Publicidade
Página Inicial

Mutirão contra o glaucoma atende gratuitamente mais de 50 pessoas em Itinga do Maranhão

19/08/2019 às 07:43 em Geral

O município de Itinga do Maranhão recebeu, na manhã desse sábado (17), mais um mutirão contra o Glaucoma. A ação foi realizada na unidade básica de saúde SESP, onde mais de 50 pessoas foram atendidas gratuitamente. O mutirão aconteceu graças à parceria firmada entre Secretaria de Estado da Saúde, Hospital da Visão do Maranhão e a Secretaria Municipal de Saúde de Itinga do Maranhão.

Ao longo da manhã, o prefeito Lúcio Flávio acompanhou os atendimentos e cumprimentou o público presente. O gestor também foi um dos pacientes atendidos pelo mutirão.  A ação teve por objetivo prevenir e diagnosticar casos de glaucoma.

A prevenção é necessária, pois o glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico

O glaucoma é considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. A doença pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


7 + 6 =