Município de Açailândia é o primeiro do Maranhão a contar com drone para fiscalização ambiental
A secretaria de Meio Ambiente de Açailândia (SEMMA), no interior de Maranhão conta agora com o apoio de um drone profissional da DJI, veículo controlado remotamente, para a fiscalização ambiental, bem como para ajudar no trabalho de preservação dos recursos naturais existentes.
O equipamento, que será usado pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a SEMMA e a empresa de construção Civil Angulo. O drone foi entregue esta semana, e já se encontra a disposição dos servidores, para treinamento.
De acordo com o secretário Sininger Vidal, o drone agrega tecnologia ao trabalho de fiscalização, e dá mais celeridade para as ações de planejamento e monitoramento, além de ser uma ferramenta de combate de crime, em tempo real, além de ser fundamental para a coleta de provas para os inquéritos ambientais que eventualmente transcorra no âmbito da SEMMA, ou do Ministério Público Ambiental.
Mais uma vez, a Secretaria de Meio Ambiente de Açailândia sai na frente, sendo o município do estado do maranhão a contar com esta nova tecnologia a serviço do combate ao crime ambiental e para facilitar as vistorias para licenciamento de empreendimentos.