Publicidade
Página Inicial

Na iminência de ter o mandato cassado, prefeita Cristiane Damião quer ser reconduzida ao COMEFC

21/04/2015 às 14:38 em Política

cristiane-damião OKCristiane Damião, prefeita de Bom Jesus das Selvas pelo PTdoB, está se articulando nos bastidores políticos, preparando seu mirabolante plano de poder rumo a um mandato de deputada federal em 2018. Para alcançar o almejado mandato em Brasília a prefeita de Bom Jesus das Selvas está tomando o PTdoB do ex-deputado federal Lourival Mendes, presidido no Maranhão pela vereadora Luciana Mendes, filha do ex-parlamentar.

Damião, que é chamada de “Rainha do Ferro” por comandar um consórcio com orçamento de R$85 milhões por ano, repassados às prefeituras através do COMEFC (Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão) pela mineradora VALE a título de compensações sociais e ambientais, já esteve em Brasília onde conversou com Luís Henrique Resende, presidente nacional da legenda.  Lá ficou acertado que, em maio deste ano, depois de reeleita presidente do COMEFC em 24 de abril, Damião seria alçada ao cargo de presidente da legenda no Maranhão e o Diretor Administrativo do COMEFC, Leôncio Lima, seria o secretário geral nacional do partido.

Presidente do COMEFC, Cristiane “conta como certo” o apoio dos outros 20 prefeitos do consórcio para sua condução à Câmara Federal, transformando o consórcio em um trampolim para suas barganhas políticas. Mas antes de encarar as urnas em 2018, Cristiane tentará sua reeleição como prefeita em 2016, que, segundo ela, já está tudo “armado”. Concorrerá como vice de Cristiane o seu tio. Eleita, Cristiane Damião renunciará para concorrer a uma vaga na Câmara Federal, deixando no trono seu sucessor consanguíneo. Ou seja, tudo em casa.

Pesa contra Cristiane processo de cassação por captação ilícita de sufrágio, que foi matéria do fantástico e pode torná-la inelegível, atrapalhando seus planos para 2016 e 2018. Para tentar reverter à situação a presidente do consorcio contratou para o COMEFC, a peso de ouro, para defender os interesses dos “consorciados”, o escritório de advocacia do agora Juiz Eleitoral Daniel Leite, a que tudo indica pode lhe dar uma mãozinha no TRE.

Desesperada com a possibilidade de perder o poder e o status que o cargo oferece Cristiane Damião joga sujo pra se reeleger por mais dois anos a frente do consorcio. Segundo apurado pelo blog a presidente, seguindo as determinações do seu diretor, tem tratado a pão e água os prefeitos que não são seus aliados, privilegiando os mais próximos com os polpudos recursos da VALE. O blog apurou ainda que a presidente do COMECF perdeu as estribeiras com alguns prefeitos que contestam sua gestão frente ao consorcio, chegou a chamar em uma reunião fechada alguns de seus colegas prefeitos de incompetentes e irresponsáveis.

Com um orçamento milionário, o COMEFC se tornou uma vitrine para os prefeitos que só pensam no bem próprio, esse é o caso da presidente Cristiane Damião, que teria dito a assessores mais próximos que “ser presidente do COMEFC é melhor que ser prefeita”, e como os prefeitos consorciados “não dão à mínima” para o que se passa nas entrelinhas da maior mineradora do mundo, ela pode manipular e negociar a seu bel prazer, assistida pelo seu fiel escudeiro Leôncio Lima, diretor do consorcio, tudo para alcançar seu ambicioso plano de poder que é tão grande quanto sua ganância pelo dinheiro fácil da mineradora.

Damião é rotulada por seus pares e funcionários como prepotente e arrogante, pelo seu jeito de agir, falar e tratar os subordinados.  A prefeita teria dito em reunião reservada com assessores mais próximos e o prefeito de Alto alegre do Pindaré Atenir Botelho, que os prefeitos gostam mesmo é de dinheiro e que nenhum deles têm coragem de peitá-la, pois todos têm o “rabo preso”, se referindo aos convênios firmados entre a vale e as prefeituras consorciadas.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 − 6 =