Publicidade
Página Inicial

Prefeitura de Açailandia anuncia doação de barracas padronizadas e mudança de feirantes para local mais seguro e higiênico

18/12/2018 às 20:59 em Infraestrutura

Ocorreu na tarde da última quarta-feira (05), na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, do município de Açailândia, uma reunião com os feirantes que se encontram instalados com suas barracas de forma irregular nas laterais da Praça do Mercado. O objetivo da convocação para o encontro foi para tratar do processo de mudança de onde estão, para outro local em frente a Motoca. A mudança vai proporcionar aos feirantes mais comodidade e barracas padronizadas doadas pela prefeitura. Além deste benefício, está sendo feito o trabalho de colocação de postes com iluminação de Led no centro da praça e rampa de acesso para os taxistas.

Participaram da reunião, cerca de 42 feirantes e entre eles, pais de famílias que trabalham como feirantes há mais de trinta anos. A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Cleones Matos, que informou aos presentes como se dará o processo de mudança. “Depois que recebemos reclamações dos comerciantes do entorno da praça, fiscais da Secretaria de Infraestrutura, realizaram uma visita no local aonde os feirantes estão instalados e detectaram que estão obstruindo o tráfego de veículos na localidade. Com muitas barracas amontoadas nos dois lados do espaço livre, a passagem e o trânsito de veículos estava ficando impossível e causando transtornos a comerciantes e condutores de veículos. Por este motivo resolvemos convocar os feirantes previamente para informá-los sobre o novo espaço para onde serão transferidos, ali mesmo na praça. Serão disponibilizados de início,24 pontos para instalação das barracas de forma definitiva e segura”, disse Cleones Matos, afirmando o compromisso de que a prefeitura vai fornecer as barracas padronizadas com cobertura, o que vai deixar o local mais bonito, oferecendo mais higiene e comodidade aos feirantes, bem como aos clientes.

Ainda de acordo com Cleones Matos, as barracas serão distribuídas no espaço de maneira que possibilitem o acesso fácil para todos, além de dar maior fluidez ao tráfego de veículos e pedestres. Engenheiros e técnicos da Infraestrutura, responsáveis pela organização do espaço disseram que foi feito um estudo para que haja acessibilidade a todas pessoas, inclusive cadeirantes e portadores de necessidades especiais.

O Secretário de Agricultura, MárcioVinicius Costa, que esteve presente, falou da importância da reunião e do benefício que a mudança vai proporcionar aos feirantes e transeuntes. “O nosso objetivo é trabalhar para organizar todos os feirantes de forma ordenada, beneficiando-os com barracas padronizadas e local digno para trabalharem. Essa transformação vai fomentar a economia do município e a intenção da prefeitura é proporcionar ainda futuramente, a feira livre no período da noite, o que ai atrair mais compradores e uma opção a mais de compra para o açailandense, principalmente para quem não tem tempo de ir à feira durante o dia”, disse o secretário

Para o prefeito Juscelino Oliveira, esse foi um passo muito importante para que em breve o projeto saia do papel e em um futuro próximo a população possa usufruir do Espaço. “Esse é um dos projetos que venho acompanhando de perto. Fizemos vários estudos e percebemos que trará maior tranquilidade aos feirantes no que se refere à infraestrutura e conforto aos visitantes, além da fluidez no tráfego de veículos, que vem causando muitos transtornos a comerciantes e condutores de veículos no dia-a-dia”, salientou o prefeito.

Participaram também do encontro, o diretor do departamento de tributos do município, José Francisco da Cunha Melo, o diretor do Mercado Municipal, Jucélio Rodrigues, o diretor do departamento de obras e postura do município, Akito Ueoka e o gestor da empresa Luzes da cidade, Edson Martins Filho.

Antonio Francisco da Silva, que é feirante na localidade desde 1982, parabenizou a iniciativa da prefeitura que desta feita convocou os feirantes de forma pacífica e organizada, sem precisar usar de força policial. “Em outra administração foi usada de forma desrespeitosa usando de força da Polícia Militar para tirar os feirantes do local. Desta vez, quero parabenizar o prefeito Juscelino Oliveira que em primeiro plano convocou todos os feirantes para apresentar o projeto do novo local e o tipo de barraca que cada um vai receber da prefeitura. Da outra vez, fui preso nove vezes, sendo colocado à força na viatura. Eu não merecia isso passar por tal constrangimento! Sou um pai de família que trabalho para sustentar minha família. Não votei no Juscelino, mas quero parabenizar a sua atitude humanizada, Sei que desta forma vai ser melhor para todos. De parabéns a administração municipal que vai dar um novo local, documentado e com barracas padronizadas”, desabafou o feirante, agradecendo que agora vai ter uma barraca com abrigo protegido do sol e da chuva, o que deixou todos satisfeitos com garantia para trabalhar num local seguro.

“Quando fomos convocados para esta reunião, eu imaginei que ia ficar em casa sem fazer nada, mas quando vi a reunião acontecer e o que foi apresentado, achei legal a ideia! Agora eu aprovo essa mudança que vai ser melhor para todos nós. Agora vamos poder vender nossas verduras num local próprio com barracas padronizada que também vai nos proteger do sol e da chuva, sem falar do ambiente mais higienizado. De parabéns os secretários envolvidos no projeto e principalmente o prefeito Juscelino Oliveira que está vendo a situação dos feirantes com carinho e dentro do diálogo, procurando oferecer o que vai ser melhor para todos”, ressaltou a feirante Maria José de Sousa Silva.

A mudança também vai beneficiar os taxistas e condutores de ônibus coletivos. A prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura está construindo uma rampa exclusivamente para o trânsito dos taxistas. Ela vai dar o direito de acesso aos taxistas que veem da Vila Ildemar pela BR-010 com destino à praça do mercado. A ação vai deixar o movimento de veículos mais organizado. Taxistas e motoristas dos ônibus coletivo aplaudiram a iniciativa.

Para Sandra Maria Félix, gerente de supermercado falou em nome de todos os comerciantes louvando a ação da prefeitura no melhoramento do espaço na praça do mercado. “Este projeto vai trazer grandes benefícios para esta localidade, a começar pelo trabalho de iluminação pública que está sendo feito na praça. O diálogo da gestão municipal com todos que trabalham no entorno da praça foi de grande importância para a concretização do projeto. Estamos todos de parabéns pelo benefício que só vai fomentar a economia e a organização do setor”, finalizou Sandra.

ASCOM – PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


7 + = 14