Publicidade
Página Inicial

Comissão Parlamentar da Verdade define lista de nomes a serem ouvidos

23/05/2013 às 19:48 em Destaque, Política

ASSEMBLEIA ESSASão Luis – A Comissão Parlamentar da Verdade do Maranhão (CPV/MA) se reuniu durante toda tarde desta quara-feira (22), na Sala de Comissões da Assembléia Legislativa. O deputado Bira do Pindaré (PT), presidente da Comissão, mediou os trabalhos ao lado dos deputados Othelino Neto (MD) e Carlinhos Amorim (PDT).

A reunião teve como objetivo definir a lista de nomes das pessoas que serão ouvidas oficialmente pela CPV/MA. As datas das oitivas ainda não foram definidas pelos membros da Comissão. Foram listados 53 nomes de vítimas e/ou familiares de vítimas em todo o Estado.

Ao final dos trabalhos e oitivas da CPV/MA será elaborado um relatório que será encaminhado à Comissão Nacional da Verdade. Várias personalidades do Maranhão, com reconhecida atuação junto aos movimentos sociais e aos movimentos de esquerda, contribuíram com a audiência e indicaram nomes a serem ouvidos.

O poeta Joãozinho Ribeiro, a ex-deputada Helena Heluy, o ex-deputado Haroldo Sabóia, o advogado Antônio Pedrosa, os jornalistas Franklin Douglas e Aldionor Salgado, o bispo Dom Xavier Guilles e o advogado da Comissão Pastoral da Terra Diogo Cabral engrandeceram os debates apontando nomes e sugestões quanto à metodologia das oitivas.

Francisco Soares, sobrinho do militante político de esquerda Ruy Frazão, compareceu ao evento e comprometeu-se em contribuir com o que for necessário na recuperação da memória e da verdade no Maranhão e no Brasil. Diogo Cabral destacou o massacre sofrido por 20 trabalhadores rurais na região limítrofe entre Buritucupu e Santa Luzia, no ano de 1979.

De acordo com o trabalhador rural Manoel do Pindaré, as ossadas dos trabalhadores estão em uma depressão/buraco de difícil acesso justamente entre os dois municípios. Os ex-deputados Haroldo Sabóia e Helena Heluy foram os que mais contribuíram com a indicação de nomes.

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos a CPT e a FETAEMA apresentaram uma lista com mais de 140 nomes de trabalhadores rurais assassinados durante o período da Ditadura Militar. A próxima reunião da CPV/MA, com data a ser definida, definirá o calendário das oitivas e as prioridades.

Lista elaborada pela Comissão Parlamentar da Verdade do MA

Alípio Cristiano de Freitas

André Carneiro

Antonio Campos

Augusto José do Nascimento

Bandeira Tribuzzi

Benedito Buzar

Carlos César Armes

Carlos Lima

Cesar Teixeira

Diguinho

Dom Xavier

Francisco das Chagas

Gilmar

Hortencia dos Santos

Hubert Lima de Macedo

João (Rocha)

João Carlos Rass Sobrinho

João Francisco dos Santos

Joãozinho Ribeiro

José Alexandre

José Antonio Magalhaes Monteiro

José Augusto Mochel

José Mário Machado

Keyla

Kleber Leite

Lélis

Luís Alberto (Luisão)

Malaquias

Manoel da Conceição

Manoel da Ematé

Manoel Ventura

Maria Aragão

Maria de Lourdes Siqueira

Marileide

Monsenhor Hélio Maranhão

Nagib Jorge Neto

Nazaré Castro Gomes

Neiva Moreira

Nonatinho

Nonato Pudim

Othelino Nova Alves

Padre Eider Furtado

Raimundo Miolo

Rosa Mochel

Rui Frazão

Salvio Dino

Tácito Borralho

Thomás José dos Santos

Valmir

Zé Machado

Zé Maria

Da agencia assembleia

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 + 8 =