Publicidade
Página Inicial

Imperatriz: Conferência discute Segurança Alimentar e indica delegados

01/07/2019 às 05:15 em Geral

O tema deste ano foi “O Brasil e o Mapa da Fome: Estratégias para superação da Insegurança Alimentar”!

A participação popular é crucial para as tomadas de decisões (Foto: Sara Batalha)

A IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, ocorreu durante todo o dia da última sexta-feira, 28, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz, UREI. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, e Conselhos Municipal e Estadual de Segurança Alimentar. O tema deste ano foi: O Brasil e o Mapa da Fome: Estratégias para superação da Insegurança Alimentar. No decorrer da programação foram realizadas palestras, discussões em grupos, aprovação do Regimento da conferência e eleição dos delegados para representar Imperatriz na Conferência Estadual.

De acordo com a secretária da Sedes, Janaina Ramos, “Imperatriz está à frente em relação às Políticas e equipamentos de combate à fome. Mesmo com todas as dificuldades financeiras, a Sedes dispõe de importantes programas para garantir a segurança alimentar e nutricional, como o Restaurante Popular e Banco de Alimentos. Mas, ainda assim, temos muito para avançar”, ressalta.

Para a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Semed, Andressa Silva, o evento é importante porque possibilita “discutir quanto à execução dos programas e equipamentos da Política de Segurança Alimentar; avaliar se os recursos são eficientes e estão sendo bem utilizados para o funcionamento dos mesmos e conhecer a realidade de cada setor, através dos debates”, destacou a servidora.

Programação

A Conferência foi iniciada com o credenciamento dos participantes. Em seguida foi discutido e aprovado o Regimento da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Depois foram explanadas as seguintes palestras: O Brasil e o Mapa da Fome – Avanços, Recuo e Importância do Sistema de San para o Município, o Maranhão e o Brasil, com a nutricionista Juraciara Alves.

A Política de San no Município: Programas, Equipamentos e Financiamento, foi o tema da palestra ministrada pelo coordenador de Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, da Secretaria Municipal de Agricultura, Dablith Novais, juntamente com a coordenadora do Banco de Alimentos, Arivânia Matias.

Foram realizadas apresentações de propostas para melhorias neste setor, intervenções no final das palestras e a eleição de três delegados e três suplentes representando o Pode Público; seis titulares e quatro suplentes representando a Sociedade Civil Organizada. Foi servido aos participantes, um coffe breack e almoço no Restaurante Popular, nos intervalos entre as atividades.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


3 − = 0