Publicidade
Página Inicial

Juiz Márlon Reis lança livro às 19h desta quinta-feira, em São Luis

27/02/2014 às 15:58 em Justiça

MARLON REIS“O gigante acordou? O que fazer a seguir? Por onde começar a mudança?” Estas são perguntas respondidas pelo juiz de direito Márlon Reis no livro “O Gigante Acordado – Caminhos Para a Revolução Democrática Brasileira”, que será lançado nesta quinta-feira (20), às 19h, no auditório Josué Montello, do Ceuma Renascença.

No livro, Márlon Reis opina sobre como é possível manter o Brasil de pé por meio de uma profunda reforma política, que começa nos direitos de cada cidadão e se reflete nos deveres de cada político.

Para ele, se por um lado milhares de pessoas saíram às praças pela primeira vez – alusão das manifestações populares de junho de 2013 ao “gigante” que finalmente abandona o “leito esplêndido” -, por outro se deve lembrar que a construção de um Brasil mais crítico vem de longe. “Assistimos a uma inédita ação coletiva de um país irresignado, capaz de se engajar em causas que ultrapassam a omissão que sempre marcou nossa cultura política”, assinala o magistrado.

Segundo Márlon Reis, a sociedade não deseja a criminalização da política ou o seu sufocamento. Pelo contrário, as organizações sociais lutam pelo controle social e transparência das administrações públicas, pela aplicação plena da Lei da Ficha Limpa, pela instituição do voto aberto nos parlamentos e pedem mais política e mais democracia.

 “Esta cobrança decorre do fato de a sociedade brasileira estar avançando, aprendendo, educando-se e, com isso, dobrando as exigências”, opina.

No livro, Reis fala também sobre as características dos movimentos sociais; o papel do das redes sociais para mobilização das pessoas; a importância dos partidos políticos; efeitos do financiamento das campanhas no processo eleitoral; a liberdade de expressão e o papel da mulher no exercício da política.
Durante o lançamento, a ex-deputada estadual Helena Heluy fará a apresentação do autor, que foi um dos redatores da Lei da Ficha Limpa.

Atualmente Márlon Reis exerce o cargo de coordenador do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Maranhão. O arcebispo de São Luís, Dom Belisário, além de compor a mesa, receberá um exemplar da obra, representando simbolicamente a luta da sociedade civil pelo aprimoramento da política. “O evento é aberto ao público interessado nos temas manifestações, ficha limpa e reforma política”, convida o autor.

Da Asscom do TJMA

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 5 = 4