Publicidade
Página Inicial

Município de Açailândia sedia 1º. Encontro Interestadual do Conviva Educação

28/10/2018 às 07:54 em Educação

A secretária de Educação Maisa Vieira, realiza entre 24 e 25 de outubro, em Açailândia, o 1º. Encontro Interestadual do CONVIVA EUCAÇÃO, reunindo gestores, educadores e técnicos em educação de vários municípios da regional de Açailândia, no auditório do Instituto Estadual, Ciências e Tecnologia do Maranhão –IEMA de Açailândia.

O encontro voltado para a evolução da educação, contou com a participação da palestrante professora Márcia de Paula Brilhante Portela Sbrussi, do Rio Grande do Norte, especialista do CONVIVA EUCAÇÃO. Ela discorreu sob o tema: “A gestão Democrática, princípio norteador para uma educação de qualidade”. Teve também como palestrante a técnica do Plano de Ações Articuladas –PAR, em Açailândia, Nádia Janes Leite Ribeiro que abordou sobre “A eficácia do Plano de Ações Articuladas para uma gestão educacional com qualidade equidade”.

Contou com a presença da Chefe de Gabinete do Executivo Municipal, professora Rosa Maria Nascimento, representando o prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, o presidente do FUNDEB, Cícero Calixto, diretora do IEMA, Phabiana Teles, a articuladora do CONVIVA no Maranhão, Vilma da Cruz, a presidente do CAE, Arlete Silva, a articuladora loca do CONVIVA, de Bom Jesus das Selvas, Dagmar Ferreira e a segunda-dama do município de Açailândia, a educadora Valéria Silva.

O evento serviu também para acontecer o lançamento da plataforma Conviva Educação, ambiente virtual gratuito idealizado para apoiar a gestão das secretarias municipais de educação de todo o país. A iniciativa resulta de parceria inédita entre um grupo de 11 institutos e fundações, com gestão da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) na divulgação e mobilização nos municípios.

Para a secretária de educação, Maisa Vieira, O uso do ambiente virtual gratuito, terá impacto na gestão da educação municipal, com reflexos na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. O Conviva Educação oferece recursos multimídia destinados a auxiliar os dirigentes municipais de educação e respectivas equipes na realização de atividades.  “ Podemos comparar o Conviva, como uma bolsa cheia de ferramentas importantíssimas para a educação que a UNDIME e cujo objetivo é apoiar os processos de gestão e planejamento da educação pública municipal, contribuindo assim para a aprendizagem dos estudantes, além de colocar à disposição de todos os dirigentes municipais de educação (DME’s). Hoje estamos aqui com todos os técnicos da educação de Açailândia, além de articuladores do Pará e Tocantíns”, ressalta Maisa Vieira.

Ainda segundo a secretária Maisa, o trabalho ganhará eficiência e segurança e permitirá uma gestão estratégica. O ambiente virtual é alimentado periodicamente com informações coletadas diretamente de fontes oficiais. É o caso de temas como demanda e calendário escolares, gestão orçamentária, alimentação, transporte e suprimentos, entre outros, em que o MEC cumpre papel essencial na elaboração das informações.

ASCOM-PMA

Por Antônio Maria

Fotos: Jackson Pereira

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


1 + = 6