Publicidade
Página Inicial

Começa “Humaniza Saúde”, capacitação para servidores públicos de Imperatriz

26/08/2019 às 19:44 em Saúde

O curso contempla cerca de mil servidores de todas áreas da saúde pública municipal

Centenas de servidores participaram da solenidade de abertura da capacitação no auditório da Semus. (Foto: João Rodrigues)

O prefeito Assis Ramos abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira,26, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a primeira grande capacitação de sua gestão denominada “Humaniza Saúde”, 1ª Semana de Capacitação em Humanização em Saúde. Nesta primeira turma, o curso atende em torno de mil servidores de todas as áreas da saúde pública municipal.

“Desde o ano passado estamos trabalhando essa capacitação em núcleos, em unidades, mas agora devido os números que nos foram apresentados resolvemos fazer com mais intensidade para ver se conseguimos levar um melhor resultado e que a população possa sentir que está sendo bem acolhida por nossos servidores, sobretudo da saúde”, explicou Assis Ramos. O gestor municipal fez questão de esclarecer que não generaliza situações de casos de mal atendimento, mas ao mesmo também reconhece que é necessário melhorar muito nessa área.

Com palestras ministradas por médicos, enfermeiros e outros profissionais, serão abordados temas como “Quem Sou Eu no Sistema Único de Saúde”, “Ser Servidor Público é…”, “Horizontalidade do Cuidado e da Gestão em Saúde”, “Pactuações e Encaminhamentos” além de rodas de conversas.

O secretário de saúde,Alair Firmiano, ressaltou o trabalho que vem sendo feito por ele e o prefeito em prol de melhorias na área da saúde. “Tem sido uma das marcas da gestão Assis Ramos o atendimento humanizado e a gente preza muito por isso. Estamos trabalhando cada vez mais para oferecer bom atendimento para nossa população e com qualidade”, disse o titular da Semus.

Dentre as centenas de servidores que participaram da solenidade de abertura da capacitação estava a coordenadora da Unidade Básica de Saúde do bairro Ouro Verde, Lorena Ribeiro, que avaliou o curso. “Um momento como este é muito importante para que nós servidores para que possamos estar sensibilizados em receber e atender bem nosso usuário”, disse. Ela explicou que a UBS é a porta de entrada do atendimento do SUS e esse primeiro contato realmente precisa ser humanizado.

Já o médico Gregório Neto, parabenizou a administração pela realização da semana de capacitação. “Servidores e a população sairão ganhando com este treinamento. É algo inovador e que fará toda a diferença para nossa cidade”.

Programação desta segunda-feira

A abertura oficial do evento foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde com a presença do prefeito Assis Ramos, o secretário Alair Firmiano e a secretária adjunta, Mariana Jales. Também participaram da solenidade, Ana Cláudia Braga, representante do Conselho Municipal de Saúde e a representante do Estado, Emídia Fonseca, representando a Gestora Regional de Saúde. Após a abertura, a programação teve continuidade no período vespertino, no auditório da Pitágoras:

14h-Acolhimento e Demandas Espontâneas

Enfermeira:  Mestre Professor Anderson Nascimento-Medicina UFMA.

15H-Humanizações no Atendimento às Gestantes

Enfermeira: professora Arissane Falcão e Jhenifer Barbosa- Facimp-Wyden.

16h- Recepção Humanizada

Enfermeiras: Débora e Renata– Facimp-Wyden.

17H- Encerramento.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 + 8 =