Publicidade
Página Inicial

Estudo aponta Imperatriz entre as sete principais cidades brasileiras em sustentabilidade

09/08/2019 às 13:26 em Geral

Objetivo da pesquisa é apontar o desenvolvimento dos municípios no processo de coleta seletiva!

Projeto beneficia cerca de 200 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica (Foto: Arquivo)

Com base em pesquisa do Compromisso Empresarial para Reciclagem-Cempre, o município de Imperatriz, com 258 mil habitantes, dados do IBGE, se configura entre os 7 principais municípios brasileiros que mais reciclam materiais, com 4,7%, acima da média nacional 3,7%. Os números se aproximam de grandes cidades como Florianópolis, SC, 6%, Palmas, TO, 6%, e Goiânia, GO, 5,7%. Segundo dados da entidade, das 5.570 unidades administrativas municipais, apenas 1.227, cerca de 22% do total, operam com programas de Coleta Seletiva.

Para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda, o estudo serve como termômetro para que os municípios acompanhem em nível nacional seus desempenhos, metas e diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Nosso prefeito Assis Ramos sabe que a melhoria na destinação de resíduos faz com que Imperatriz alcançasse índices importantes no processo de coleta seletiva, por isso tem nos dado todo apoio nesse sentido. No entanto, somos sabedores que ainda temos grandes desafios em relação à reciclagem. Por isso a Semmarh, por meio do Departamento de Educação Ambiental vem desenvolvendo um trabalho de conscientização em diversos pontos da cidade”. Ela acrescentou ainda que “a reciclagem é uma excelente alternativa para a problemática de resíduos sólidos urbanos, alcançando a esfera ambiental, o âmbito social e o desenvolvimento econômico”, informou.

Desde os anos 1990, com o aumento do consumo das famílias, a questão dos resíduos sólidos tem ganhado notoriedade no Brasil. A Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, PNRS, estabelece que a Coleta Seletiva é obrigação dos municípios em um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por moradores ou empresas da cidade. “Apesar de ainda termos muito que fazer, quando olhamos a situação política e econômica do país, o resultado é muito positivo, conseguimos aumentar muito a reciclagem. O Brasil tem uma legislação extremamente avançada e vem criando um modelo bastante versátil, em que vários formatos de reciclagem coexistem, de acordo com as possibilidades regionais”, destacou o secretário adjunto da Semmarh, Flávio Oliveira.

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, passou a desenvolver a coleta seletiva em setembro de 2018, no regime porta a porta. Sendo a primeira cidade do Maranhão a contar o serviço de Coleta Seletiva nas residências e frutos deste trabalho o município de Imperatriz foi premiado com o 1º lugar em gestão ambiental no Estado do Maranhão. O projeto desenvolvido em parceria com empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. “Temos um conjunto de ações para fazer dar certo a gestão de resíduos. Começando com um elemento fundamental que é o cidadão, a pessoa. Se o cidadão não estiver adepto, aberto a participar de um sistema de gestão de resíduos, principalmente de reciclagem, esse sistema não funciona”, disse Jairo Sant’Ana, coordenador de Coleta Seletiva.

Em 2018 o projeto de Coleta Seletiva do município alcançou quase 263 toneladas de recicláveis e nos primeiros 06 meses de 2019 já foram contabilizadas cerca de 232.380 toneladas coletadas e encaminhadas para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. O projeto beneficia cerca de 200 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e têm na coleta de resíduos a principal fonte de renda.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 − 7 =