Publicidade
Página Inicial

Já está disponível vacina contra nova variante da COVID-19, em Imperatriz

21/06/2024 às 08:34 em Sem categoria

O Ministério da Saúde iniciou uma nova fase do Movimento Nacional pela Vacinação, visando imunizar 70 milhões de brasileiros contra a Covid-19. Mais de 120 mil doses foram distribuídas em todo o Maranhão nessa fase inicial. A vacina pode ser tomada por adultos e crianças a partir de seis meses de vida.

A enfermeira e professora da Faculdade de Medicina FAMEAC, Flavia Monari, ressalta a importância de manter a vacinação atualizada. “É importante que a população entenda que as vacinas são um meio eficaz de proteção. Manter o calendário de vacinação atualizado é o melhor caminho para diminuir os casos de doenças graves em uma população. A vacinação contra a Covid-19 foi fundamental para controlar a pandemia, e continuar se vacinando é essencial para evitar um novo aumento de internações e óbitos.”

Nesta etapa, a vacina monovalente XBB.1.5 foi incluída no calendário. “A maior diferença desta vacina é sua capacidade de combater a subvariante ômicron XBB 1.5, a cepa predominante no momento. Os vírus têm a capacidade de se adaptar através de mutações, e a nova vacina monovalente garante proteção contra essas variantes”, explica Monari.

Para receber a nova dose, a população deve acompanhar a distribuição pelos meios de comunicação e procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou locais estratégicos de vacinação, levando a caderneta de vacina e o cartão do SUS. “Os novos lotes desta vacina estão sendo distribuídos pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios. É importante estar atento aos anúncios para saber quando e onde a vacinação estará disponível”, orienta Monari.

A enfermeira alerta para os riscos de não receber a nova dose ou manter a vacinação incompleta. “Quem está com a vacinação incompleta pode procurar as UBS para atualizar suas vacinas. Não se vacinar não afeta apenas o indivíduo, mas pode se tornar um risco coletivo. A falta de vacinação aumenta os riscos de hospitalização, complicações e óbitos decorrentes da doença. Vacine-se, é uma proteção para você e para todos ao seu redor.”

É importante verificar na UBS mais próxima se as doses já estão disponíveis. A campanha reforça a importância de proteger a população contra as novas variantes do vírus e manter a segurança de todos.

SERVIÇO – A nova vacina está sendo oferecida nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Vila Redenção Ii, Santa Lúcia, Itamar Guará, Vila Macedo, Frei Tadeu, Boca Da Mata, Santa Inês, Bom Sucesso, Caema, Bacuri, Sebastião Régis, Petrolina, Olho D’água, Lagoa Verde, São José, Santa Rita, Bom Jesus, Centro Novo, Vila Lobão, Maria Das Graças (Cafeteira), Ayrton Sena, Vila Nova, Maria Aragão, Osmarina Noleto (Nova Vitória), Nova Imperatriz, Milton Lopes, Coquelândia, Ouro Verde, Planalto, Parque Amazonas, Vila Fiquene, Três Poderes, Beira-Rio e Ana Daves (Parque Buriti).

As UBS do Camaçari, Vila Davizinho e Sanharol estão aguardando reabastecimento.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 + = 15