Publicidade
Página Inicial

Sec. de Agricultura de Açailândia por meio da AGERP, faz entrega de sementes para produtores rurais

23/12/2018 às 17:58 em Geral

O município de Açailândia foi beneficiado no último dia 04 de dezembro, com 11 toneladas de sementes de milho que já estão sendo distribuídas desde o último dia 06/12, pela Secretaria Municipal de Agricultura, às Famílias de produtores da zona rural. A ação faz parte de uma parceria do município com o governo do Maranhão, por meio da AGERP- Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural.

O “Mais Sementes” tem como principal objetivo aumentar a renda, produtividade, qualidade das sementes de arroz, milho e feijão, e ainda, promover à população tanto produtora, quanto a consumidora, alimentos de valor elevado que combatam a insegurança nutricional e alimentar e, também, a pobreza no meio rural.

O preparo do solo como: trator (arado) e manejo do solo fica por conta do Município e técnico responsável pela atividade. “A agricultura do nosso município está recebendo o suporte necessário e gerida para aumentar a nossa produtividade, levando mais comida para a mesa dos agricultores, através de todo o mecanismo oferecido pela prefeitura em parceria com o governo do Maranhão com a distribuição de sementes e outros equipamentos que estão beneficiando os produtores rurais”, disse o prefeito Juscelino Oliveira, entusiasmado com a entrega.

A entrega simbólica das sementes ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, no dia 6 de dezembro passado e contou com a presença do secretário de Agricultura Márcio Vinicius da Silva Costa, representante da AGERP e produtores rurais. A distribuição de sementes continua sendo intensificada de acordo com a procura na própria secretaria.  Vale ressaltar que em Açailândia, a distribuição das sementes é realizada pela AGERP- Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural, a partir de dados coletados por meio do pré-cadastramento de produtores.

Para o agricultor Gilson Pereira, o programa de distribuição de sementes é em grande parte a salvação do homem do campo, o sorgo recebido dará mais condições de plantio. “Se eu não tivesse recebido a semente precisaria tirar de outra renda para comprar. Cada quilo de sorgo custava 10 reais no ano passado, imagine quanto não está nesse ano. Acho que o Programa é muito bom. Agora é esperar a chuva para plantar”, disse.

O Secretário de Agricultura, Vinicius Costa, disse que o programa “Mais Semente” é uma derivação do programa “Mais Produção” do governo do estado. “O Mais Produção prevê o aumento de produtividade nas propriedades rurais através de assistência técnica e fomento, ou seja, distribuição de sementes para os pequenos agricultores envolvidos no programa e hoje estamos cumprindo uma das etapas do programa com a entrega de sementes. Agradeço ao empenho do prefeito Juscelino Oliveira em adquirir junto ao governo do estado tão importante benefício para os agricultores do nosso município”, finaliza o secretário Vinicius Costa.

ASCOM-PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


7 + = 8