Publicidade
Página Inicial

Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra Idosos é celebrado em Imperatriz

15/06/2018 às 15:08 em Geral

Data foi marcada por caminhada, apresentações artística e cultural na Praça de Fátima!

Idosos 1

Participantes pediram fim da violência contra a pessoa idosa durante caminhada (Foto: Léo Costa)

Nesta quarta-feira, 15, em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, realizou grande mobilização para celebrar a data.

Programação começou às 8h, com caminhada da Casa do Idoso Feliz, Centro, percorrendo a Rua Simplício Moreira até a Praça de Fátima, onde aconteceu um ato público com apresentações da Quadrilha Junina e Coral da Casa do Idoso; Balé Infantil do Centro de Referência de Assistência Social, Cras Cafeteira; e Banda dos Bombeiros Mirins.

Idosos 3“Combater a violência, incentivar a luta pelos direitos dos idosos, além de promover momentos de lazer, integração e cuidados com a saúde, são algumas metas deste momento que celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, destacou Zigomar Filho, secretário da Sedes.

“Essa data, 15 de junho, é muito importante, por que é um dos momentos que se faz a conclamação da sociedade para o combate à violência contra o idoso. Acreditamos que a sociedade mais capacitada e informada, além do idoso mais ciente dos seus direitos, reduz ainda mais os índices”, enfatizou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.

Durante as atividades o prefeito Assis Ramos, foi representado pela primeira-dama, Janaina Ramos, que destacou a importância da participação de todos os seguimentos da sociedade nas ações de Enfrentamento à Violência contra Idosos. “É de suma importância à união de forças do Poder Público, judiciário e sociedade civil organizada nesta luta de combate a violência contra a pessoa idosa”, relatou.

Idosos 2De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Idoso, Conceição Formiga, dados apontam que a violência contra a pessoa idosa geralmente é de quem deveria cuidar deles. “Segundo o Ministério da Saúde, a maior parte da violência contra os idosos são registradas dentro de casa, pelos próprios filhos, noras ou genros. A violência ao idoso não é um fato isolado e sim um reflexo da violência na sociedade como um todo”, ressaltou.

Data escolhida

Em 15 de junho de 2006, a Rede Internacional de Prevenção de Maus-tratos Contra Idosos (Inpea), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou a data como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Objetivo é sensibilizar a sociedade para combater às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.Idosos 4

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 + = 17