Publicidade
Página Inicial

Combate ao mosquito Aedes aegypti é intensificado em Açailândia

09/06/2020 às 09:25 em Sem categoria

A Prefeitura de Açailândia em parceria com o Governo do Estado, por meio da Unidade Regional de Saúde do Estado, intensificaram o combate ao Aedes Aegypti, desde o dia 21 de maio, com o uso de dois carros com a pulverização de inseticida, o popular fumacê, para a eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

A pulverização está sendo realizada diariamente entre 04h às 07h da manhã e novamente a partir das 17hàs 19h. É de extrema importância que as pessoas fiquem atentas aos horários e abram portas e janelas para uma melhor eficácia da ação do produto. É preciso a compreensão da população, que é necessário à colaboração de todos na eliminação dos focos e criadouros do mosquito. As larvas do mosquito estão em água parada, nos baldes, potes, garrafas, caixas d’água abertas, entre outros.

Os bairros que receberam a visita do carro fumacê foram:

Vila Juscelino, João Paulo II, Polo Moveleiro, Vila progresso I, Vila Ildemar, Jardim Bela Vista, Ana Júlia, Residencial Tropical, Brasil Novo, Parque Planalto, Vila Progresso II, Parque da Lagoa, Residencial Outo Verde, Vila Gastão Vieira, Vila Sarney Filho, Jardim Gloria, Jardim Glória II, Jardim Glória City, Jardim de Alah, Jardim Brasil.

O gestor municipal, Aluísio Sousa, ressalta a importância de ações como essa para toda a população, “A ação é para evitar uma explosão de casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Açailândia, num momento em que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus; O engajamento da população também é fundamental no combate ao Aedes aegypti, prevenir é o melhor remédio e a população precisa participar desse esforço que é de toda a sociedade”, considerou o prefeito.

“E sabemos que, hoje, a reprodução do mosquito da dengue é constante nos lares, especialmente, em caixas d’água, quintais”, destacou o prefeito.

Segundo José Lima Neto, Gestor da Regional de Saúde do Estado – Açailândia, a ação visa combater aos mosquitos adultos Aedes aegypti como também serve para eliminar os pernilongos. “A principal diferença entre eles está no fato de o Aedes voar abaixo de 1,2 metro, picando mais pés, pernas e joelhos, e possuir hábitos diurnos. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite. Por isso, as técnicas de uso do fumacê também são diferentes para cada mosquito”, explica Neto.

Daí que a recomendação primordial permanece: não se descuide nenhum dia dos cuidados necessários para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti:

– Tampe vasilhas com água e  caixa d’água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha os pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

A ação terá prosseguimento nos bairros restantes do município.

ASCOM-PMA

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 − = 2