Publicidade
Página Inicial

Parceria entre IFMA e Prefeitura de Itinga possibilita curso de licenciatura em matemática para professores da rede pública de ensino

21/02/2019 às 13:41 em Educação

A Prefeitura de Itinga firmou parceria com Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, para a oferta do curso de licenciatura em matemática, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A aula inaugural aconteceu na manhã da última sexta-feira (15). A turma é formada por 20 professores que já atuam como docentes nas escolas de educação básica do município de Itinga do Maranhão. A iniciativa é mais um mecanismo de formação e qualificação de educadores implementado na gestão do prefeito Lúcio Flávio.

A coordenadora do PARFOR no IFMA, Eliane Pedrosa, falou sobre a importância de trazer a Licenciatura em Matemática para o município. “Para todos nós esse é um grande desafio e a certeza de que estamos ganhando um grande presente. Para o IFMA é uma oportunidade de colocar em prática a sua função social. Formar professores justifica nossa existência como instituição de educação. Para a prefeitura de Itinga será um grande passo formar seus professores em nível superior. Então se para vocês se formar como professores licenciados é um direito, para nós é um dever”, declarou a coordenadora.

O diretor-geral do IFMA Campus Buriticupu, Vilson Almeida, falou sobre a satisfação de estar em Itinga do Maranhão ofertando um curso superior para os professores da região. “Esse momento vai ficar em nossa memória. Investir em educação é colher frutos no futuro. Todo investimento traz impacto positivo. Daqui sairão profissionais com conhecimento aprofundado”, disse o diretor.

Já a secretária de Educação do município, Eliane Ferreira, demonstrou desejo de que esse seja apenas o primeiro de outros cursos que virão para o município. “A maioria desses professores são do campo e a secretaria será uma parceira diária desses alunos”, afirmou. Já o prefeito de Itinga do Maranhão, Lúcio Flávio, falou da importância desse curso para a cidade. “Itinga precisa de novos formadores na área da educação. Eu quero que vocês sintam orgulho de nossa cidade”, disse.

O reitor do IFMA Roberto Brandão destacou a relevância de levar educação para o Estado do Maranhão por meio de cursos técnicos e superiores. “Temos que mudar a realidade do Maranhão e uma forma de isso acontecer é qualificando pessoas. Esse será um ganho social para o município de Itinga. Oferecendo educação é possível oferecer esperança às pessoas”, observou o reitor.

Ao final do evento a coordenadora do PARFOR no IFMA, Eliane Pedrosa, apresentou a palestra “A formação docente no Parfor: desafios e responsabilidades compartilhadas”. O acordo de cooperação técnica que trouxe o curso de Licenciatura em Matemática para Itinga do Maranhão foi assinado entre o município e o IFMA e define ações compartilhadas para que a formação dos professores aconteça de forma satisfatória e que eles consigam realizar e concluir o curso com êxito.

Formação superior de professores – Todos os professores selecionados para participar do curso de Licenciatura em Matemática já atuam como docentes na rede municipal, mas não tinham formação superior na disciplina que ministram. Brenda Patrícia, de 21 anos, já dá aulas de matemática há 2 anos e acredita que o curso vai melhorar a sua formação. “Esse curso vai me fazer crescer profissionalmente, pois a gente tem sempre algo a aprender. Essa é uma porta aberta para que eu possa aumentar os meus conhecimentos”, declarou.

Já o professor Jairo Oliveira, de 27 anos, já tinha formação superior em Letras, mas não tinha formação na área de matemática. “Eu dou aulas no município há 9 anos e acredito que esse curso vai acrescentar muito em meu conhecimento. Eu vejo como uma oportunidade para os professores daqui. É uma honra fazer parte da primeira turma de Matemática que será formada no município, sem termos a necessidade de viajar para outro local”, contou.

(Com informações da ASCOM/IFMA)

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 + = 13