Em Imperatriz, oficina de planejamento em saúde municipal discute ações para os próximos meses
Encontro aborda melhorias a serem implantadas, a partir das necessidades de cada programa!
Foi realizada na segunda feira, 7, na Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a 2º Oficina de Trabalho e Planejamento em Saúde Municipal. Objetivo é melhorar o aproveitamento dos recursos, conforme diretrizes do novo modelo de financiamento do SUS/Portaria nº 3992/2017.
Para tanto, foi apresentado pela assessora de Planejamento e Projetos da Semus, Isabel Macedo, como elaborar um Plano Municipal de Saúde observando roteiros e prazos; quadro de detalhamento de despesas; recursos disponíveis para cada programa e metodologias. Além disso, foram discutidas as deficiências de cada setor para elaboração de um plano direcionado.
O encontro contou com participação de todos os coordenadores da Semus, membros do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público do Maranhão, representado pelo promotor Newton Belo. “Desde 2017 já estamos realizando oficinas para obtermos uma gestão integrada e participativa, além de fazer com que cada coordenador conheça o que tem à sua disposição e planeje melhor suas ações” – explicou.
O secretário de Saúde, Alair Firmiano, ressalta que esses encontros são de extrema importância, principalmente, com a participação das entidades civis, pois consegue elaborar ações que contemplem as necessidades reais da população. Segundo ele, integrar o MP nesse processo é fundamental.
“Nessas oficinas projetamos as melhorias a serem implantadas, com base no que cada programa necessita, e as reclamações relatadas aqui norteiam onde estão as falhas e qual o melhor caminho a seguir. Com participação do promotor na construção desses planos vamos aperfeiçoar os trâmites e evitar judicializações na saúde” – pontuou.
De acordo com Isabel, a partir do que foi discutido no encontro, serão redesenhados novos projetos para a saúde de Imperatriz.
Da Assessoria