Publicidade
Página Inicial

Pela primeira vez, SEDEJ realiza Jogos para pessoas especiais em Açailândia

16/10/2017 às 22:44 em Esporte

Esporte ESSAA prefeitura de Açailândia, através da SEDEJ – Secretaria de Desporto e Juventude, realizou na manhã desta segunda-feira,16, a 1ª. Edição dos Jogos Paradesportivos de Açailândia. A abertura aconteceu na quadra coberta da SEDEJ e contou com a participação dos alunos da Escola Roseana Sarney que fora liberado especialmente para ver a cerimônia de abertura.

O certame esportivo, têm por finalidade, desenvolver uma política pública de inclusão, viabilizando a participação de atletas com deficiência física e visual representantes das Instituições locais, bem como potencializar a representação paradesportiva de Açailândia em âmbito estadual. Esta é a primeira vez, que um evento esportivo voltado para as pessoas com deficiência física e audiovisual, é realizado no município pela prefeitura.

Participam da competição a A.E.EA – Associação dos Estudantes Especiais de Açailândia; ADEFIA –Associação das Pessoas com Deficiência de Açailândia; APAE – Associação de Pais e Amigos Excepcionais; ASA – Associação dos Surdos de Açailândia; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; COMDIPE – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; D.P.E.E. – Departamento de Pessoas Especiais de Educação e Escola Municipal Arenyvya Gonçalves, nas modalidades: Futsal, Natação, Atletismo, Dama, Queimadas e Tênis de Mesa.

Para composição da mesa de honra, foram chamados: representando o prefeito Juscelino Oliveira, o Secretário de Esportes, Glen Soares, representando o Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência, o senhor João Luis, o Secretário de Indústria e Comércio, Cleones Matos, a Secretária de Assistência Social, Zetinha Sampaio e a ex-vereadora e Secretária de Assistência Social Fátima Camelo. Na ocasião, foram executados os hinos: nacional e de Açailândia.

De acordo com Eliezer Araújo, coordenador do projeto, a competição segue até o próximo dia 20, quando acontece o encerramento e revelado os vencedores da competição. “ O Projeto vem ganhando seu espaço a nível nacional. A Secretaria de Desportos e Juventude, apresenta a primeira semana dos Jogos Paradesportos em Açailândia, juntamente com entidades representativas das pessoas com deficiência. Essa é a primeira de muitas que virão”, disse Eliezer.

Já o Secretário Glen Soares, agradeceu o apoio do prefeito Juscelino Oliveira e a presença dos secretários presentes no evento e toda a sua equipe envolvida na organização dos jogos. “Estamos realizando estes jogos como forma de inclusão social, valorizando as pessoas com deficiência do nosso município”, ressaltou Glen Soares.

“O evento é muito importante, porque resgata o esporte voltado para a pessoa com deficiência em nosso município que estava esquecido. Estas pessoas também tem os seus direitos como qualquer outra pessoa norma. Eles também gostam de se divertir de ter o seu lazer e o esporte preferido. Hoje estamos realizando uma competição saudável entre eles e isso é inclusão social”, finalizou Cristina, destacando o trabalho desenvolvido pela APAE em Açailândia.

ASCOM/PMA

 Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


7 + = 11