Publicidade
Página Inicial

Francisca Primo debate ações em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional

22/03/2018 às 22:07 em Política
Francisca 01

Encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão

Com o objetivo de debater os avanços e ações da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da SAN e deputada estadual, Francisca Primo (PCdoB), se reuniu na tarde da última quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Maranhão com diversos representantes das áreas afins. Na ocasião foram pautadas a discussão sobre legislação de SAN e Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Na ocasião, a deputada Francisca Primo destacou o início da sua relação com o SAN e dos projetos de leis já aprovados direcionados para o setor. “Iniciei minha atuação quando ainda era secretária de Assistência Social de Buriticupu, depois no mandato de deputada propus projetos de leis que foram aprovados nas áreas de orientações sobre educação e segurança alimentar nas escolas, aproveitamento de alimentos e combate ao desperdício e instituição da semana estadual da alimentação. Parabenizo a todos por estarem contribuindo com a política de SAN em nosso estado”, destacou a parlamentar.

Francisca 02

Deputada Francisca Primo (PCdoB) destacou o início da sua relação com o SAN

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do estado, Lourvidia Caldas, fez uma retrospectiva das ações da SAN no estado e destacou a parceria que tem feito com as coordenações de nutrição e também da referência do Maranhão em nível nacional. “O Maranhão tem 33 adesões ao SISAN e existem adesões que estão sendo concluídas na Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) para serem encaminhadas para Brasília. Essa reunião é de extrema importância, pois sabemos que a deputada é militante nesta luta em prol do avanço na política do SAN”, apontou a secretária.

Fazendo um balanço positivo da reunião, a nutricionista Marília Lacerda avaliou a importância da realização do evento em relação as estratégias que foram traçadas para que mais pessoas tenham acesso à alimentação de qualidade. “Existe uma questão de órgãos envolvidos para o bom funcionamento da política no SAN e também para o incentivo à agricultura familiar que é de extrema importância na qualidade dos alimentos. Com os pontos traçados nesse encontro vamos avançar ainda mais”, destacou a nutricionista.

Representações das entidades afins da Segurança Alimentar e Nutricional – SAN, que estiveram presentes:

  • CONSEA/MA;
  • Sindicato dos Nutricionistas;
  • Bolsistas do projeto Consolida SISAN;
  • Acadêmicos do Curso de Nutrição do Pitágoras;
  • Coordenações do Curso de Nutrição da UFMA e Pitágoras;
  • Representantes de Nutricionistas do PNAE/MA;
  • Fórum Maranhense de SAN;
  • Secretaria Adjunta de Estado de Segurança Alimentar e Nutricional;
  • SASAN;
  • Equipe da CAISAN;
  • Equipe Técnica do Gabinete da Deputada Estadual, Francisca Primo.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 − 3 =