Publicidade
Página Inicial

Com recursos próprios, prefeitura de Açailândia entrega 10 Leitos de UTI’s prontos para entrar em funcionamento

21/10/2020 às 09:11 em Sem categoria
10 Leitos de UTI’s prontos para funcionamento e mais 01 leito de reserva para uso exclusivo da saúde pública municipal.

Com uma demanda de pacientes que necessitam de uma UTI variando de 03 a 04 por semana parecia ser uma missão impossível esse tipo de serviço extremamente necessário para salvar vidas na cidade de Açailândia. Isso se tornou realidade na gestão do prefeito Aluísio Sousa.

Em entrevista ao blog, o Secretário Municipal de Saúde, Linderval Moura, relatou que tudo começou quando ele ainda não era nem secretário e que foi logo que Aluísio assumiu o comando do município e que o convidou para uma primeira reunião de trabalho com profissionais da saúde.

“Aluísio me convidou na condição de educador de saúde pública, que eu fizesse um estudo e junto ao MP e a Defensoria Pública, apresentasse em audiência pública na câmara de Açailândia, a viabilidade da instalação de leitos de UTI’s na nossa saúde, isso aconteceu em agosto de 2019 – fizemos então um estudo, e a conclusão que chegamos foi que se economizássemos o que era gasto com megas festividades como o Açai Folia que são realizadas no aniversário da cidade, poderíamos conseguir instalar de 05 a 10 leitos de UTI’s na cidade – o prefeito Aluísio determinou que fizéssemos isso imediatamente – e hoje é uma realidade”, declarou Linderval.

“Logo que assumi a prefeitura de Açailândia, chamei minha equipe de saúde e disse pra eles: gente não podemos mais ficar perdendo vidas, ficar perdendo nossos amigos, perdendo nossos parentes, tudo pela falta de Leitos de UTI’s na nossa cidade. Disse olhando dentro dos olhos dos nossos profissionais da saúde que era chegado a hora de parar de mendigar leitos na cidade de Imperatriz e em São Luis, em que nossos entes queridos perdiam suas vidas na fila de espera – no começo confesso que até achei que seria impossível, mas conseguimos e hoje é uma realidade”, disse Aluísio.

Ainda este ano na cidade de Açailândia entrará em funcionamento os 10 leitos de UTI’s completos com mais 01 leito reserva, composto por camas com controle remoto, respiradores estacionários, monitores multiparamétricos, bombas de infusão, oxímetros e uma rede de gases medicinais que atende a todos os leitos ao mesmo tempo.

TODOS OS EQUIPAMENTOS JÁ DEVIDAMENTE INSTALADOS E PRONTOS PARA FUNCIONAMENTO FORAM ADQUIRIDOS COM RECURSOS PRÓPRIOS DA CIDADE DE AÇAILÂNDIA ATRAVÉS DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 017/2020 COMO PODE SER DEMONSTRADO NOS CONTRATOS FIRMADOS ENTRE A PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA E PELO MENOS 09 EMPRESAS, COMO PODE SER CONSTATADO NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO.Os 10 leitos de UTIS entrarão em funcionamento logo que se finalize o PREGÃO ELETRÔNICO Nº 042/2020 que fará a contratação de empresas especializada em serviços de solução integrada de terapia intensiva para a gestão e operacionalização de leitos de UTI-Tipo II de forma a atender as necessidades dos pacientes da Rede Municipal de Saúde de Açailândia.

Os 10 leitos de UTIS entrarão em funcionamento logo que se finalize o PREGÃO ELETRÔNICO Nº 042/2020 que fará a contratação de empresas especializada em serviços de solução integrada de terapia intensiva para a gestão e operacionalização de leitos de UTI-Tipo II de forma a atender as necessidades dos pacientes da Rede Municipal de Saúde de Açailândia.

A parte de custeio para o pleno funcionamento sairá de uma parceria entre a prefeitura de Açailândia e o Governo do Estado do Maranhão – o governador Flávio Dino já anunciou que ainda nesta semana, dia 22, estará em Açailândia para firmar de vez esse compromisso e formalmente, junto com a prefeitura de Açailândia, inaugurar a ala de UTI’s permanentes da cidade Açailândia.

Essa cobrança já durava décadas e a população já perdia as esperanças, mas agora é uma realidade.

Do Blog do Wilton Lima

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 6 = 1