Publicidade
Página Inicial

Pref. Assis Ramos participa de entrega das obras de revitalização da pista do Aeroporto Renato Moreira

09/05/2019 às 20:32 em Geral

Em 2018, o Aeroporto de Imperatriz registrou mais de 280 mil viajantes!

Com essa obra, o Aeroporto de Imperatriz estará bem servido pelos próximos 20 anos no que há de mais moderno para que tenha cada vez mais voos (Foto: Patrícia Araújo)

Na manhã desta quinta-feira, 09, a Infraero entregou as obras de revitalização do pavimento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Imperatriz Renato Cortez Moreira. Acompanhado dos secretários e assessores, o Prefeito Assis Ramos, representando o unicípio, participou do evento que foi realizado no próprio terminal.  Esteve presente também a  presidente da Infraero, Martha Seillier, o diretor de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Eduardo Henn Bernardi e Secretário Estadual de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo.

As obras foram iniciadas em 2 de abril de 2018 e envolveram serviços como a reforma do pavimento asfáltico da pista de pousos e decolagens, bem como da pista de taxiamento A e stopway; construção da pista de taxiamento B, aumentando o suporte e melhorando o espaço de rolagem das aeronaves; além da implantação do sistema de controle e monitoramento dos Sistemas de Auxílios à Navegação Aérea e acostamento da pista de pousos e decolagens, assim como nas de taxiamentos A e B.

Os serviços, que receberam investimentos na ordem de R$ 30 milhões, foram executados em um ano, e cobriram gradualmente a reforma de toda a pista, que tem 1.798 metros de comprimento por 45 metros de largura. O prefeito Assis Ramos, destacou que a obra de revitalização da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Prefeito Renato Moreira, beneficia a cidade justamente no que diz respeito a condição técnica do aeroporto para a população de Imperatriz e de cidades vizinhas que usam o terminal para embarcar para outros estados e até para o exterior. “Essa obra veio dar mais conforto, tranquilidade, porque quando se fala em transporte aéreo, a segurança está em primeiro lugar. Todo transporte tem de ser seguro mas o aéreo é primordial”, disse.

Assis Ramos, destacou também que com essa revitalização existe a possibilidade de voltar os outros vôos que estão suspensos para Imperatriz, como é o caso da Gol, que há mais de dois anos não opera na cidade. “Quando a Gol resolveu suspender os vôos para Imperatriz, os argumentos que foram apresentados para mim de maneira superficial foi a questão da condição da pista. Não foi portanto a questão comercial”, reiterou Assis Ramos.

O prefeito Assis Ramos, solicitou da presidente da Infraero, Martha Seillier, melhor estrutura no terminal do Aeroporto Prefeito Renato Moreira. “As instalações do aeroporto de Imperatriz necessitam de melhorias também na estrutura, porque esse Aeroporto serve não só a cidade, mas todo o sul do Maranhão, como também Pará e Tocantins”, destacou.

A presidente da Infraero, Martha Seillier, ouviu atentamente a solicitação do prefeito Assis Ramos e ficou de estudar o pedido. Usando da palavra disse que é importante destacar o que foi entregue pelo governo federal hoje no Aeroporto de Imperatriz. Segundo ela foram obras muito importantes na pista de pouso e decolagens, que agora tem um porte para receber grandes aeronaves condizente com a cidade de Imperatriz. “Foi feito um grande reforço do pavimento asfáltico da pista o que tornou o local mais seguro inclusive na questão da chuva que antes os vôos alternavam, atrasavam ou eram suspensos, fatos que não acontecerão mais. Com essa obra, o Aeroporto de Imperatriz, nos próximos 20 anos estará bem servido no que há de mais moderno para que tenha cada vez mais vôos”, reiterou Martha Seillier.

Além disso, as intervenções incluíram a sinalização horizontal e vertical das áreas compreendidas pela pista, assim como a substituição do balizamento luminoso para voos noturnos.

O superintendente do Aeroporto de Imperatriz, Manoel de Brito, ressalta que com o fim das obras, outras rotas podem surgir sob demanda e, assim, mais viajantes poderão embarcar e desembarcar a partir da cidade maranhense. “Essas melhorias na pista demonstram o compromisso em levar o melhor padrão de qualidade para atendimento aos passageiros pelo operador aeroportuário, que agora dispõe de uma infraestrutura ainda mais segura”, afirma.

Localizado a cinco quilômetros do centro, o terminal conta hoje com cinco voos comerciais regulares com destino a Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Recife (PE) e Guarulhos (SP), operados pelas companhias aéreas Azul e Latam. Para o período de férias escolares, em julho, já está confirmada a rota da Azul para Campinas (SP) com periodicidade de três vezes na semana.

Com capacidade para receber até 2,1 milhões de passageiros ao ano, em 2018 o Aeroporto de Imperatriz registrou mais de 280 mil viajantes entre embarques e desembarques.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 + = 14