Publicidade
Página Inicial

“Outubro Rosa” mobiliza mulheres de Açailândia em grande programação contra o câncer de mama

13/10/2017 às 18:58 em Justiça

RosaO 11 de outubro, foi marcado em Açailândia com uma grande programação voltada para a prevenção do câncer de mama. Este ano o “Outubro Rosa”, de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, contou com o apoio da prefeitura e a parceria das secretarias: de Educação, Assistência Social, Cultura, bem como a colaboração do Instituto Veneza e Escola Rui Barbosa, disponibilizando ações de saúde e beleza.

A primeira dama, Josélia Santos participou do ato representando o prefeito Juscelino Oliveira, que se encontra em Brasília, exclusivamente a serviço do município. Dos secretários municipais, marcaram presença, Dra. Vera Carvalho (Administração), Maysa Vieira, (Educação), Enoy Brito, (Cultura) e os servidores públicos lotados nas secretarias envolvidas na organização do certame.

Na manhã desta quarta-feira, a Praça da Bíblia foi transformada em uma grande Unidade de Saúde ao “ar livre” por conta dos serviços de saúde realizados pelos profissionais, oferecidos naquele momento às mulheres que se interessaram a saber informações sobre a prevenção do câncer de mama e à saúde da mulher.

Vários profissionais realizaram vários procedimentos preventivos, dentre eles; aferição da pressão, teste de glicemia, teste rápido de HIV/ Hepatites /Sífilis, triagem para mamografia, além de orientação com psicólogos.

Outras mulheres optaram pelos serviços de beleza, como a limpeza de pele, maquiagem, manicure e outros tratamentos, ofertados pela Secretaria de Assistência Social. Profissionais da Educação descontraíram as pessoas presentes com a barraca da leitura, a exemplo da Cultura que animou a praça com a dança do “cacuriá” apresentada por um grupo folclórico de Açailândia.

Um momento marcante da programação, foi quando as mulheres interditaram a BR-010 com balões “ cor de rosa” e fizeram intercessão por uma saúde bem melhor no município. A rodovia ficou paralisada por uns 10 minutos. Os condutores de veículos louvaram a manifestação por uma causa muito justa que é a prevenção do câncer. Não chegando a protestar pelo momento.

A Secretária de Saúde, Kerly Cardoso, falou da importância do “Outubro Rosa” em Açailândia, afirmando que o “outubro rosa” já acontece em todas as unidades de atendimento de Açailândia. “A campanha serve para mobilizar a população que ainda não tem acesso. Hoje, a prefeitura está disponibilizando estes serviços específicos oferecendo informações e assim, as mulheres possam ter a iniciativa de buscar este e outros tipos atendimento”.

A primeira dama Josélia Santos, disse que está no evento como forma de incentivo às mulheres e encorajá-las quanto à prevenção. “Só através da prevenção é que conseguimos êxito e a detectar o problema. Em primeiro plano, as mulheres precisam se preocuparem com elas mesmas. Este evento, é um marco histórico e uma ação muito importante para a saúde das mulheres de Açailândia. Mostra também, a preocupação do prefeito Juscelino com as mulheres do município”. Finalizou Josélia Santos.

ASCOM/PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


4 − = 0