Publicidade
Página Inicial

Movimento ‘Maio Amarelo’ é lançado nesta quarta-feira (08) em Açailândia

08/05/2019 às 10:46 em Geral

A campanha tem como subtema “Me Ouça”, com participação de crianças que alertam os condutores da família, para os riscos de ignorar as regras previstas na legislação viária! 

O Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT),  lançam nesta quarta-feira (08), a partir das 09h, no pátio do 11ª Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito de Açailândia, no bairro Jardim Brasil, a programação do “Movimento Maio Amarelo 2019” que, na sexta edição traz o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, escolhido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

As ações têm objetivo de envolver a sociedade em ações de conscientização sobre a segurança no trânsito. A Diretora Geral do DETRAN-MA, Larissa Abdalla, destaca o avanço do movimento e alerta para os índices de acidentes com vítimas fatais no Brasil. Segundo ela, em 2015, a mensagem do ‘Maio Amarelo’ chegou a três cidades. Já em 2016, foram realizadas ações em 84 municípios. Em 2017, as equipes da educação para o trânsito levaram para 131 cidades atividades da campanha. Em 2018, foram 139 cidades maranhenses e mais de 269 mil pessoas alcançadas.

“É importante conscientizar a população e mudar essa estatística que vem registrando, a cada 10 minutos, uma morte no trânsito brasileiro. Estamos trabalhando, incansavelmente, com apoio dos nossos parceiros, para que alcancemos os 217 municípios e para que mais vidas sejam salvas”, ressaltou a diretora.

Durante todo o mês de maio estão programadas atividades em escolas e empresas públicas e privadas, espaços de grande fluxo de veículos, bares, restaurantes, avenidas de Açailândia, dentre elas estão: palestras educativas, blitzens educativas, além de outras atividades em praças públicas

Segundo a chefe da 11ª. Ciretran de Açailândia, Hildemar Costa de Medeiros (DEDÉ), acontecerão várias atividades previstas na região, inspiradas no ‘Movimento Maio Amarelo’. “Além das palestras educativas nas escolas públicas e privadas do município onde iremos debater sobre o tema objetivando encontrarmos soluções para reduzir os índices de acidentes em Açailândia e outras cidades atendidas pela nossa circunscrição. O ‘Movimento Maio Amarelo’ é realizado anualmente com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo. Estamos na 6ª. Edição do evento e o movimento propõe todo o envolvimento direto da sociedade nas ações, bem como uma reflexão de uma nova forma de encaramos a mobilidade, assim também com um estímulo a todos os condutores de variados tipos de veículos por um trânsito mais seguro”, explicou a diretora do Ciretran/Açailândia.

De acordo com Saulo Gigante, diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Açailândia, em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. “A escolha da cor para o movimento é que o amarelo simboliza a atenção, bem como a sinalização e advertência no trânsito. “Queremos chamar a atenção da população durante todo o mês de maio com relação a prevenção de acidentes no trânsito que cresce a cada dia. Vamos trabalhar várias ações e atividades educacionais para minimizar estas situações de acidentes e evitar pincipalmente acidentes com vítimas fatais. Convidamos a todos para o pontapé inicial da campanha amanhã a partir das 09h00 no CIRETRAN de Açailândia, lembrando que o movimento seguirá com atividades durante todo o mês de maio”, finalizou o diretor Saulo Gigante.

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 6 = 3