Publicidade
Página Inicial

Prefeitura acelera construção do primeiro Teatro Municipal de Açailândia

28/08/2018 às 06:00 em Geral

O teatro municipal também tem estrutura para comportar exposições em seu foyer e realizar eventos corporativos!

teatroAguardada com muita expectativa pela população, principalmente pela classe artística de Açailândia, a entrega da obra do espaço cultural do município, o teatro municipal, onde a sua construção está em fase de conclusão em uma das regiões mais nobres de Açailândia, às margens da BR 222, próximo à entrada da Vila Ildemar. O “foyer” ou saguão, é ímpar, com uma área ao ar livre, e é perfeito para eventos ou para apenas aguardar o início de um espetáculo.

Os mais de 806,68m² do empreendimento foram projetados cuidadosamente pelo engenheiro civil Rogério Rosa e o projetista de civil, Donalto Santos. Suas marcas no teatro, prezaram pelo conforto e segurança de artistas e seus usuários. A casa comporta 255 espectadores, divididos em três setores: Plateia Baixa, Plateia Alta e Balcão Nobre.

Os projetos arquitetônico, acústico e cenotécnico, empregam materiais e equipamentos de ponta, que são utilizados nos mais modernos teatros estaduais e nacionais. A acessibilidade, incluindo todas as áreas do teatro, além da visibilidade na plateia, foram pontos importantes do projeto e tratados com muito cuidado pelos responsáveis da obra. Foram estrategicamente pensados para pessoas com alguma dificuldade de locomoção.

A área destinada a artistas e equipe técnica, também foi pensada para dar o máximo de conforto para todo elenco de peças ou musicais que se apresentarão no teatro. Os camarins são climatizados e acessíveis, com cômodos individuais e coletivos. A caixa cênica é composta por um palco de 65,00m², aliando ao que há de mais tecnológico ao tradicional de maneira harmoniosa.

O sistema de iluminação cênica é composto por 65 circuitos dimerizados e distribuídos por piso, passarelas técnicas e varas elétricas. Conta também com refletores. Tudo conectado em uma sofisticada mesa de comando. Na plateia, a iluminação está sendo feita, em grande parte, por equipamentos led, buscando eficiência energética como parte na busca pela excelência do espaço.

A casa foi projetada para ter um sistema de segurança e de emergência contra incêndio. O sistema previamente aprovado pela 5ª. Companhia do Corpo-de-Bombeiro Militar do Maranhão, possui quatro hidrantes, além de um moderno e sofisticado sistema de sinalização de emergência, bem como largas saídas de emergências das dependências internas do teatro.

A obra está sendo construída por meio de uma parceria entre o Ministério da Cultura em contra partida com a prefeitura Municipal de Açailândia e foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Cultura baseada na Lei de Incentivo à Cultura.

O município de Açailândia, é considerado um celeiro de grandes artistas em vários segmentos culturais como exemplo: na área da dança, quadrilhas estilizadas, escritores, poetas, compositores e claro na arte cênica, que tem revelado grandes talentos artísticos, todos iniciando como atores e atrizes no espaço cultural do CDVDH-Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia. Até, a única casa a ensinar os primeiros passos na arte de representar.

Com a inauguração do teatro municipal a estimativa que outros grandes talentos sejam revelados no município de Açailândia. O prefeito Juscelino Oliveira, juntamente com a Secretária de Cultura Enoy Brito, estão se empenhando ao máximo para que a obra seja concluída e entregue a população dentro dos próximos meses.

ASCOM-PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 − 5 =