Publicidade
Página Inicial

Professores e assistentes voluntários dialogam sobre o “Mais Alfabetização”

13/06/2018 às 21:30 em Educação

Iniciativa busca desenvolver o aprendizado com domínio da leitura, escrita e cálculo!

Professores itz

Professores e assistentes dialogaram sobre o programa “Mais Alfabetização” (Foto: Sara Ribeiro)

Reunião sobre o Programa Mais Alfabetização, foi realizada nesta quarta-feira, 13, com mais de 100 professores de 1º e 2º anos do ensino fundamental e cerca de 50 assistentes de alfabetização voluntários Encontro foi realizado pela Prefeitura de Imperatriz, durante os períodos da manhã e tarde, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, na Praça União.

Coordenado pela equipe dos anos iniciais, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, reunião objetiva alinhar ideias, processos e orientar o professor sobre o seu papel dentro do programa, assim como direcionar o assistente e supervisioná-lo, com propósito de que ele auxilie no fortalecimento das unidades escolares, em melhorar o processo de ensino aprendizagem.

“Como tem orientado o prefeito Assis Ramos, em priorizar a capacitação em serviço para garantira da qualidade do ensino, reunimos gestores, coordenadores, equipe pedagógica, mas sentimos a necessidade, enquanto Município, de realizar esse diálogo com esses dois atores do programa, para que realmente possa se efetivar o trabalho na prática do dia a dia” – explicou a coordenadora dos anos iniciais, da Semed, Rinalva Sales.

Com 76 escolas que aderiram ao programa, tanto zona urbana e rural, os trabalhos com os assistentes voluntários já iniciaram. Em 2018, devido ao formato de implantação, programa terá prazo de seis meses. Se houver continuidade no próximo ano, a pretensão é estendê-lo para duração de todo o período letivo

“O assistente veio para ajudar nesse processo de alfabetização, que sabemos que não é fácil. Estou gostando desse auxílio, pois em sala de aula esbarramos com as dificuldades com os alunos e com esse apoio teremos bons resultados” – observou a professora da escola Domingos de Moraes, Antônia Silva Lima.

Programa Mais Alfabetização – instituído por meio da Portaria MEC nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação, MEC, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

O Mais Alfabetização fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 − = 2