Publicidade
Página Inicial

Proibido o uso de celulares em agencias bancárias do estado do ceará

23/07/2011 às 10:26 em Sem categoria
Além de não permitir mais ligações ao celular, as agências deverão implantar “biombos” de segurança nos caixas.

Ceará – Fica proibido o uso de celulares no interior das agências bancárias no Ceará. A medida entrou em vigor ontem, com a publicação no Diário Oficial do Estado, da Lei 14961/ 11.
Os bancos têm 90 dias para se adaptarem a medida. Caso contrário serão multados em 500 Unidades Fiscais de Referência do Ceará (Ufirce), ou seja, R$ 1.340,00. O valor de cada Ufirce é R$ 2,6865.

A medida foi tomada com o intuito de reduzir as “saidinhas” bancárias, que são os assaltos realizados após a saída dos clientes das agências.

Os criminosos costumam escolher suas vítimas dentro dos bancos, comunicando-se com os comparsas usando celulares.

Segundo o texto da lei, o uso do telefone móvel só será permitido em situações de emergência ou caso o usuário informe ao gerente e ele permita. A lei, aprovada há um mês pela Assembléia Legislativa, é de autoria do deputado Tim Gomes (PHS).

O parlamentar explicou que uma das formas das agências comunicarem aos usuários da proibição dos aparelhos celulares é por meio de cartazes e adesivos distribuídos no interior e fora das agências.

Segundo Tim Gomes, a fiscalização do cumprimento da Lei pelas instituições bancárias ficará a cargo da Procuradoria Geral do Estado e da Assembléia Legislativa.

O deputado estadual acrescentou que, no País, três Estados já adotaram a mesma medida: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Os bancários do interior do Estado ficaram satisfeitos com a medida, pois a cada mês esse tipo de crime só cresce. Tenho certeza que a população não criará objeção, pois caso o celular toque, ele poderá atender ou realizar ligações fora da agência”, explicou Tim Gomes.

Cabines individuais

A Lei sancionada pela Assembléia também torna obrigatória a implantação de biombos de segurança, com 1,80mt ( um metro e oitenta) de altura, nos caixas das agências para garantir a privacidade dos usuários durante as movimentações financeiras.

Casas lotéricas, supermercados e farmácias, que recebam pagamentos, ficam obrigados a instalar câmeras de segurança e a contratar empresas especializadas para garantir a segurança dos usuários.

Bancários

O representante da Associação dos Bancos do Estado do Ceará (Abance), Lúcio Paiva, informou que os bancos não têm poder de polícia, “portanto não podem vigiar e nem tomar o celular do cliente”, disse.

Um dos diretores do Sindicato dos Bancários do Estado, Bosco Mota, recebeu com risos a notícia da implementação da nova Lei, e disse que os bancários não foram chamados para nenhuma conversa sobre a nova norma. “Tem leis que pegam e essa é um exemplo de que não vai pegar”, opina.

PRESTE ATENÇÃO NESSAS DICAS DO BLOG: amarcosnoticias.tk
Rotina – Se tiver de fazer pagamentos mensais em dinheiro, diversifique as agências visitadas e faça os saques em dias diferentes.
Medidas de Segurança Ao sair para fazer os saques, não leve outros cartões. O assaltante pode querer estender o roubo e o crime tornar-se um “seqüestro relâmpago” ou um “overnight” (pedido de pequenos resgates).
Caixas eletrônicos de rua – Evite usar os caixas eletrônicos de rua, que deixam o cliente mais vulnerável ainda a ações de bandidos. Prefira usar os de locais movimentados, pricipalmente onde exista serviço de segurança, isso se estiver longe de sua agência bancária.
Pagamentos de Empresas – Se faz pagamentos de funcionários em dinheiro, não deixe que os trabalhadores descubram a data da retirada. Um deles pode dar informações aos bandidos sobre sua rotina e hábitos.
Saques durante à noite – evite fazer saques de grandes quantias no periodo noturno, pois assim você estará incitando os bandidos, “ou seja pedindo para ser roubado”.

 
Fonte/http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1014462
Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 8 = 11