Publicidade
Página Inicial

Congresso aprova crédito extra para governo pagar aposentadorias e benefícios

12/06/2019 às 20:28 em Política

A aprovação foi unânime, tanto na Câmara dos Deputados (450 votos) como no Senado (61 votos)!

O Congresso Nacional aprovou, nessa terça-feira 11, a autorização para o governo de Jair Bolsonaro (PSL) realizar operação de crédito no valor total de R$ 248,9 bilhões. A aprovação foi unânime, tanto na Câmara dos Deputados (450 votos) como no Senado (61 votos). A matéria segue agora para a sanção da Presidência da República.

Antes de votar o projeto, o Congresso rejeitou quatro dos cinco vetos pautados para a sessão conjunta. Senadores e deputados mantiveram o veto parcial referente ao bloqueio de bens ligados a terrorismo, e derrubaram os demais.

O projeto é considerado importante pelo governo Bolsonaro, que alegava que já neste mês poderia faltar dinheiro para cobrir as despesas obrigatórias. A maior parte do valor (R$ 201,7 bilhões) corresponde a benefícios previdenciários, como pensões e aposentadorias. O texto trata ainda de Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Plano Safra, entre outros temas.

A Constituição de 1988 proíbe a realização de operações de crédito (emissão de títulos públicos) para pagamento de despesas correntes, como salários e benefícios sociais.

A chamada regra de ouro só pode ser contornada por meio de créditos suplementares ou especiais, com finalidade específica e aprovados pelo Congresso por maioria absoluta (pelo menos 257 deputados e 41 senadores). Sem essa autorização, o presidente da República pode cometer crime de responsabilidade. Com a aprovação do projeto, o governo fica livre para pagar as despesas.

Via Atual7

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 − 2 =