Publicidade
Página Inicial

Corpo de professor de libras e ativista LGBTQIA+ é enterrado em São José de Ribamar; há três suspeitos presos

12/08/2022 às 10:00 em Sem categoria

Foi enterrado na tarde desta quinta-feira (11), o corpo do professor de libras Neylson Oliveira da Silva (29), assassinado entre a noite de terça-feira e a madrugada da quarta, em Açailândia (REVEJA). O velório ocorreu na a Associação de Moradores do Pau Deitado (bairro de São José de Ribamar) e foi enterrado no cemitério do bairro

As Polícias Civil e Militar de Açailandia prenderam três suspeitos de serem os responsáveis pela morte do professor e militante das causas LGBT ligado ao PSTU (VEJA AQUI).

Uma das linhas de investigação, segundo o delegado Dr. Saniel Trovão que investiga o caso, seria latrocínio (roubo seguido de morte), já que os criminosos teriam levado dinheiro e objetos da casa da vítima.

O presidente do PSTU, Saulo Arcângeli, amigo da vitima e companheiro de partido, afirmou que a investigação precisa ir mais a fundo. “Estamos buscando ajuda e informações junto às organizações como Justiça nos Trilhos e Centro de Proteção Marcos Passerini, que também estão desconfiadas, com essa versão apresentada”, afirma Saulo.

Entenda o caso:

Segundo informações da Polícia Civil, Neylson foi morto por asfixia e estrangulamento. Neylson era professor da disciplina Libras, na Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL). Além disso, fazia trabalhos comunitários e era professor do ensino básico da Escola Municipal Fernando Rodrigues, também em Açailândia.

Natural de São Luís, Neylson morava em Açailândia onde era militante do partido PSTU ligado a questões dos movimentos LGBTQIA+. Há suspeita de crime de latrocínio (roubo seguido de morte), porém, pela atuação do professor, há também suspeita de LGBTfobia.

O presidente do PSTU, Saulo Arcângeli, se manifestou nas redes sociais, onde escreveu:

Desde estudante, Neylson  se envolveu com as lutas para conquistar direitos políticos e sociais para a classe trabalhadora. Sobretudo, era um militante da causa LGBTI, das lutas do campo, da educação especial etc. Foi diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMA, do Programa Nacional de Educação por Reforma Agrária (PRONERA). Era também um líder sindical e da categoria de professores da cidade de Açailândia. Existem suposições de que teria sido um latrocínio e, pelo requinte de crueldade dos criminosos, não resta dúvida que esse crime está também atravessado por LGBTfobia”. (Editado)

Neylson era graduado em Filosofia, fazia Mestrado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (,UFMA), e desenvolvia atividades voluntárias de tradução e interpretação em Libras.

Colaboração do Portal Guará

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 + 2 =