Publicidade
Página Inicial

Debate: “Acuada”, Dilma acusa Aécio de nepotismo; tucano fala em ‘libertar o Brasil do PT’

15/10/2014 às 07:14 em Política

Dilma e AercioA presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT),  manifestou, durante debate organizado pela Band na noite desta quarta-feira (4), indignação com as denúncias feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.  A afirmação foi feita em resposta a questionamento do adversário Aéreo Neves (PSDB). Aécio rebateu e disse que em sua campanha ouve de eleitores que quer que ele “liberte o Brasil do PT”.

“Candidato, a minha indignação a relação a tudo que acontece inclusive no caso da Petrobras é a mesma de todos os brasileiros. A minha determinação de punir os culpados é total. O que eu considero é que nós saibamos tudo sobre esse processo. Considero ainda que é fundamental que o país pare de ter impunidade. Investiga, ou finge investigar e não pune. Nós mudamos essa realidade”, afirmou a petista.

Até então, Dilma tinha centrado suas críticas à divulgação das denúncias do esquema em meio à reta final das eleições. Dentro da campanha petista, aliados de Dilma defendiam que ela manifestasse indignação com as denúncias para sair da defensiva quando confrontada com o tema.

Na resposta a Aécio, Dilma citou os escândalos de corrupção da gestão de Fernando Henrique Cardoso e acusou os tucanos de não investigarem os casos. “Onde estão os envolvidos com o caso Sivam? Todos soltos? Os envolvidos com a compra de votos da reeleição? Todos soltos. Os envolvidos na Pasta Rosa? Todos soltos. Os envolvidos no caso do mensalão tucano? Todos soltos. O que eu não quer é isso, candidato. eu quero todos aqueles culpados presos.”

Na réplica, Aécio afirmou que Dilma não demitiu Paulo Roberto Costa e chegou a agradecê-lo “pelos serviços relevantes” prestados na estatal.  “O que acontece na Petrobras é algo extremamente grave. Estou aqui com a ata em que Paulo Roberto renuncia. Ao contrário do que a senhora disse, a senhora não o demitiu. Ele renunciou. Está aqui ‘agradeço pelos serviços relevantes’. Que serviços são esses? A senhora não tem tomado a atitude que o Brasil espera sobre esse caso”.

Na pergunta seguinte, Dilma acusou Aécio de construir o aeroporto de Cláudio (MG) para beneficiar a suas própria família e afirmou que o tucano praticou nepotismo ao nomear familiares para cargos públicos em Minas Gerais. “Eu quero dizer que o nepotismo é crime. O senhor teve uma irmã, três tios e três primos no seu governo.” Na resposta, Aécio afirmou que a adversária mente.

“A senhora tem a obrigação agora de dizer onde minha irmã trabalha. (…) Sua propaganda é uma mentira. A senhora mente aos brasileiros para ficar no governo. Numa campanha faz-se o diabo. Eleve o nível desse debate. Eu terminei meu mandato sem qualquer denúncia. Não respondo a nenhum processo. A senhora deixou o governo num mar de lama. Sabe qual palavra que mais tenho ouvido nestas minhas andanças pelo Brasil? Libertação. Nos liberte deste governo do PT.”

UOL SP

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 + 2 =