Publicidade
Página Inicial

Já em funcionamento 10 Leitos de UTI’s na cidade de Açailândia…

03/11/2020 às 12:48 em Sem categoria

Três pacientes que estavam na UPA de Açailândia à espera de leitos de UTI, foram transferidos para os novos leitos logo após a inauguração e higienização do local, na sexta-feira, dia 30. Um paciente que aguardava cirurgia e que estava internado em Imperatriz, retornou imediatamente para Açailândia, pois com UTI no Hospital Municipal, pode ser submetido a uma complexa e grave cirurgia ortopédica

A Prefeitura de Açailândia inaugurou na última sexta-feira (30), 11 leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTI) novinhos no Hospital Municipal de Açailândia (HM, 10 em pleno funcionamento e um outro de reserva para utilização caso se faça necessário.

Toda a Ala Médica foi construída tijolo a tijolo, para receber equipamentos ultra modernos com recursos do tesouro municipal de Açailândia – e, atendendo as exigências do Ministério da Saúde sobre a contratação de uma equipe de intensivistas, entrou em funcionamento na última sexta-feira.

A cidade de Açailândia foi palco de muita comoção e dor pela perda de um ente querido que ficava agonizando em um leito hospitalar, aguardando por vagas em UTI’s na cidade de Imperatriz e São Luis – muitas vidas se perderam nos 70 quilômetros que separam a cidade de Açailândia a Imperatriz – faltou o atendimento em um Leito de UTI próximo da ocorrência, ou seja, nas unidades de saúde de Açailândia.

Desde que assumiu a gestão do município de Açailândia, o prefeito Aluísio Sousa (Republicanos) não mediu esforços para que este sonho antigo de quase 40 anos, pudesse se tornar realidade.

O prefeito Aluísio assinou a ordem de serviços da construção dos leitos de UTI em fevereiro deste ano, nos primeiros meses do seu governo. Após oito meses com uma das melhores estruturas do estado, foram entregues 11 leitos de UTI’s para a população de Açailândia.

Agora os pacientes de Açailândia não terão que ser transferidos para outros municípios para serem internados em uma UTI. Ainda na noite de sexta-feira, três pacientes que estava na UPA de à espera de leitos de UTI, foram transferidos para os novos leitos. 

A Unidade de Terapia Intensiva de Açailândia homenageia a pastora Maria Leide Albuquerque Chaves, por seus relevantes serviços prestados à população açailandense. Leide Chaves, faleceu em junho deste ano vítima de Covid-19.

Os novos Leitos de UTI’s da cidade de Açailândia contam também com um moderno serviço de Nefrologia, aonde os pacientes, quando necessitam, realizam o tratamento de hemodiálise no próprio leito, sem necessidade e deslocamento.

A cidade de Açailândia que já realiza complexas cirurgias ortopédicas, em breve também realizará cirurgias de cabeça, pescoço e até cirurgias no coração.

As Unidades de Tratamento Intensivo do tipo II da cidade de Açailândia contam com os seguintes profissionais:

 – Um responsável técnico com título de especialista em medicina intensiva ou com habilitação em medicina intensiva adulto;

 – Um médico diarista com título de especialista em medicina intensiva para cada 10 leitos, nos turnos da manhã e da tarde;

 – Um médico plantonista exclusivo para até 10 pacientes;

 – Um enfermeiro coordenador, exclusivo da unidade, responsável pela área de enfermagem;

 – Um enfermeiro, exclusivo da unidade, para cada 10 leitos, por turno de trabalho;

– Um fisioterapeuta para cada 10 leitos no turno da manhã e da tarde;

 – Um auxiliar ou técnico de enfermagem para cada 2 leitos, por turno de trabalho;

–  Um funcionário exclusivo responsável pelo serviço de limpeza;

 – Acesso a cirurgião geral, torácico, cardiovascular, neurocirurgião e ortopedista.

Blog do Wilton Lima

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


1 + 7 =