Publicidade
Página Inicial

Mãe e filho ficam feridos em acidente com trem da Vale em Alto Alegre do Pindaré

16/03/2017 às 07:30 em Geral
vale

Moradores interditaram a estrada de ferro para protestar contra danos causados pela companhia

Na última segunda-feira (13), duas pessoas se feriram quando tentavam atravessar a ferrovia Carajás, no município de Alto Alegre do Pindaré /MA. O trem da empresa Vale encontrava-se estacionado nas proximidades, quando uma mulher e seu filho passavam por debaixo do trem, nesse momento o trem deu partida atingindo os dois. No acidente ocorrido entre as Vilas Fufuca e Vila Davi, a mãe perdeu um dedo e a criança teve um dos braços amputado.

Segundo relatos dos moradores, as vítimas foram hospitalizadas na cidade vizinha, Santa Luzia do Tide/MA, e seguem se recuperando. O acidente provocou protestos dos moradores, que interditaram a ferrovia, por dois dias, solicitando passagens seguras para o tráfego de pessoas.

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) corta 24 municípios maranhenses e causa inúmeros transtornos à população que reside ao longo da via-férrea. Segundo a rede Justiça nos Trilhos, houve uma média de oito atropelamentos por ano, entre 2006 e 2013. O ano de 2007 registrou o maior número de casos, no total 23 pessoas morreram atropeladas por trens operados pela Vale, no corredor de Carajás.

Faltam passagens seguras

O trem de carga da Vale S.A possui 330 vagões, com extensão total de 3,3 quilômetros. Muitas comunidades que estão próximas a ferrovia se queixam pela falta de passagens seguras, e alegam que são obrigadas a passarem por debaixo do trem inúmeras vezes, devido a este ficar parado por horas impedido a passagem dos moradores.

Com 892 quilômetros de extensão, a EFC possui 725 pontos em que há passagem de pessoas, animais e/ou veículos, no entanto possui um número baixo de travessias seguras, o que propícia acidentes na ferrovia.

Em 2016, a empresa Vale foi condenada a pagar indenização por danos morais à família de um homem, morto em 2009 num acidente envolvendo um dos trens da empresa, no Povoado de Olho D’água dos Carneiros, em Santa Inês.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − 8 =