Publicidade
Página Inicial

Ministro Sarney Filho lança em Imperatriz conferência em defesa da água

26/08/2017 às 05:15 em Geral

Encontro voltado para o público infantojuvenil será realizado em março de 2018, sob o tema “Vamos Cuidar do Brasil cuidando das Águas”.

ItzO ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, lançou, nesta sexta-feira (25), no Palácio do Comércio e Indústria, em Imperatriz, a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, o evento faz parte da programação do Fórum Mundial das Águas, que será realizado em Brasília, entre 18 e 23 de março de 2018.

Em setembro começam as reuniões preparatórias em 26 estados e no Distrito Federal. A realização da conferência, iniciativa do Ministério da Educação junto com o MMA, envolve mais de 71 mil escolas, sendo cerca de 62,7 mil do ensino fundamental. Dessas, 4 mil estão nas zonas rurais, 3 mil em comunidades indígenas e 2 mil em áreas quilombolas. A edição anterior do evento foi em 2013.

A conferência tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre o respeito ao uso e preservação das águas. Eles vão conhecer o estágio de desenvolvimento das tecnologias sociais desenvolvidas para ajudar a levar água às populações em vulnerabilidade socioeconômica. O evento debate, ainda, mecanismos de melhoria da gestão das águas e ações de educação ambiental.

VÍDEOS – O evento em Imperatriz marcou, ainda, o lançamento da coleção de vídeos e de publicação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem”. A produção é resultado da parceria da Unesco no Brasil com os ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA).

A publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem é uma tradução de edição produzida pela Unesco como material de apoio para os professores e gestores da educação. O objetivo é oferecer um guia para profissionais do ensino sobre o uso da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na aprendizagem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, contribuir para a sua realização. Já a série Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças – fruto de uma parceria entre Unesco no Brasil, MMA e MEC – é composta por oito vídeos sobre nove dos 17 ODS e visa a sensibilizar crianças entre 7 e 11 anos e a comunidade escolar.

A programação também contou com a realização de oficinas sobre a Conferência, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e o Licenciamento Ambiental, este último ministrado pelo Ibama.

De O PROGRESSO

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 + = 17