabelecido em R$ 147.596,09, referente ao ressarcimento aos cofres do município.
Sobre esse montante, foi aplicada uma multa de 20%, no valor de R$ 29.519,22, totalizando R$ 177.115,31. Com a correção monetária, em razão do parcelamento solicitado pelos réus, o valor final chegou a R$ 182.200,00.
O acordo prevê o pagamento dividido entre os dois ex-gestores, de acordo com a função e capacidade financeira de cada um.
O ex-prefeito Cícero Neco pagará R$ 103 mil em 24 parcelas, enquanto o ex-secretário Rodrigo Queiroz quitará R$ 79.200,00 em 36 parcelas.
CONDIÇÕES DO ACORDO
Conforme a sentença homologatória, caso os réus deixem de cumprir com qualquer parcela, será aplicada multa de 10% sobre o valor inadimplente.
Além disso, haverá vencimento antecipado das parcelas restantes e proibição de firmar novos acordos com o Ministério Público pelo prazo de cinco anos.
O valor pago será dividido entre o ressarcimento ao Município de Estreito e a multa civil destinada ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos do Maranhão.
Fonte: o informante
Açailândia ganha reforço na segurança com nova Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP)

O Prefeito Dr. Benjamim esteve em agenda oficial com o Governador do Estado, Carlos Brandão na capital São Luís, para tratar de demandas importantes do município. Um dos avanços já confirmados é a chegada da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), em Açailândia, um passo fundamental no reforço à segurança pública da cidade.
A nova unidade contará com estrutura moderna, armamentos adequados e equipe especializada para atuar na elucidação de crimes, contribuindo de forma direta para a redução da violência e o fortalecimento da justiça no município.
Essa conquista é resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Açailândia, evidenciando os investimentos que vêm sendo feitos para melhorar a qualidade de vida da população. A instalação da Delegacia de Homicídios representa mais um avanço importante no compromisso com a segurança e a proteção dos cidadãos açailandenses.
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
Pref. de Açailândia convoca beneficiários do Minha Casa Minha Vida para vistoria nos imóveis sorteados

Os convocados são especificamente aqueles que foram sorteados nos endereços no dia 30/05/2025, das etapas 4 e 5 do Residencial Jardim Aulídia.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, comunica aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, das etapas 4 e 5, que foram sorteados nos endereços no dia 30/05/2025, a comparecerem ao residencial Jardim Aulídia, no escritório da Construtora União, localizada na Quadra 24, Casa 06.
O objetivo é a realização da vistoria dos imóveis, no endereço ao qual o beneficiário foi sorteado.
As vistorias serão realizadas nos dias, horário e local especificado conforme programação abaixo:
Programação da Vistoria Jardim Aulídia – ETAPA IV e V
TERÇA Dia 08/07/2025
Das 8:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 20,21,22.
QUARTA Dia 09/07/2025
Das 08:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 23,24,25,1.
QUINTA Dia 10/07/2025
Das 8:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 26,27,28,2.
SEXTA Dia 11/07/2025
Das 08:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 29,30,31,50,50 A.
SABADO Dia 12/07/2025
Das 8:00 horas as 16:00 horas, as Quadras: 3, 4 e demais quadras.
A Secretaria de Assistência Social reforça que, todos os sorteados deverão comparecer no local acima indicado, munidos de documentos pessoais, pois o contrato só será assinado se o beneficiário comparecer com a vistoria assinada pelos responsáveis da construtora.
Quaisquer dúvidas serão esclarecidas através do telefone, (99) 99182 1637 em dias uteis das 08:00 as 14:00h.
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
Reunião discute metas e prioridades para o Plano Plurianual, em Açailândia

A Prefeitura Municipal de Açailândia realizou uma importante reunião no gabinete do Executivo, conduzida pelo Contador Geral do Município, Jeanes Alves, com a participação de secretários e assessores das diversas pastas que compõem o governo.
O encontro teve como pauta principal a elaboração do Plano Plurianual (PPA), instrumento fundamental para o planejamento das ações e investimentos públicos nos próximos quatro anos. Durante a reunião, foram discutidos os objetivos e metas que irão nortear as políticas públicas municipais de 2026 a 2029.
Cada secretaria teve a oportunidade de apresentar suas propostas, prioridades e demandas específicas, contribuindo para a construção de um plano que reflita as reais necessidades da população de Açailândia.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o planejamento estratégico e a transparência na aplicação dos recursos públicos, visando sempre o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população.
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
Indivíduo de alta periculosidade e com extensa ficha criminal é preso pela PM, em São Pedro da Água Branca

