Publicidade
Página Inicial

Prefeitura de Itinga do Maranhão doa EPI´s para catadores de resíduos sólidos

06/06/2019 às 12:39 em Geral

Na última quarta-feira (05), teve início a Jornada de Meio Ambiente 2019, um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  Este ano o tema é: Municipal de Resíduos Sólidos – Sensibilidade, Compromisso Social e Atitude Ambiental Responsável. A jornada vai de 05 a 30 de junho. O início da programação ocorreu, na manhã de ontem, com abertura do Cine Verde cujo público-alvo dessa semana são os catadores de resíduos sólidos. Na oportunidade, a equipe da SEMMA realizou a doação de equipamentos de segurança e palestra de uso de EPIs para os catadores de resíduos sólidos. Toda semana, quase duas toneladas de resíduos de plástico recicláveis saem do aterro sanitário de Itinga do Maranhão.

O início da jornada ocorreu, no auditório da prefeitura, exatamente no Dia Mundial do Meio Ambiente. Estavam presentes os vereadores Pretinho, Aloizio e Raimundo Neto.  Representando o executivo, estava presente o vice-prefeito Mano. Também participaram do evento, os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, o assessor político Dominguinhos, todo quadro técnico, administrativo e de fiscalização da SEMMA, Jhony Tataíra, gerente e técnico encarregado da empresa Ecoplanet, e o senhor Aristóteles da Recicle Brasil.

Em seguida, Djalma Macêdo, secretário adjunto de meio ambiente, deu início a programação explicando a dinâmica do evento, a sua importância e a justificativa do tema trabalhado pela jornada deste ano. Explicou ainda sobre as próximas etapas do aterro sanitário e de todo seu contexto até aqui, e que o município está providenciando com urgência um plano de saneamento básico.

Em seguida o secretário de meio ambiente, Alan de Jesus, retomou a palavra e saudou todos os convidados presentes. Alan falou da importância da implantação do aterro.

Ao fazer uso da palavra, o vice-prefeito Mano parabenizou toda a equipe da SEMMA dando seu total apoio para as ações que estão sendo realizadas, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do município.

Na sequência, foi aberto o Cine Verde, com um vídeo educativo sobre os Resíduos Sólidos e demais materiais disponibilizados pelo projeto da Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente. O vídeo foi seguido pela palestra que tratou do uso e importância do material de proteção dos EPIs. A palestra foi conduzida pelo gerente e técnico da empresa Ecoplanet, Jhony Tataíra, responsável pela coleta e destinação dos resíduos sólidos no município de Itinga.

Dominguinhos, assessor político do município, falou dos benefícios que moradores da Vila Pimentel II tiveram com a retirada do lixão do bairro, ressaltando esforço do prefeito Lúcio Flávio, que se comprometeu em mudar a realidade daquela comunidade.

O senhor Aristóteles, da Recicle Brasil, explicou sobre sua participação no aterro sanitário, fazendo uma breve explanação de uma tecnologia que está sendo desenvolvida, em fase de teste, numa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o prefeito Lúcio. Trata-se da invenção de uma máquina para separação de resíduos, uma tecnologia que ele mesmo patenteou, mas que precisa dessa parceria, fazendo do aterro seu laboratório, para ajustar o uso, a funcionabilidade e trabalhar os acabamentos finais do experimento.

Já na parte final da abertura, Djalma Macêdo agradeceu a participação de todos os presentes. Segundo ele, a SEMMA não teria condições de levar adiante outras ações, sem priorizar a atenção e os cuidados ao material humano, que é tão importante nesse processo da  destinação do resíduos sólidos. Os catadores de resíduos são os responsáveis por mais de 7 mil quilos de recicláveis plásticos por mês.

Por fim, foi realizada a entrega dos EPIs e feito um cadastro de autorização individual, dando acesso ao local do aterro a cada catador. Também foi assinado um termo de compromisso de regras a serem cumpridas relacionadas à segurança e permanência dos coletores nas dependências do aterro.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 2 = 9