Publicidade
Página Inicial

Sec. de Assistência Social Josélia Santos visita e se reúne com coordenadores dos CRAS e SCFV de Açailândia

25/07/2019 às 18:56 em Geral

A ação teve como objetivo inspecionar e reunir com coordenadores das unidades e fortalecer ainda mais a implementar das atividades que serão desenvolvidas durante o segundo semestre!

A Secretária de Assistência Social, Josélia Santos, acompanhada da assessora Fátima Camelo juntamente com a equipe administrativa e operacional, estiveram visitando nos dias 16 e 17 de julho, o SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os CRAS- Centro de Referência de Assistência Social e o CRAM – Centro de Referência e Assistência à Mulher, além da Unidade Institucional Casa Abrigo, equipamentos instalados nos principais bairros do município de Açailândia.

A ação teve como objetivo inspecionar e reunir com coordenadores das unidades e fortalecer ainda mais a implementar das atividades que serão desenvolvidas durante o segundo semestre. Nestes ambientes muitas famílias já são assistidas, principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a exemplo do encontro com a Associação de Moradores do Bairro Laranjeiras onde foi entregue os kits para os alunos do projeto “Inclusão e Cidadania” que desenvolve várias atividades esportivas.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como o SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, são a porta de entrada para a Rede Socioassistencial, e funciona como uma unidade básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. É responsável por executar os serviços, programas e projetos sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.

O objetivo do equipamento é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.

Na cidade de Açailândia existem 5 Centros de Referência de Assistência Social nos bairros, onde as famílias podem ser encaminhadas para os mais variados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Rede Socioassistencial da cidade, que visam garantir a oferta de espaços de convivência e socialização para famílias e indivíduos.

Destinado à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, bem como fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras), o espaço recebe famílias que começam a ser acompanhadas pelo PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, de forma particularizada ou coletiva.

Com o adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial com uma atuação intersetorial a fim de fortalecer a proteção social. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se referência para a população local e para os serviços setoriais. Para encontrar o CRAS mais próximo da sua residência, procure a Secretaria Municipal de Assistência Social localizada na Rua Pedro Alvares Cabral, 34 –Centro-Praça da Bíblia. Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8 às 13 horas.

ASCOM-PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


7 − 6 =