Publicidade
Página Inicial

Pref. de Imperatriz mobiliza equipes para assistência aos desabrigados e vítimas das fortes chuvas

10/03/2020 às 19:45 em Infraestrutura

Defesa Civil e secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Educação, Limpeza Pública e Trânsito estão mobilizadas

Imperatriz enfrentou mais um dia de fortes chuvas na tarde de segunda-feira, 09. Foram mais de 5 horas de chuva, com acúmulo de água de 110 milímetros, causando prejuízos e alagamentos.

O município imediatamente acionou todos os órgãos responsáveis, entre eles, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Educação, Limpeza Pública e Trânsito, para uma força tarefa em apoio aos desabrigados.

As secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, e a de Trânsito e Transportes, Setran, realizaram em conjunto mapeamento de pontos críticos de erosões e de ruas alagadas. 

Assis Ramos explica que todos estão em mobilização para prestar assistência à comunidade atingida pelas cheias dos riachos que cortam a cidade. “Observei o surgimento de erosão na Avenida Estocolmo, via de acesso aos bairros Parque Alvorada I, Vilinha e BR-010, e o secretário Leandro Braga autorizará a interdição da Avenida para a Sinfra realizar intervenção emergencial na via. Além disso, a Setran vai desviar o tráfego de veículos e ‘liberar’ o trânsito em sentido duplo na Rua do Arame, na Vilinha”.

O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, ressalta que a mudança tem o objetivo de dar mais segurança aos condutores de veículos, pois a abertura da erosão coloca em risco a segurança de todos que circulam pela Avenida Estocolmo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, trabalha com uma equipe nos pontos de abrigos, que ficam localizados no Parque Alvorada II nas Igrejas Kadosh, Santa Luzia, Projeto Mãos Amigas e Arpa de Davi, recebendo donativos para distribuir aos desabrigados e famílias que estão situação de emergência.  

A secretária da Sedes, Janaina Ramos, esteve nesta terça-feira, 10, juntamente com o Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, acompanhando e prestando assistência às famílias desabrigadas.

“Temos 25 famílias precisando de todo tipo de ajuda, então caso queiram contribuir, é só ir aos pontos de abrigos ou na própria Secretaria de Desenvolvimento Social que fica na Rua Hermes da Fonseca, entre Piauí e Maranhão, nº 49, Centro. O Restaurante Popular também vai disponibilizar refeição do dia com marmitas para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, temos 3 assistentes sociais de plantão no Recanto Universitário para prestar apoio”.

Já a Secretaria Municipal de Educação, Semed disponibilizou um caminhão com uma equipe para transportar as famílias desabrigadas, além de arrecadar e distribuir donativos para a população afetada pelas chuvas.

A Secretaria de Limpeza Pública trabalha nos pontos identificados pela Defesa Civil, para fazer os serviços de arrastão da limpeza nas ruas, tirando sujeira, entulhos, árvores derrubadas, assim como a desobstrução das bocas de lobos. “Estamos trabalhando com limpezas em geral e com o Cata Treco, pois muitos móveis acabam estragando, então nossa equipe recolhe tudo isso. A SLP também tem auxiliado nas mudanças, nós disponibilizamos caminhões para recolhimento de móveis, entulhos e tudo que for necessário para ajudar a população neste momento”, explica Alan Jonnes, secretário da SLP.

A Defesa Civil esteve de prontidão desde as primeiras horas no Parque Alvorada, Bairro 5 irmãos, Vila JK, entre outros bairros, juntamente com o Corpo de Bombeiros resgatando, auxiliando e prestando todo tipo de ajuda à comunidade. “Estamos com 100 pessoas recebendo assistência do município e, além disso, estamos recebendo muitas ligações com pedidos de vistorias em casas que estão com rachaduras e que podem vir a colocar em risco a vida do proprietário”, explica o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão. 

Ele explica ainda que o órgão está à disposição da população e qualquer dúvida ou denúncia, podem ser feitas por meio do telefone (99) 99152-0832 ou na própria superintendência que fica localizada na Rua Rafael de Almeida, nº 600, Bairro Salvador, das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. 

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 + 8 =