Nesta quarta-feira (2), por volta das 11h, a Policiais Militares do 32º BPM, sob o comando do Ten. Coronel César, prendeu um homem foragido da justiça, durante a Operação Cidade Segura, na MA-125, próximo a Imperatriz.
À ação ocorreu quando uma van, vinda de Marabá (PA), foi parada para revista. Durante a abordagem, o suspeito de iniciais J.J.A.X. apresentou nervosismo e tentou esconder um celular Samsung azul, entre os bancos do veículo.
Ao ser revistado, foi constatado que ele portava um RG falso. Após questionamentos, o suspeito revelou sua verdadeira identidade. Consulta aos sistemas policiais confirmou que o indivíduo é foragido da justiça, com mandado de prisão por não retornar ao presídio após saída temporária de Natal em 2024. Ele também possui antecedentes por homicídio, furto qualificado e corrupção de menores em Cuiabá (MT).
O suspeito, que admitiu ter comprado o documento falso em Imperatriz, foi conduzido sem lesões à Delegacia de São Pedro Água Branca para as devidas providências.
A Guarnição de polícia que fez a prisão desse indivíduo de altíssima periculosidade, está sob o comando do Sgt. Arnaldo é composta pelos soldados Marcelino e Paulo.
Em Brasília, Dr. Benjamim visita a AGU na busca dos precatórios do Fundef dos profissionais da educação

O prefeito de Açailândia Dr. Benjamim de Oliveira, acompanhado do Procurador Geral do Município, Wellington Alves e do advogado Thiago Campelo, Assessor Jurídico da Secretaria de Economia e Finanças da prefeitura de Açailândia, estiveram na capital federal.
O ponto alto da visita foi um importante encontro na manhã desta segunda-feira (23), na sede da Advocacia Geral da União – na pauta, o município de Açailândia pleiteia o recebimento dos precatórios do Fundef, período 1998 a 2006.
O prefeito Dr. Benjamim e os advogados da prefeitura foram recepcionados pelo o Advogado Geral da União e Coordenador Geral de Negociação da AGU, Dr. Artur Soares de Castro, resultando em grande avanço das tratativas iniciadas em abril/2025 para liberação dos recursos que serão destinados aos profissionais da educação e outros investimentos no município de Açailândia.
O município tem ação judicial contra a União e seguindo diretrizes legais do Plano Nacional de Negociação n. 13 da AGU, busca a solução célere e amigável em favor dos profissionais da educação e do município
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
2026: “Caso o Pr. Cavalcante não possa concorrer, serei o candidato da igreja, a federal”, diz Oscar Fernando

O Pr. Oscar Fernando dá como certa sua candidatura a deputado federal, com o apoio da Comadesma (convenção da qual faz parte), caso seu líder, o ex-deputado estadual Pr. Cavalcante, não seja candidato, o que é bem provável que aconteça.
De acordo com apuração do Blog do Antônio Marcos, durante uma reunião com familiares e amigos mais próximos, teria ficado decidido que o ex-deputado Pr. Cavalcante não será candidato no próximo pleito, por este estar com a saúde bastante fragilizada.
Somada aos problemas de saúde, Pr. Cavalcante também enfrenta a crise do “racha” da convenção da qual é presidente e a grande rejeição decorrente de sua passagem tímida, porém “embaraçosa” pela Assembleia Legislativa do Maranhão.
Questionado pelo o titular deste noticioso, se seria o nome de consenso da convenção, caso o Pr. Cavalcante fique fora da disputa, Oscar Fernando declarou: “Ainda não reunimos a comissão política da convenção para tratar do assunto”.
Coleta Seletiva em Açailândia: Um novo passo rumo à sustentabilidade

