Publicidade
Página Inicial

Janaína Ramos assume presidência da ONG “Patrícia Fios de Esperança”

11/10/2017 às 07:19 em Geral

 

Organização confecciona perucas para pacientes em tratamento de câncer.

Janaina Ramos

“Fio de Esperança” vai ajudar na cura do câncer, fortalecendo autoestima

Cerimônia de posse foi realizada na última sexta feira, 07, durante abertura oficial da campanha outubro rosa na Universidade Ceuma. Evento contou com palestra sobre câncer de mama e incidência da doença no Maranhão, ministrada pelo oncologista Jorge Lira. Além da primeira dama, participaram da solenidade, o secretário Adjunto de Saúde do Município, Marcondes Carneiro, a gestora do campus, Michele Martins e a presidente do instituto Amar Mais, Natália Nakamura.

“Recebo o comando da ONG nesse mês que é dedicado à prevenção do câncer de mama, e não por acaso, pois estamos totalmente empenhados nessa batalha. Além de ampliarmos a oferta de serviços que proporcionam diagnóstico precoce na rede pública do Município, assumo agora essa frente de trabalho que leva além de perucas, esperança, às mulheres com câncer. Com autoestima elevada, a pessoa se sente mais forte, na luta contra a doença” – ressaltou Janaina.

Janaina Ramos 2Para a primeira dama, o resgate de autoestima é de fundamental importância para fortalecer o ânimo do paciente em busca da cura. “A gente pode e quer ajudar. Inclusive já iniciamos os trabalhos em parceria com o cabeleireiro Kaick Hair Stylist e a peruqueira Marinalva Castelo Branco” – disse. Janaina informa que durante esse mês junto às palestras nas Unidades Básicas de Saúde, UBS, e nos Centros de Referência em Assistência Social, CRAS, está sendo oferecido corte gratuito para quem deseja doar o cabelo e cadastro de pessoas para o curso de perucas.

A cerimônia de sexta, assim como as ações da ONG, integram as atividades do Outubro Rosa 2017 que está sendo realizada de modo diferente, visando atender um número maior de mulheres e alertar a população sobre o câncer de mama. Para tanto, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, clínica Oncoradium, Hospital São Rafael, Instituto Amar Mais, Ampare e ONG Patrícia Fios de Esperança uniram forças e realizam uma programação única na cidade, contando ainda com o apoio do Kaick Hair Stylit, Bodin Bike Shop, Instituto Avon, Unisulma, Banco do Brasil e Exército Brasileiro.

A ONG imperatrizense:

“Patrícia Fios de Esperança”, faz referência a outra organização idêntica que já opera em outra região do Brasil, e faz homenagem a uma paciente infantil do câncer. O trabalho da instituição é concentrado na confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer que sofrem com a perda de cabelo nas sessões de quimioterapia. Dados recentes revelam que existem 187 mulheres em tratamento e na fila da peruca, e que não são poucas as mulheres saudáveis que querem doar cabelos.

Maria Almeida – ASCOM
Foto: Dávila Henrique

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 3 = 2