Publicidade
Página Inicial

Homenagem: Juiz Raphael Leite recebe título de Cidadão Buriticupuense

03/06/2019 às 22:09 em Geral

Blog do Jó Fernandes

A Câmara de Vereadores de Buriticupu, realizou na manhã da última sexta-feira(31), uma sessão solene para entrega de título de Cidadão Buriticupuense ao juiz de Direito Dr. Raphael Leite Guedes, titular da 1ª Vara da comarca de Buriticupu-MA. Na mesma seção foi entregue ao magistrado, uma monção de aplausos de autoria do vereador, Prof. Estaniel (PR).

Segundo o presidente da casa de leis, as honrarias concedidas ao magistrado se justificam pelos relevantes serviços desenvolvidos e prestados pelo juiz a frente da 1ª Vara da Comarca do Município, em especial o projeto “Judiciário na Escola”, que já arrecadou aproximadamente 35 mil reais, em livros, que foram doados para escolas localizadas na comarca. Em apenas duas edições, o projeto já concorre ao ‘Prêmio Inovare’ na categoria Juiz do ano 2019, o maior e mais importante prêmio da justiça brasileira, “Óscar da Magistratura do Brasil”.

Em tempos de contingenciamento de verbas para a educação, o judiciário em Buriticupu investe em leitura, pois acredita que com o aumento da leitura diminui a violência. Estiveram presentes,  os advogados Dr. Bruno Arruda e Dr. Thales Ferreira, Jailson Soares, secretário de administração de Buriticupu, servidores do Judiciário e da Promotoria, representante da defensoria pública, imprensa, populares, e familiares dos homenageados.

No final da cerimônia, a câmara inaugurou nas dependência da casa um posto de arrecadação de livros para o projeto Judiciário na Escola, demonstrando total apoio ao projeto de iniciativa do magistrado. “Muitos me disseram para não vir, senhoras e senhores, muitos me relataram histórias e acontecimentos da cidade de Buriticupu, com inúmeras mortes trágicas, falta de segurança, número reduzido de servidores no fórum e um acervo imensurável de processos aguardando solução pelo poder judiciário, porém, em que pese tais adversidades, decidi enfrentar o desafio, com o pensamento de que a missão do juiz é mudar a realidade social, transformar o senso de impunidade e descaso vivenciado em uma sociedade, para o pensamento de credibilidade do cidadão perante o poder judiciário, através da tomada de decisões rápidas e desprovidas de parcialidade. Com esse pensamento e coragem, entrei em exercício em meados do mês de novembro do ano de 2017 para assumir as funções de juiz de direito titular da 1 vara de Buriticupu, ciente do enorme desafio de transformar a visão dos cidadãos Buriticupuense de uma justiça burocrática, fechada e distante do seu principal destinatário, o povo. Trouxe comigo para Buriticupu a ideia de que o juiz não deve ser aquele enclausurado em seu gabinete e detentor apenas de conhecimento jurídico para solucionar processos, o bom juiz é aquele que, além do saber jurídico, deve conhecer a realidade social e necessária da população, é saber que cada processo existe vidas que esperam ansiosas a solução das controvérsias levadas ao judiciário. Durante essa caminhada foram proferidas mais de 4.000 Sentenças, prolatadas aproximadamente 6.000 Decisões, além de milhares de processos arquivados. Hoje, posso afirmar publicamente que, a 1 vara desta comarca é uma unidade jurisdicional de excelência, vencedora das metas do poder judiciário Maranhense, no ano de 2018, fato então, inédito desde a criação desta comarca, na qual as decisões são proferidas e cumpridas rapidamente, conferindo a tão sonhada celeridade da justiça a toda a nossa população. Por fim registro meus sinceros agradecimentos ao Excelentíssimo senhor, vereador Jairo Macedo Lima, pela iniciativa da autoria do decreto legislativo que concedeu a este magistrado o honroso título de cidadão Buriticupuense , bem como ao vereador prof. Estaniel, pelos repetidos elogios à atuação deste magistrado, nas sessões ordinárias desta casa, bem como pela apresentação de requerimento de monção de aplausos desta casa legislativa, ao presidente Aristides e a toda edilidade, meu muito obrigado”, disse Raphael Leite Guedes.

 

 

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 + = 12