Publicidade
Página Inicial

Pref. de Açailândia inaugura Unidade de Pronto Atendimento neste sábado (27)

25/08/2016 às 14:25 em Geral
UPA

Unidade está pronta para ser inaugurada

Neste sábado (27) será inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Município de Açailândia. O evento será realizado a partir das 13:30h, com a presença do convidado especial da Prefeitura de Açailândia, Governador Flávio Dino, que estará presente com toda sua comitiva, incluindo secretários de governo e deputados estaduais. Uma equipe do Governo do Estado inclusive já esteve em Açailândia vistoriando a UPA e consequentemente aprovando o padrão de qualidade.

Às13:00h será inaugurada também mais uma importante conquista para a população de Açailândia, a Clínica de Nefrologia, que acabará com as longas viagens de pacientes que precisam realizar tratamento de hemodiálise no vizinho município de Imperatriz.

Prevista para ser inaugurada em 31 de dezembro de 2012, as obras da UPA passaram os últimos três anos abandonadas. O espaço foi totalmente tomado por um grande matagal chegando a ser utilizado por vândalos para fins indevidos. Mesmo com o dinheiro em conta pouco mais de 20% das obras havia sido realizado. Somente nos últimos meses a população pode ver o sonho de ter sua UPA própria concretizado, fruto de articulação da Prefeitura de Açailândia junto ao Ministério da Saúde para que o município não fosse condenado a devolver os recursos e em seguida conquistando investimentos para a compra de equipamentos por parte do Governo do Estado.

A UPA terá como homenagem o nome: Ubirajara Neres Souza. Trata-se de um homem com relevantes serviços prestados a população. Nascido em 23 de novembro de 150 no município de Lago da Pedra 0 MA, estudou em Fortaleza – CE, até o ensino médio e cursou a faculdade de Medicina na Universidade Estadual do Pará, na cidade de Belém.

Formou-se em 1980 e foi para Açailândia no início de 1981, onde iniciou sua profissão na Maternidade do Povo. Trabalho mais de 10 anos no Hospital Geral e foi o primeiro diretor do Hospital Público da Fundação Nacional de Saúde – FSESP, entre 1987 e 1989.

Também trabalhou alguns anos em municípios Paraenses, mas sempre manteve residência fixa em Açailândia. Voltou a trabalhar na cidade em 2005 como coordenador do Programa de Saúde da Família por cerca de dois anos. Devido a complicações graves da saúde, faleceu em 15 de julho de 2015.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 − 5 =