Publicidade
Página Inicial

Lançado em Açailândia pelo Banco do Nordeste, o Plano de Ação para a bovinocultura

21/12/2019 às 20:52 em Geral

O superintendente estadual do Banco do Nordeste Hailton José Fortes esteve em Açailândia reunido com a classe de produtores rurais, agropecuarista, empresários e representantes de entidades do setor produtivo, e do Comitê Gestor Territorial, no Santa Maria Hotel para tratar do lançamento do PAT – Plano de Ação Territorial do Cerrado Amazônico com foco na potencialização dos resultados da atividade de bovinocultura de leite.

A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodecer) do Banco do Nordeste e abrange os municípios de São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca e Açailândia.

Além do superintendente Hailton Fortes, participaram do lançamento, o gerente estadual de Desenvolvimento Territorial, Mauro Nascimento, o secretário municipal de Agricultura de Açailândia, Cristiano Neto, o presidente do SINPRA, Paulo Lira, secretários de governo dos municípios e vereadores.

O Comitê Gestor do Território Cerrado Amazônico é composto por órgão envolvidos nas cadeias produtivas, de fomento, de pesquisa e da sociedade civil organizada, como o Sebrae, SENAR, universidades, prefeituras, câmaras municipais, secretarias de Estado e municipais, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (AGERP), sindicatos, entre outros.

De acordo com o secretário de Agricultura de Açailândia, Cristiano Neto, o Plano já vem sendo estudado há vários meses com a participação de representantes de vários segmentos da cadeia produtora de leite da região.

“O Banco do Nordeste é o grande responsável por este evento. Hoje é o grande dia do lançamento do Plano para a sociedade, bem como para os produtores e entidades aqui representadas dos quatros municípios envolvidos e o objetivo maior é o aumento da produtividade do leite no prazo de quatro anos e o produtor com maior lucro. Estamos muito felizes em estarmos apoiando e sediando este grande evento”, ressaltou Cristiano.

Já o superintendente do BNB, Hailton Fortes, disse que para realizar este feito em Açailândia, reuniu com os parceiros locais para fazer a seleção da atividade da bovinocultura leiteira, pela importância que tem esta região. “O objetivo do Plano é fazer com que a produção de leite da região que já é uma atividade tradicional, passe a gerar mais receita aos produtores na mesma área que eles exploram hoje. Foi para esta finalidade que o Banco do Nordeste elaborou o Plano de Ação do Território do Cerrado Amazônico. É uma soma de fatores que irá beneficiar os produtores com o incentivo do BNB”, disse Hailton Fortes.

Paulo Lira, Presidente do Sindicato do Produtores Rural de Açailândia, ressaltou a importância e o reconhecimento do Banco do Nordeste em trazer o benefício para os produtores da região.

“Estou muito agradecido pelo reconhecimento e potencialidade que a superintendência do BNB viu na nossa região, uma região farta na produção de leite, principalmente no que diz respeitos às necessidades de cada produtor. Estamos todos de parabéns porque esta iniciativa só vai agregar ferramentas e aumentar a produção de leite e gerar mais lucros a todos. O SINPRA se coloca também à disposição do BNB para estreitar ainda mais esta parceria”, finalizou Paulo Lira.

ASCOM-PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 7 = 2