Publicidade
Página Inicial

Iniciativa do MP leva à elaboração de fluxo de atendimento para usuários de Álcool e Drogas em Açailândia

01/08/2013 às 07:52 em Justiça
30.07.2013_Açailândia_Malheiros

A reunião foi realizada no auditório do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Açailândia.

Açailândia – Em reunião realizada no último dia 23, no auditório do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Açailândia, foi apresentado o fluxo de atendimento para crianças, adolescentes e adultos usuários de álcool e outras drogas no município. A reunião foi promovida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) e pelo Conselho Municipal de Política sobre Álcool e outras Drogas (compad).

O fluxo de atendimento é resultado da atuação da 4ª Promotoria de Justiça de Açailândia, que atua na área da infância e juventude. A promotoria instaurou um inquérito civil em 2011, no qual investiga a ausência de programa e locais destinados ao atendimento, diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes usuários e dependentes de drogas no município.

O inquérito, conduzido pelo promotor Gleudson Malheiros, verificou a falta de uma política municipal de atendimento bem definida, evidenciada pela falta de articulação entre os órgãos públicos e privados. Com isso, não havia uniformidade e nem conhecimento sobre como os casos deveriam ser encaminhados.

A partir de então, o MPMA passou a incentivar a Secretaria Municipal de Saúde a construir um modelo de fluxo de atendimento, que foi elaborado em parceria com o Compad.

Na reunião, o fluxo foi apresentado a órgãos como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), hospital municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Estratégia Saúde da Família (ESF), comunidades terapêuticas, Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação e Polícias Militar e Civil, que fazem parte do sistema de atendimento.

Representando o Ministério Público, também participaram da reunião as promotoras Glauce Mara Lima Malheiros (1ª Promotoria de Justiça) e Samira Mercês dos Santos (3ª Promotoria de Justiça de Açailândia).

Da assessoria de comunicação do MPMA


Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


3 + 5 =