Hoje avançamos em um importante projeto que vai transformar Açailândia em uma cidade mais limpa, consciente e sustentável! Em reunião estratégica, para a implantação de 41 ecopontos em locais estratégicos do centro da cidade.
Esses ecopontos serão destinados à coleta seletiva de papelão, vidro, óleo, pilhas, baterias e eletroeletrônicos, promovendo o descarte correto e o reaproveitamento de materiais.
Também debatemos a valorização dos catadores de materiais recicláveis, com a criação de uma Cooperativa de Reciclagem, que vai garantir mais dignidade, geração de renda e melhores condições de trabalho para esses profissionais essenciais.
Essa iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Açailândia, da Câmara Municipal, do SEBRAE e da UEMASUL, unindo forças em prol do meio ambiente e da inclusão social.
Açailândia está dando um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável!
Fonte: ASCOM-PMA
Prefeitura de Açailândia – Cidade acolhedora. cidade forte.
Polícia Militar prende homem com 60kg de “maconha skunk”, em São Pedro da Água Branca/MA

Uma guarnição da Polícia Militar de São Pedro da Água Branca, composta pelo Sgt. Arnaldo e Soldados Marcelino, Paulo, com apoio do também Soldado Wakson, sob o comando do Ten. Coronel César, apreenderam no início da noite desta segunda-feira (16), mais de 60kg de uma substância semelhante e/ou igual a “maconha skunk” e prenderam o dono da droga (VEJA O VÍDEO AQUI).
De acordo com apuração do Blog do Antônio Marcos, os polícias realizavam abordagem da MA-125, quando interceptaram um veículo Pajero TR-4. Durante à abordagem, o condutor demonstrou muito nervosismo, o que chamou atenção dos policiais, que resolveram fazer uma busca minuciosa no interior do veículo, onde encontraram algumas malas com 48 tabletes da substância semelhante e/ou igual a “maconha skunk”, que pesou 60kg.
O homem suspeito, oriundo da cidade de Santarém/PA, juntamente com a droga e todo material apreendido, foi apresentado na Delegacia Regional de Açailândia, para as providências pertinentes ao caso.
Operação contra grupos criminosos prende casal e apreende adolescente em Caxias/MA

Em mais uma ação de combate ao crime de organização criminosa, a Polícia Civil do Maranhão, realizou, na manhã dessa sexta-feira (13), uma força-tarefa com objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados à alvos investigados pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e homicídio na cidade de Caxias. Um casal foi preso, e um adolescente de 17 anos foi apreendido.
De posse dos mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Caxias, as equipes de policiais civis estiveram nos bairros Pirajá e Ponte.
Ao fim da operação, os policiais conseguiram apreender dois revólveres calibre 38, sendo um com numeração suprimida, munições, cocaína, crack, maconha, balança de precisão, motocicleta, câmeras de segurança, aparelhos de celular e dinheiro.
A operação que teve como base uma investigação coordenada pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Caxias, contou com apoio da Delegacia Regional de Caxias, 4º DP de Caxias e da DHPP de Timon.
Do Imirante
Casal é preso no Dia dos Namorados por tráfico de drogas, em Itinga do MA

A Polícia Civil de Itinga do Maranhão, em ação conjunta com a Policias Militares, através da 2ª Companhia, deu cumprimento, na manhã desta quinta-feira (12), a um mandado de busca e apreensão em um imóvel localizado no bairro São Sebastião, suspeito de funcionar como ponto de venda de drogas.
Na semana festiva do período junino, as forças policiais daquela cidade, deflagraram a operação policial, com intuito de combater o tráfico de drogas na cidade. Os policiais chegaram ao imóvel ao amanhecer do dia e, ao adentrarem, se depararam com um casal de namorados, identificados como A. R. S., de 25 anos de idade, e M. E. M. S., de 20 anos, dormindo.
Após dado ciência do mandado judicial, os policiais iniciaram as buscas no local. No imóvel, os agentes apreenderam uma arma de fogo do tipo pistola, calibre .380 AUTO, com 18 munições intactas, 14 porções de substância semelhante ao crack, e 17 porções de substância semelhante a maconha.
Ao ser indagado, o homem negou que a droga fosse para comercialização, dizendo que seria apenas para consumo, mas assumiu ser membro de uma facção criminosa, atuante naquele bairro. Diante dos fatos, o casal recebeu voz de prisão e foi conduzido a delegacia de polícia do município, para realização dos procedimentos de praxes.
Na delegacia, os policiais verificaram que a arma apreendida possuía restrição de furto, sendo o homem autuado, também, por crime de receptação. O homem já havia sido preso na cidade de Teresina/PI, onde responde dois processos criminais por roubo.
Após autuação em flagrante, os presos foram encaminhados à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Açailândia, onde permanecerão a disposição da justiça.

