Publicidade
Página Inicial

Prefeito Juscelino entrega à população de Açailandia novo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III

10/06/2019 às 17:03 em Geral

Com mais esta unidade de saúde, a proposta da administração municipal é avançar cada vez mais na área da saúde mental do município. O investimento tem como agentes participantes o Ministério da Saúde em contrapartida com a Prefeitura de Açailândia!

Com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população na manhã de quarta-feira,5, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD -III), localizado no bairro Ouro Verde. Com mais esta unidade de saúde, a proposta da administração municipal é avançar cada vez mais na área da saúde mental do município. O investimento tem como agentes participantes o Ministério da Saúde em contra partida com a Prefeitura de Açailândia.

A unidade está equipada com novo mobiliário, amplo espaço de convivência e atendimento diário de 8h às 17h. O equipamento dispõe de salas de acolhimento, enfermagem, Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), além de sala para reuniões em grupo, biblioteca e consultório.

Com perfil de atendimento voltado para as pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, a nova sede do CAPS-AD-III do Ouro Verde conta com uma equipe multiprofissional completa, formada por médico, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, assistente social, entre outros profissionais que auxiliam o acompanhamento desses usuários.

Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento clínico e psicológico, apoio individual e coletivo, troca de experiências, dinâmicas e atividades lúdicas com grupos de arte, música, família, relaxamento, redução de danos, terapêuticos, educação e saúde, imagem e cidadania, tabagismo, entre outros.

A Secretária Municipal de Saúde Kerly Cardoso, destaca a importância do apoio e investimento da Prefeitura. “O engajamento da gestão para propiciar a melhoria das sedes dos CAPS representa um grande avanço na medida em que oferta para a comunidade um equipamento com profissionais capacitados e instalações adequadas para o bom acolhimento de nossos usuários, seguindo sempre as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou Kerly Cardoso

Com o novo CAPS, a Rede de Atenção Psicossocial do Município de Açailândia, passa a dispor de 03 Centros de Atenção Psicossocial.  A Prefeitura trabalha para promover a reinserção social das pessoas que vivem à margem da sociedade, legitimando sempre o novo modelo de atenção à saúde e a implementação de uma rede de serviços abertos e comunitários. A iniciativa tem como principal objetivo a construção de uma sociedade justa e igualitária, pautada em valores que afirmem direitos e a dignidade dos indivíduos com os mais variados tipos de transtornos mentais e dependência química.

O prefeito Juscelino Oliveira, participou da solenidade de inauguração acompanhado de secretários de governo e assessores. Em seu pronunciamento o gestor municipal destacou a importância do novo empreendimento voltado para saúde mental de pessoas, além do tratamento de outras pessoas com dependência de álcool e drogas. “ Este novo empreendimento na área da saúde vai beneficiar muitas pessoas com problemas mentais. Agora, os pacientes com distúrbios mentais não precisam sair daqui para São Luís para fazer o tratamento, sem falar que com a instalação desta unidade de saúde no município vai favorecer e tranquilizar os familiares dos pacientes porque podem visitar e acompanhar o tratamento de perto”, finaliza Juscelino Oliveira.

ASCOM-PMA

 Por Antônio Maria    

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


2 + 3 =