Publicidade
Página Inicial

Irmão do prefeito de Itinga do Maranhão é acometido de “meningite” e vai para UTI

17/02/2018 às 01:32 em Geral
Moacir TOPO

Moacir Filho é o homem forte da administração municipal de Itinga do Maranhão. Foto: Divulgação

Informações obtidas com exclusividade pelo Blog do Antônio Marcos no início da noite desta sexta-feira (16), dão conta de que o empresário e secretário de Administração e Finanças do município de Itinga do Maranhão, Moacir Neves de Oliveira Filho, o “Moacir Filho” (Irmão do prefeito Lúcio Flávio), se encontra internado em estado grave em uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Rafael, em Imperatriz/MA.

Há relatos de que a cerca de 03 (três dias) o empresário Moacir Filho trabalhava normalmente quando começou a passar mal, tendo que ser levado às pressas para o Hospital. Ao dar entrada no HSR, foi imediatamente submetido a exames que diagnosticaram que o mesmo está com “meningite”, doença que ano de 2016, vitimou mais de mil pessoas no Brasil.

Ainda de acordo com informações apuradas pelo titular desta página, o empresário seria transferido para um centro de saúde mais avançado em São Paulo, mas não foi possível porque seu quadro clínico se agravou. Os profissionais de saúde aguardam o paciente reagir, para só então fazer a transferência!

Sobre a Meningite

Os sinais e sintomas iniciais da doença meningocócica — incluindo febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito — assemelham-se aos do resfriado e de outras doenças virais comuns. Na sequência, o paciente pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Após 15 horas, o quadro geralmente evolui para confusão mental, convulsão, sepse e choque, falência múltipla de órgãos e risco de óbito. Essa rápida progressão deixa pouco tempo para o diagnóstico e tratamento apropriados em tempo hábil, reforçando a necessidade de prevenção da doença por meio de vacinação.

O diagnóstico inicial da doença meningocócica é clínico, feito por exclusão de outras doenças, já que seus primeiros sintomas são inespecíficos, tornando o diagnóstico geralmente dificultoso. O diagnóstico laboratorial é realizado a partir da análise e cultura de amostras de sangue e de líquor. A coloração pela técnica do Gram (exame simples e rápido) pode ajudar a aumentar o grau de certeza do diagnóstico clínico.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 7 = 16