Publicidade
Página Inicial

MS aponta avanço no setor em Açailandia na gestão do Pref. Juscelino Oliveira

26/04/2016 às 12:02 em Política
DSC_0100

Prefeito Juscelino Oliveira durante entrega de ambulâncias para o HMA

Uma avaliação técnica do Ministério da Saúde apontou avanços no setor no município de Açailândia, na gestão do prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB). A melhoria na área da Saúde municipal foi anunciada por técnicos da pasta na semana passada.

Apoiadora temática da Rede Cegonha, Benta Lopes Silva, que comandou a equipe na avaliação de Açailândia de que resultados encontrados foram muito positivos. “A área da saúde tem equipamentos fundamentais construídos nos princípios da humanização e assistência, principalmente no materno-infantil”, disse a representante do ministério.

A equipe do Ministério da Saúde avaliou a retomada do projeto da “Rede Cegonha”, da construção da UTI Neonatal que terá 10 leitos e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. “Assumimos a prefeitura muito desorganizada, iniciamos a gestão no escuro. Mas, com muito trabalho regularizamos tudo e pudemos fazer essa série de investimentos na área da Saúde e em outros setores do nosso município”, declarou o prefeito Juscelino Oliveira.

Uma das primeiras ações no setor da Saúde na gestão do comunista e destacada pelo ministério foi a ampliação e reforma do hospital que possibilitou a construção de 12 leitos para a UTI Neonatal – quatro leitos intermediários – que permitiu o inicio do projeto da Rede Cegonha em Açailândia. “O projeto tem como objetivos o novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança, rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade, além da redução da mortalidade materna e neonatal”, explicou Oliveira.

Além dos 12 leitos da UTI Neonatal, o prefeito Juscelino Oliveira está negociando com o Governo Estadual a construção de oito leitos de UTI para o Hospital Municipal de Açailândia. “Já conversamos com o governo, estamos aguardando uma resposta que será positiva. O governador Flávio Dino é muito sensível a essas questões da Saúde”, afirmou o gestor.

A obra de conclusão da UPA de porte 2 também mereceu elogios do Ministério da Saúde. A obra foi concluída antes do prazo previsto e deve ser inaugurada no próximo mês. “Quando assumi a prefeitura a obra da UPA estava 100% paga e apenas 22% construída. Disse para a população de Açailândia que em menos de quatro meses concluiria a obra. Em 105 dias fizemos a obra, aguardamos a chegada dos equipamentos para inaugurá-la”, afirmou Juscelino Oliveira.

O gestor afirmou que a área da Saúde era um dos grandes desafios de seu governo. Além das ações e serviços avaliados positivamente pelo Ministério da Saúde, o prefeito do PCdoB destacou as melhorias em todos os Postos de Saúde do município. “Equipamos todos os Postos de Saúde de Açailândia. Construímos mais sete postos de Saúde, que deveremos entregar agora em maio. Tomamos essas medidas para desafogar o Hospital Municipal de Açailândia, que é o único hospital público que temos e assegurar cada vez mais a qualidade no atendimento a população do município na área da saúde”, disse Juscelino.

Infraestrutura

Juscelino-OliveiraVinculadas as ações para a melhoria da Saúde em Açailândia, o prefeito Juscelino Oliveira afirmou que as obras de infraestrutura urbana e a construção do novo matadouro também são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Boa parte das ruas de Açailândia estavam intrafegáveis, todas esburacadas. Com o apoio do Governo do Estado colocamos 10km de asfalto via o programa “Mais Asfalto” e com recursos próprios recuperamos mais 28km de ruas do município”, disse Oliveira.

O prefeito do PCdoB planeja mais 35km de asfalto para recuperação de vias no município. “Recuperamos 1/3 das ruas com asfaltamento, fora as operações nas ruas já asfaltadas”, explicou Oliveira.

Com um dos maiores rebanhos bovinos do estado, Açailândia está sem matadouro desde o fechamento pela Vigilância Sanitária Estadual ainda na gestão passada. O novo matadouro está com 95% da obra construída e será um dos maiores do estado. “Investimos R$ 5 milhões na construção do matadouro. Teremos uma estrutura de muita qualidade. Não sabemos a procedência da carne bovina consumida em Açailândia, com o novo matadouro alcançaremos um padrão de excelência no abate dos rebanhos na região”, concluiu Juscelino Oliveira.

Jornal Pequeno

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 6 = 1