Publicidade
Página Inicial

Programa Crescer Saudável realiza Ações em escolas municipais de Açailândia

25/11/2019 às 19:15 em Sem categoria

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola

Programa Crescer Saudável, instituído pelo Ministério da Saúde e pactuado com o município de Açailândia, realiza no mês de novembro ações nas escolas das redes municipais de Açailândia. Com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil, o programa avalia crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ao todo serão 34 escolas do município participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

Participam dessas ações as Equipes do Programa Saúde na Escola (PSE), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Estratégia Saúde da Família (ESF), Departamento de Merenda Escolar, Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES), Vigilância Alimentar e Nutricional e Vigilância em saúde. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Estão sendo realizadas ações de antropometria, práticas corporais, avaliação nutricional e diagnóstico de obesidade em crianças da rede municipal de ensino. Higiene ambiental, com ênfase para redução de focos do mosquito Aedes.

Segundo a coordenadora do PSE na Saúde, Hyandra Gomes de Almeida Sousa, “O Crescer Saudável é um programa vinculado ao Programa Saúde na Escola, junto com a nutricionista e todas as equipes, estamos fazendo uma triagem das crianças que apresentem grau de obesidade infantil. Vamos acompanhá-las para ajudar em um crescimento saudável. Com a saúde em dia, os alunos certamente terão maior sucesso escolar.”, explicou Hyandra

“O Programa Saúde na Escola tem sido executado com amplo sucesso, e em nome do prefeito Aluísio, agradeço e parabenizo o esforço de todos da área da Educação e da Saúde, que fazem com que este programa aconteça”, disse a Primeira-dama, Valéria Sousa, que tem acompanhado as equipes e ações do PSE.

ASCOM-PMA  

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 9 = 0