Publicidade
Página Inicial

Em Itinga, governador em exercício Carlos Brandão inaugura obras e visita o maior plantio de bananas do Maranhão

21/05/2019 às 10:37 em Política

O prefeito Lúcio Flávio recebeu, na manhã desta segunda-feira (20), a comitiva do governador em exercício, Carlos Brandão, que realizou uma visita oficial ao município de Itinga do Maranhão e inaugurou obras do Governo do Estado na cidade. A agenda do governador foi dividida em quatro momentos: visita ao Sítio Barreiras, inauguração da nova Delegacia de Polícia Civil, inauguração do MARANET, na Praça Ana da Penha, e visita ao Centro Administrativo Municipal.

A convite do prefeito Lúcio, outras autoridades e lideranças políticas estiveram acompanhando a agenda do governador Carlos Brandão, como os deputados estaduais Zé Inácio e Márcio Honaiser; o deputado federal André Fufuca; a senadora Eliziane Gama; o presidente da Companhia Maranhense de Gás (GASMAR), Deoclides Macedo; o secretário de estado de meio ambiente, Rafael Carvalho; o secretário adjunto de inovação e cidadania digital, Nilvando Muniz; o prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira; o vice-prefeito de Açailândia, Aloísio Silva; o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Leonardo Diniz, o delegado regional de Polícia Civil, Alex Coelho; e o delegado titular de Itinga do Maranhão, José Luís Lima Furtado. Representando o provedor de internet Maysnet, Pedro Araújo da Silva.

Os vereadores do município também acompanharam em peso o prefeito Lúcio para receber a comitiva do Governo do Estado. Recepcionaram o governador a presidente da Câmara Municipal, Gelciane Torres; os vereadores Luís Bila, Raidean, Francisco das Chagas (Chiquinho), Max de Oliveira, Alzenir Teixeira, Aloísio Mototaxi, Raimundo Neto, Jadson Carvalho (Pretinho) e Antônio Gonçalves Cavalcante (Grandão). O vice-prefeito Paulo Roberto (Mano) e os todos os secretários municipais estiveram presentes.

Quatro momentos marcaram a programação da visita oficial do governador em exercício ao município. Logo ao chegar aqui, o governador fez questão de conhecer as instalações do Sítio Barreiras, o maior plantio de banana do Maranhão, localizado no distrito de Cajuapara e que emprega mais de 400 funcionários. Encantado a grandeza do empreendimento, Carlos Brandão se comprometeu em acelerar a liberação da licença ambiental, o que vai contribuir com a ampliação do plantio de frutas e, consequentemente, gerar mais empregos, dobrando o número de postos de trabalho.

Outro evento importante foi a inauguração da nova Delegacia de Polícia Civil. Uma obra realizada pelo Governo do Estado que era bastante aguardada pelos moradores de Itinga. A reforma da Delegacia foi uma reivindicação do governo municipal, prontamente atendida pela gestão estadual.

Da delegacia, a comitiva seguiu até a Praça Ana da Penha, onde passa a operar a Rede de Internet Gratuita do Maranhão – MARANET, com Wi-Fi liberado para todos, nas duas principais praças da cidade.

Encerrando os compromissos oficiais, o governador foi calorosamente recebimento pela população no Centro Administrativo. O gestor conheceu a nova sede do poder executivo municipal, adquirida com recursos próprios, no valor de mais de R$ 2 milhões, e que hoje abriga vários órgãos públicos.

Na prefeitura, o primeiro a discursar foi o deputado estadual e secretário de estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser. O deputado fez um balanço de todos as conquistas que o Itinga conseguiu desde 2017, sobretudo na agricultura familiar. Márcio destacou que está empenhado para viabilizar a reforma do Mercado Municipal e das praças públicas. Segundo ele, há ainda o compromisso de destinar o calçamento em bloquetes para ruas do município. “Venho aqui reforçar o meu compromisso com todos de vocês de Itinga. Podem comigo sempre”, disse.

O deputado federal André Fufuca aproveitou para anunciar uma de suas primeiras ações neste novo mandato. Fufuca vai destinar R$ 800.000,00 para a saúde do município. “Começo um novo mandato com mais compromisso. Quando venho a Itinga, venho na condição de deputado federal mais votado da história desta cidade. Tenho que ter esse orgulho e respeito por vocês”, frisou.

A senadora Eliziane Gama destacou que já recebeu das mãos do prefeito Lúcio vários projetos e que vem destinado emendas parlamentares para Itinga. Disse que pretende unir forças com o governador em exercício Carlos Brandão e o deputado federal André Fufuca para conseguir o novo hospital municipal, resolvendo um problema antigo da cidade. “Eu tenho plena convicção que esta unidade de forças vai trazer a realização deste sonho para todos vocês”, comentou.

O prefeito Lúcio Flávio não conteve a alegria de receber tantas visitas, como a do governador Carlos Brandão. Ressaltou sua gratidão ao Governo do Estado, aos deputados e aos senadores que muito têm contribuindo com Itinga. “Nós sabemos que fazer política, no espectro que encontramos hoje no Brasil, é muito difícil. Eu sou daqueles que querem ver Itinga crescer, desenvolver, com mais qualidade de vida para as pessoas. Nas minhas orações, eu procurei pedir a Deus que pudesse colocar na minha frente pessoas que tivessem o compromisso com o povo e com a cidade. Hoje tenho a alegria de dizer que Itinga tem padrinhos que desejam e fazem o melhor por Itinga”, disse.

Finalizando os discursos, o governador em exercício, Carlos Brandão, ressaltou que o Governo do Maranhão tem priorizado as demandas apresentadas pelo prefeito Lúcio. Frisou o potencial do Sítio Barreiras para a economia do estado, que tem tudo para crescer ainda mais e gerar empregos. Também destacou que vai lutar em Brasília para reativar completamente a agência do Banco do Brasil, um grande desejo da população. “Temos alguns compromissos que faltam realizar em Itinga e que passam por nosso planejamento. Queremos muito resolver a questão do hospital, que é muito importante para o povo”, concluiu.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


4 + 2 =