Publicidade
Página Inicial

Prefeito Lucio Flávio anuncia ida à Itália, onde participará de Conferência Sobre Linguagem e Cultura na Globalização

04/04/2019 às 08:48 em Política

Na manhã da última terça-feira (02), o prefeito de Itinga do Maranhão, Lúcio Flávio Araújo de Oliveira (PSDB), concedeu uma coletiva de Imprensa, realizada pela sua assessoria de comunicação, comandada pelo jornalista Ezequias Holanda. O encontro contou com a participação de profissionais que fazem a comunicação daquele município, de Açailândia e outras cidades da região.

Durante a coletiva, que durou cerca de 1h15min, Lucio Flávio fez um balanço de sua gestão, apontou avanços e falou de sua ida a Itália, onde representará a FAMEM – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, bem como o Brasil, em um congresso internacional, sobre Linguagem e Cultura na Globalização, que acontecerá na próxima terça-feira (09).

Lúcio explicou que sua ida a Itália partiu de um convite do Instituto Diplomacia Europeia e Sulamericana, que fará parceiras com municípios maranhenses para implantar um programa de intercâmbio cultural com objetivo de ofertar cursos de língua italiana em escolas da rede pública. Itinga será o primeiro maranhense a ser contemplado com a iniciativa. As ações ocorrerão na Escola Municipal Catarina Pimentel, a primeira a funcionar em tempo integral na cidade.

Questionado sobre os resultados do Itinga Agroshow, o prefeito destacou que, em 2018, cerca de 20 empreendimentos do agronegócio solicitaram algum tipo de licença para operar no município, seja licenciamento ambiental ou certidão. Lúcio acredita que o evento funciona como vitrine para expor os potenciais e oportunidades que Itinga oferece.

Quando perguntado sobre a relação entre a Câmara Municipal e o Executivo, o gestor frisou que o governo se pauta pelo respeito e diálogo com os legisladores, estabelecendo laços harmoniosos e visando o bem-estar da população.

Ao falar sobre saúde, Lúcio destacou as dificuldades e avanços que obteve na área: a reabertura do centro cirúrgico, o atendimento médico na Zona Rural e contratação de médicos cirurgiões e especialistas que hoje prestam serviço no Hospital Municipal. Nesta pasta, o prefeito reconheceu o trabalho e empenho do deputado federal André Fufuca, que vem destinando emendas em prol da saúde de Itinga.

Ao ser questionado sobre educação, Lúcio ressaltou a importância do programa Escola Digna, em parceria com o Governo do Maranhão, que está eliminando as escolas de taipa da Zona Rural. Segundo o prefeito, mesmo com a crise e os poucos recursos, o município está empenhado na atenção ao aprendizado dos alunos e na qualificação e formação dos educadores que integram a rede municipal de educação. Outro destaque é o esforço para implantar na Zona Rural a Escola Agrícola. Segundo Lúcio, a ideia é proporcionar ensino técnico aos alunos que moram no campo, voltado às práticas produtivas da agricultura familiar.

A cultura também foi um dos destaques lembrados pelos jornalistas presentes. Itinga é uma terra de gente festeira e que tem um calendário de eventos bem ativo. Questionado sobre a carência de recursos para a realização e apoio aos eventos culturais, o prefeito lembrou que esta é uma dificuldade pela qual todos os gestores passam. Mas destacou com sua equipe vem trabalhando junto ao Governo do Estado para que as festas tradicionais não deixem de acontecer. Frisou o sucesso do Itinga Folia na Praça Ana da Penha, durante o carnaval, cuja organização da festa foi bastante elogiada pelos foliões.

Também foi perguntado ao prefeito qual a secretaria do seu governo cujas as ações se destacam. Lúcio elegeu a Secretária Municipal de Agricultura e explicou os motivos. Disse que a pasta, há exatos dois anos, não tinha estrutura para atender e oferecer assistência técnica aos produtores. A realidade hoje é bem diferente, para o prefeito. O município conseguiu dotar a secretaria de máquinas, equipamentos agrícolas e mão de obra técnica e especializada. A Secretaria de Agricultura é tida pelo seu governo como essencial para a consolidação de uma nova alternativa econômica ao apoiar e incentivar os setores produtivos da agricultura e pecuária.

Presentes à coletiva de imprensa, o vice-prefeito Paulo Roberto (Mano), os vereadores Raimundo Neto e Aloísio Mototaxi, secretários de governo e o procurador do município, Dr. Paulo Sérgio Pereira da Silva.

Confira a íntegra da entrevista coletiva: https://soundcloud.com/josinaldosmille/prefeito-lucio-flavio-concede-entrevista-a-imprensa

Via Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 9 = 17